Início Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Relação de Educação e Sociedade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 171Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia ✂️ a) está marcada na linguagem. ✂️ b) é fixa e perene. ✂️ c) pertence ao plano das idéias. ✂️ d) não tem relação com as estruturas sociais. ✂️ e) não resulta de interações sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 172Q324253 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOMuitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por ✂️ a) acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado. ✂️ b) acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos. ✂️ c) promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento. ✂️ d) promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização. ✂️ e) transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 173Q322268 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCNa década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por ✂️ a) Ivete Vasconcelos. ✂️ b) Alexander Graham Bell. ✂️ c) Laurent Clerc. ✂️ d) Marcia Goldfeld. ✂️ e) Lucinda Ferreira Brito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 174Q326395 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCUm gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar ✂️ a) garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos. ✂️ b) conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem. ✂️ c) conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos. ✂️ d) refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos. ✂️ e) manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 175Q328073 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANA forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a) ✂️ a) jornal diário. ✂️ b) fonte impressa. ✂️ c) livro publicado. ✂️ d) artigo científico. ✂️ e) contato pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 176Q325006 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCPara Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO: ✂️ a) uma não garantia de pluralismo no olhar lançado sobre as crianças e suas famílias. ✂️ b) uma condição de uma divisão do trabalho mais flexível e mais móvel, permitindo construir e fazer evoluir dispositivos de pedagogia diferenciada. ✂️ c) a base de uma visão comum dos objetivos de aprendizagem e dos desafios a aceitar na luta contra o fracasso escolar. ✂️ d) uma fonte de imaginação didática e pedagógica em favor dos alunos em dificuldade e de regulação das dimensões relacionais e afetivas do contrato pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 177Q326120 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPEConsiderando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir. Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 178Q324604 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOAnalise as descrições das políticas públicas a seguir. I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano. II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica. III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se. IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão. É correto afirmar que a descrição: ✂️ a) I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso. ✂️ b) I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização. ✂️ c) II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação. ✂️ d) III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global. ✂️ e) IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 179Q325174 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAssinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer. ✂️ a) Refere-se à necessidade de atribuir cada vez maior importância às diferentes formas de aprendizagem no trabalho. ✂️ b) Considerando a rigidez dos processos de trabalho, deve preparar o educando para desenvolver tarefas realizadas no sistema de montagem. ✂️ c) Constitui-se de competências e qualificações, anteriores ao acesso ao mercado de trabalho, período em que o educando deve dedicar-se plenamente aos estudos. ✂️ d) Indica que o espaço da escola e o espaço do trabalho, ainda que tenham relação, são dissociados na formação humana, na formação profissional, na formação científica e na formação cultural. ✂️ e) Além da aprendizagem de uma profissão, há que adquirir uma competência mais ampla, que prepare o indivíduo para enfrentar numerosas situações, muitas delas imprevisíveis, e que facilite o trabalho em equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 180Q327759 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade. Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 181Q322384 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPEAcerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem. Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 182Q319448 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeMomentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo audiovisual que domina o mundo contemporâneo. A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola: ✂️ a) serve de reflexo da sociedade, apresentando os avanços do mundo digital globalizado. ✂️ b) é e sempre será de inovação para atender as demandas das gerações recentes. ✂️ c) ainda não está definido e, certamente, não será definido no interior da própria escola. ✂️ d) está sendo visto sob uma perspectiva integralizadora, conservacionista e estagnada. ✂️ e) define, como sempre fez, as regras de socialização e de avanços na aprendizagem formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 183Q320159 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPRUma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável: ✂️ a) solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola. ✂️ b) passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio. ✂️ c) impor normas mais rígidas de conduta aos alunos. ✂️ d) ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema. ✂️ e) treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 184Q326823 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDaniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas: ✂️ a) minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas. ✂️ b) criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos. ✂️ c) tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse. ✂️ d) usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores. ✂️ e) propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 185Q324366 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOO Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de ✂️ a) dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena. ✂️ b) transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares. ✂️ c) documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local. ✂️ d) diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais. ✂️ e) diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 186Q324626 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEConsiderando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir. I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem. II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio. III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 187Q326162 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAPara compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta. I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira. II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem. III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira. ✂️ a) Todos os itens estão errados. ✂️ b) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 188Q322859 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOA missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador ✂️ a) a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente. ✂️ b) a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade. ✂️ c) a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade. ✂️ d) o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial. ✂️ e) o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 189Q320322 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLANAssinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas: ✂️ a) A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população. ✂️ b) A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos. ✂️ c) A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos. ✂️ d) A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade. ✂️ e) N.R.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 190Q320327 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico. ( ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular. ( ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade. ( ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia. ( ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade. O preenchimento correto é: ✂️ a) F V V F ✂️ b) V F V F ✂️ c) V V V V ✂️ d) F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
171Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia ✂️ a) está marcada na linguagem. ✂️ b) é fixa e perene. ✂️ c) pertence ao plano das idéias. ✂️ d) não tem relação com as estruturas sociais. ✂️ e) não resulta de interações sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
172Q324253 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOMuitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por ✂️ a) acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado. ✂️ b) acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos. ✂️ c) promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento. ✂️ d) promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização. ✂️ e) transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
173Q322268 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCNa década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por ✂️ a) Ivete Vasconcelos. ✂️ b) Alexander Graham Bell. ✂️ c) Laurent Clerc. ✂️ d) Marcia Goldfeld. ✂️ e) Lucinda Ferreira Brito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
174Q326395 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCUm gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar ✂️ a) garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos. ✂️ b) conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem. ✂️ c) conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos. ✂️ d) refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos. ✂️ e) manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
175Q328073 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANA forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a) ✂️ a) jornal diário. ✂️ b) fonte impressa. ✂️ c) livro publicado. ✂️ d) artigo científico. ✂️ e) contato pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
176Q325006 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCPara Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO: ✂️ a) uma não garantia de pluralismo no olhar lançado sobre as crianças e suas famílias. ✂️ b) uma condição de uma divisão do trabalho mais flexível e mais móvel, permitindo construir e fazer evoluir dispositivos de pedagogia diferenciada. ✂️ c) a base de uma visão comum dos objetivos de aprendizagem e dos desafios a aceitar na luta contra o fracasso escolar. ✂️ d) uma fonte de imaginação didática e pedagógica em favor dos alunos em dificuldade e de regulação das dimensões relacionais e afetivas do contrato pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
177Q326120 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPEConsiderando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir. Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
178Q324604 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOAnalise as descrições das políticas públicas a seguir. I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano. II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica. III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se. IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão. É correto afirmar que a descrição: ✂️ a) I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso. ✂️ b) I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização. ✂️ c) II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação. ✂️ d) III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global. ✂️ e) IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
179Q325174 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAssinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer. ✂️ a) Refere-se à necessidade de atribuir cada vez maior importância às diferentes formas de aprendizagem no trabalho. ✂️ b) Considerando a rigidez dos processos de trabalho, deve preparar o educando para desenvolver tarefas realizadas no sistema de montagem. ✂️ c) Constitui-se de competências e qualificações, anteriores ao acesso ao mercado de trabalho, período em que o educando deve dedicar-se plenamente aos estudos. ✂️ d) Indica que o espaço da escola e o espaço do trabalho, ainda que tenham relação, são dissociados na formação humana, na formação profissional, na formação científica e na formação cultural. ✂️ e) Além da aprendizagem de uma profissão, há que adquirir uma competência mais ampla, que prepare o indivíduo para enfrentar numerosas situações, muitas delas imprevisíveis, e que facilite o trabalho em equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
180Q327759 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade. Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
181Q322384 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPEAcerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem. Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
182Q319448 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeMomentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo audiovisual que domina o mundo contemporâneo. A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola: ✂️ a) serve de reflexo da sociedade, apresentando os avanços do mundo digital globalizado. ✂️ b) é e sempre será de inovação para atender as demandas das gerações recentes. ✂️ c) ainda não está definido e, certamente, não será definido no interior da própria escola. ✂️ d) está sendo visto sob uma perspectiva integralizadora, conservacionista e estagnada. ✂️ e) define, como sempre fez, as regras de socialização e de avanços na aprendizagem formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
183Q320159 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPRUma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável: ✂️ a) solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola. ✂️ b) passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio. ✂️ c) impor normas mais rígidas de conduta aos alunos. ✂️ d) ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema. ✂️ e) treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
184Q326823 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDaniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas: ✂️ a) minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas. ✂️ b) criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos. ✂️ c) tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse. ✂️ d) usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores. ✂️ e) propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
185Q324366 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOO Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de ✂️ a) dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena. ✂️ b) transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares. ✂️ c) documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local. ✂️ d) diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais. ✂️ e) diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
186Q324626 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEConsiderando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir. I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem. II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio. III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
187Q326162 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAPara compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta. I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira. II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem. III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira. ✂️ a) Todos os itens estão errados. ✂️ b) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ c) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
188Q322859 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOA missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador ✂️ a) a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente. ✂️ b) a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade. ✂️ c) a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade. ✂️ d) o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial. ✂️ e) o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
189Q320322 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLANAssinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas: ✂️ a) A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população. ✂️ b) A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos. ✂️ c) A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos. ✂️ d) A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade. ✂️ e) N.R.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
190Q320327 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico. ( ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular. ( ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade. ( ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia. ( ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade. O preenchimento correto é: ✂️ a) F V V F ✂️ b) V F V F ✂️ c) V V V V ✂️ d) F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro