Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q322163 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:

I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.

II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.

III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.

IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q325154 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q320934 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Na questão de segurança, é preciso que se observe com atenção os riscos que podemos classificar em diversos padrões e enumerá-los, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q319989 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

No âmbito do Programa Sentinela, esgotadas todas as possibilidades de intervenção, sem mudança dos padrões violadores de direitos, a autoridade competente deverá ser informada por meio de que instrumento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q327535 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q323594 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q322291 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q328009 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Bruner é o principal representante da teoria das múltiplas inteligências, que propõe a identificação das inteligências mais marcantes de cada aprendiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q321924 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...

Na organização do trabalho escolar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q320834 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q326982 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Por volta da metade do século XX, ao conhecimento científico da ecologia somou-se um movimento ambientalista voltado, principalmente, para preservação de grandes áreas e ecossistemas “intocados” pelo ser humano, criando-se parques e reservas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q320977 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

A diversidade marca o mundo dos seres humanos; os contextos educativos são plurais e requerem soluções – também plurais (...) as crianças têm múltiplas vozes e precisam de estratégias diversas para a educação.

De acordo com as idéias acima, a oportunidade a todas as crianças, no âmbito da diversidade, pode ser atingida por meio de uma educação que busca a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q319158 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q323541 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:

I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q328540 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.

A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:

I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.

Entre as suas características de intervenção estão somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q319879 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Um coordenador de campanhas que visa desenvolver atitudes e hábitos em prol da preservação e do bem comum realizou atividades organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade envolvida no projeto. Todas as pessoas participaram efetivamente, comentando a respeito da qualidade do projeto, de sua importância, incluindo sugestões para melhorá-lo, as quais foram aceitas e interferiam nas etapas desenvolvidas posteriormente. Envolvidas de forma consciente e comprometida, nesse processo, as comunidades sentiram-se também responsáveis pela condução e concretização das ações previstas no projeto. Como o processo proporcionou momentos de reflexão-ação-reflexão foi possível acompanhar todo seu desenvolvimento, tendo em vista o alcance de seus objetivos com sucesso. Nesse projeto foram desenvolvidas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.