Início

Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


191Q319989 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

No âmbito do Programa Sentinela, esgotadas todas as possibilidades de intervenção, sem mudança dos padrões violadores de direitos, a autoridade competente deverá ser informada por meio de que instrumento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q323768 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q319507 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Bourdieu, as instituições escolares têm dupla função: a de reprodução da cultura e a de reprodução da estrutura de classes. Essa idéia se reflete nos dois tipos de escola do sistema, uma para a elite e outra para o povo.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q322835 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

A sala de aula é considerada por Parsons como o principal agente e espaço de socialização e de desenvolvimento do desempenho de papéis adultos pelas crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q328282 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q322661 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A construção da escola encontra possibilidades através da tomada de consciência da necessidade de, coletivamente, discutir as situações desafiadoras do universo escolar (...)" (MACCARIELLO, M.C. A construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. In. GRINSPUM. M.P (org.) Supervisão e Orientação Educacional Perspectiva de Integração na Escola. São Paulo: Cortez, 2003 p.66)

A percepção da escola como espaço em construção requer do orientador:

I- um trabalho mediador, dinamizador, com ações voltadas para o projeto pedagógico da escola e com ações, em especial, para os alunos como principais protagonistas do processo de ensino aprendizagem.

II- dedicação em tempo integral de forma que o possibilite analisar, discutir, refletir com e para todos na escola.

III- participar da ação educacional coletiva, através da identificação e valorização dos meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

IV- incentivo/estímulo à justaposição de campos/áreas/aspectos, presentes na escola e que juntos superam as dificuldades das sociedades modernas.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q326946 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q320934 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Na questão de segurança, é preciso que se observe com atenção os riscos que podemos classificar em diversos padrões e enumerá-los, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q325813 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o texto:

"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)

De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

201Q322291 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q323594 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q325154 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q327535 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q322163 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:

I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.

II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.

III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.

IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q321924 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...

Na organização do trabalho escolar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q328009 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Bruner é o principal representante da teoria das múltiplas inteligências, que propõe a identificação das inteligências mais marcantes de cada aprendiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q319764 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel fundador de difusão de saberes indissociáveis dos contextos sociais, contribuindo, assim, para a superação da seletividade social e para a concretização de um modelo democrático de sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.