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Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

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151Q325422 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:

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152Q320855 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Nas alternativas abaixo, marque a que NÃO constitui uma atribuição do cargo de Educador Social:

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153Q324494 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é

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154Q322072 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

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155Q320028 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Ao contrário de Parsons, Durkheim destaca o aspecto coercitivo do sistema em relação ao indivíduo, desconsiderando, assim, o fator de complementaridade entre social e pessoal.

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156Q326965 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

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157Q319830 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:
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158Q320122 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A orientação educacional acompanha a evolução teórico-prática da educação, explicitada nas tendências educacionais destacadas por Libânio e abaixo indicadas. Com base nessas tendências, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme se relacione com o papel da orientação.

1. Educação Tradicional

2. Educação Renovada progressiva

3. Educação não Diretiva

4. Educação Tecnicista

5. Educação Libertária

6. Educação Libertadora

7. Educação Crítico-social dos conteúdos

8. Educação Hoje

(  ) A atuação da orientação consiste na preparação da aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdo.

(  ) O papel da orientação é subsidiar, assessorar o professor, na medida em que ele é um orientador e um catalisador de grupos junto aos alunos.

(  ) A orientação procura captar o mundo real dos alunos, enfocados como indivíduos históricos, concretos e reais.

( ) A orientação tem característica terapêutica e psicológica destinada aos alunos problemas;

(  ) A orientação procura identificar as aptidões dos alunos para um determinado mercado de trabalho.

( ) A orientação tem a função facilitadora de mudanças. De acordo com os princípios rogerianos.

( ) A orientação posiciona-se como uma prática política pedagógica, tendo na teoria a função de mediação.

( ) A orientação busca auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, trabalhando em termos individuais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

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159Q323991 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa Sentinela não estão em consonância com:

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160Q327401 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:

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161Q328543 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é

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162Q321900 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista da atuação da orientação educacional, no contexto escolar, é correto afirmar que ela auxilia a educação em um país na medida em que a educação é fator de desenvolvimento.

Assim, a orientação educacional deve:

I- organizar meios e condições de promoção da cidadania.

II- investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos.

III- elaborar propostas e estratégias de ação que visem a tornar legal a atuação do orientador na escola.

IV- trabalhar no sentido de incluir na vida da sociedade todos os alunos, diminuindo ou eliminando o fator de exclusão.

O correto está somente em:

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163Q326881 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal DF, FUNIVERSA

Uma das consequências da negligência, do abandono e da violência contra crianças é o prejuízo sobre a autoestima e a noção de si mesmo, sujeitando a pessoa a pensamentos e atitudes de menos valia, culpa, impotência e negativismo em geral, mesmo que não tenha consciência disso. Segundo a ciência que estuda o pensamento, a aprendizagem e o comportamento, a situação exige uma atitude do educador ou do cuidador social, qual seja
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164Q320889 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

O tema meio ambiente pode ser amplamente trabalhado nas escolas, mas, fazem-se necessárias interações diversas dentro da escola e desta com outros setores da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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165Q320664 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“O profissional bibliotecário, como ponto ético, tem o dever de orientar a execução de _______________, como também a _______________ de trabalhos intelectuais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

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166Q321963 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Dewey e Mannheim divergem quanto ao objetivo final do processo educativo, pois Dewey acredita que conflitos e contradições serão solucionados e superados, de forma a se construir uma sociedade democrática plena e harmoniosa, possibilidade que Mannheim nega.

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167Q327735 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Para a tendência crítico-social dos conteúdos, a escola, cujo papel é difundir conteúdos vivos, pode contribuir para eliminar a seletividade social e para tornar a sociedade democrática.

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168Q321446 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

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169Q327634 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da inserção de um projeto pedagógico em museus que considere a diversidade, a inclusão e a preservação da memória.

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