Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q325174 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q327759 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q322268 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Na década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q326395 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q322859 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q322384 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q326823 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q319448 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade

Momentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo audiovisual que domina o mundo contemporâneo. A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q320322 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q320159 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q323768 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q324626 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.

I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.

II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.

III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q326162 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Para compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta.

I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira.

II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem.

III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q322835 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

A sala de aula é considerada por Parsons como o principal agente e espaço de socialização e de desenvolvimento do desempenho de papéis adultos pelas crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q326946 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q320327 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico.

(   ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular.

(    ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade.

(   ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia.

(  ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade.

O preenchimento correto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q328282 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q322661 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A construção da escola encontra possibilidades através da tomada de consciência da necessidade de, coletivamente, discutir as situações desafiadoras do universo escolar (...)" (MACCARIELLO, M.C. A construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. In. GRINSPUM. M.P (org.) Supervisão e Orientação Educacional Perspectiva de Integração na Escola. São Paulo: Cortez, 2003 p.66)

A percepção da escola como espaço em construção requer do orientador:

I- um trabalho mediador, dinamizador, com ações voltadas para o projeto pedagógico da escola e com ações, em especial, para os alunos como principais protagonistas do processo de ensino aprendizagem.

II- dedicação em tempo integral de forma que o possibilite analisar, discutir, refletir com e para todos na escola.

III- participar da ação educacional coletiva, através da identificação e valorização dos meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

IV- incentivo/estímulo à justaposição de campos/áreas/aspectos, presentes na escola e que juntos superam as dificuldades das sociedades modernas.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q325813 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o texto:

"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)

De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.