Início

Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q324253 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q322268 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Na década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q326395 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q328073 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q325006 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q326120 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q324604 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Analise as descrições das políticas públicas a seguir.

I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.

II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.

III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.

IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.

É correto afirmar que a descrição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q325174 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q327759 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

181Q322384 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q319448 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade

Momentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo audiovisual que domina o mundo contemporâneo. A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q320159 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q326823 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q324366 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q324626 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.

I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.

II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.

III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q326162 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Para compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta.

I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira.

II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem.

III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q322859 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q320322 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q320327 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico.

(   ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular.

(    ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade.

(   ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia.

(  ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade.

O preenchimento correto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.