Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q325901 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Como a escola deve preparar intelectual e moralmente o aluno para que ele assuma sua posição na sociedade, a pedagogia tradicional, que prima pelo ensino dos conteúdos separados da experiência do aluno e das realidades sociais, tem sido criticada, sendo considerada intelectualista e enciclopedista.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q325024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q329056 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Leia o trecho da obra de BOFF:

“Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas.” (BOFF, 1999).

Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q325936 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q321040 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus “portões” nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q320973 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos capazes de influir positivamente no meio social, implementando novas estruturas democráticas e atuando na renovação constante dos costumes, e não, na sua simples preservação. Essas idéias estão ligadas ao pensamento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q326899 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC PE, IPAD

Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q325543 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q320145 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q325597 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores de Educação Infantil está relacionada à dificuldade de contato com a família das crianças, pois desconhecem os arranjos familiares e a realidade vivida pelas crianças atendidas pela escola. Por isso, uma justificativa comum aos "insucessos" escolares é a de que a criança vive no seio de uma família "desestruturada". Ao usar este termo, o educador evoca a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q321554 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

O Brasil é considerado um dos países com maior variedade de experiências em educação ambiental. Essa diversidade de experiências aponta para uma melhoria no uso das riquezas naturais, o que exige, antes de tudo, mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q319328 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional trabalha pelo viés da dimensão social da escola, desvelando o contexto social de nossa realidade e, evidentemente, o dos próprios alunos envolvidos no processo do ensino/aprendizagem." (Grinspun, 2006)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que uma das funções da orientação educacional é a social, ao desempenhá-la o orientador educacional deverá:

I- buscar o aluno real, concreto, historicamente situado, sendo trabalhado junto com ele as questão de seus do direitos e deveres.

II- trazer o universo sócio-cultural do aluno para dentro da escola, que deve estar presente no próprio planejamento curricular, contribuindo para a discussão de objetivo, conteúdos, metodologia e avaliação.

III- considerar que a evasão, a repetência e o fracasso escolar, entre outros, são aspectos que a orientação busca conhecer o contexto, interpretá-lo e trabalhar junto com os alunos, a fim de superar as dificuldades existentes.

Diz respeito à função social do orientador, somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q324677 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

O Programa Sentinela deve proporcionar atendimento psicossocial e jurídico por meio de procedimentos individuais e grupais, que considerem que aspectos?

I. A centralidade na família, visando apenas a uma reflexão sobre situações adversas das crianças e dos adolescentes.

II. O compromisso fundamental de proteção à criança e ao adolescente.

III. A compreensão da família em sua dinâmica interna e externa.

IV. A necessidade de atenções específicas de caráter social, psicológico e jurídico a crianças, adolescentes e famílias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q321704 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q325533 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q320431 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q326443 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir, a respeito da interação entre a produção cultural de um povo e as imbricações sociais, e assinale a alternativa correta.

I O cientista social, ao estudar uma ocorrência da produção cultural, procura diferenciar o fato histórico do fato social.

II Ao tratar de descrever uma ocorrência cultural, o cientista social procura identificar, compreender e interpretar as necessidades psicossociais e socioculturais determinadas.

III A abordagem de uma ocorrência cultural, precisa aterse às inter-relações sociais, históricas e culturais.

IV Ao estudar uma ocorrência cultural, é necessário entender que há uma necessidade permanente em separar o que é da investigação do cientista social e o que é da investigação dos estudos culturais.

V As ocorrências culturais não dependem de sua abrangência social.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q320291 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.