Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

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161Q321900 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista da atuação da orientação educacional, no contexto escolar, é correto afirmar que ela auxilia a educação em um país na medida em que a educação é fator de desenvolvimento.

Assim, a orientação educacional deve:

I- organizar meios e condições de promoção da cidadania.

II- investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos.

III- elaborar propostas e estratégias de ação que visem a tornar legal a atuação do orientador na escola.

IV- trabalhar no sentido de incluir na vida da sociedade todos os alunos, diminuindo ou eliminando o fator de exclusão.

O correto está somente em:

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162Q320889 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

O tema meio ambiente pode ser amplamente trabalhado nas escolas, mas, fazem-se necessárias interações diversas dentro da escola e desta com outros setores da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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163Q320122 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A orientação educacional acompanha a evolução teórico-prática da educação, explicitada nas tendências educacionais destacadas por Libânio e abaixo indicadas. Com base nessas tendências, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme se relacione com o papel da orientação.

1. Educação Tradicional

2. Educação Renovada progressiva

3. Educação não Diretiva

4. Educação Tecnicista

5. Educação Libertária

6. Educação Libertadora

7. Educação Crítico-social dos conteúdos

8. Educação Hoje

(  ) A atuação da orientação consiste na preparação da aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdo.

(  ) O papel da orientação é subsidiar, assessorar o professor, na medida em que ele é um orientador e um catalisador de grupos junto aos alunos.

(  ) A orientação procura captar o mundo real dos alunos, enfocados como indivíduos históricos, concretos e reais.

( ) A orientação tem característica terapêutica e psicológica destinada aos alunos problemas;

(  ) A orientação procura identificar as aptidões dos alunos para um determinado mercado de trabalho.

( ) A orientação tem a função facilitadora de mudanças. De acordo com os princípios rogerianos.

( ) A orientação posiciona-se como uma prática política pedagógica, tendo na teoria a função de mediação.

( ) A orientação busca auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, trabalhando em termos individuais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

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164Q323991 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa Sentinela não estão em consonância com:

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165Q320664 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“O profissional bibliotecário, como ponto ético, tem o dever de orientar a execução de _______________, como também a _______________ de trabalhos intelectuais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

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166Q326965 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

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167Q321963 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Dewey e Mannheim divergem quanto ao objetivo final do processo educativo, pois Dewey acredita que conflitos e contradições serão solucionados e superados, de forma a se construir uma sociedade democrática plena e harmoniosa, possibilidade que Mannheim nega.

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168Q327735 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Para a tendência crítico-social dos conteúdos, a escola, cujo papel é difundir conteúdos vivos, pode contribuir para eliminar a seletividade social e para tornar a sociedade democrática.

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169Q327634 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da inserção de um projeto pedagógico em museus que considere a diversidade, a inclusão e a preservação da memória.

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170Q326881 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal DF, FUNIVERSA

Uma das consequências da negligência, do abandono e da violência contra crianças é o prejuízo sobre a autoestima e a noção de si mesmo, sujeitando a pessoa a pensamentos e atitudes de menos valia, culpa, impotência e negativismo em geral, mesmo que não tenha consciência disso. Segundo a ciência que estuda o pensamento, a aprendizagem e o comportamento, a situação exige uma atitude do educador ou do cuidador social, qual seja
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171Q321446 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

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172Q325006 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO:

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173Q324253 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por

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175Q320855 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Nas alternativas abaixo, marque a que NÃO constitui uma atribuição do cargo de Educador Social:

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176Q328073 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a)

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177Q326120 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

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178Q324604 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Analise as descrições das políticas públicas a seguir.

I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.

II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.

III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.

IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.

É correto afirmar que a descrição:

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179Q324366 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

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180Q322587 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
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