Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q320414 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q328970 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q324353 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q320037 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q328321 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q328495 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, FCC

O conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q323024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q321618 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.

I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.

II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.

III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.

IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q326555 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...

Diante disso, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q323046 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q327176 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

O homem, por conviver em sociedade, deve estar atento e analisar bem suas atitudes frente às demais pessoas, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Deve reconhecer o outro, respeitá-lo por si mesmo e nas suas diferenças, fazendo-se respeitar também, em coerência com seus princípios. Só assim poderá contribuir na construção de uma sociedade que vise o bem para todos, com qualidade de vida e o direito de ser feliz. Nessas ideias estão subentendidas características que definem mais especificamente o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q324355 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção progressista libertária, que tem como principal representante o educador brasileiro Paulo Freire, propõe a superação da educação bancária, trabalhando com uma perspectiva crítica, que questiona a realidade da relação dos homens entre si e com a natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q328711 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q324308 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q323927 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q322820 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q322601 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.