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Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q321554 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

O Brasil é considerado um dos países com maior variedade de experiências em educação ambiental. Essa diversidade de experiências aponta para uma melhoria no uso das riquezas naturais, o que exige, antes de tudo, mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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72Q324677 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

O Programa Sentinela deve proporcionar atendimento psicossocial e jurídico por meio de procedimentos individuais e grupais, que considerem que aspectos?

I. A centralidade na família, visando apenas a uma reflexão sobre situações adversas das crianças e dos adolescentes.

II. O compromisso fundamental de proteção à criança e ao adolescente.

III. A compreensão da família em sua dinâmica interna e externa.

IV. A necessidade de atenções específicas de caráter social, psicológico e jurídico a crianças, adolescentes e famílias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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74Q320291 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:

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75Q321704 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

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76Q325533 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

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77Q320431 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

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78Q326443 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir, a respeito da interação entre a produção cultural de um povo e as imbricações sociais, e assinale a alternativa correta.

I O cientista social, ao estudar uma ocorrência da produção cultural, procura diferenciar o fato histórico do fato social.

II Ao tratar de descrever uma ocorrência cultural, o cientista social procura identificar, compreender e interpretar as necessidades psicossociais e socioculturais determinadas.

III A abordagem de uma ocorrência cultural, precisa aterse às inter-relações sociais, históricas e culturais.

IV Ao estudar uma ocorrência cultural, é necessário entender que há uma necessidade permanente em separar o que é da investigação do cientista social e o que é da investigação dos estudos culturais.

V As ocorrências culturais não dependem de sua abrangência social.

A quantidade de itens certos é igual a

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79Q322500 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:

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80Q321702 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..

(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)

    Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:

I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.

Assinale as afirmativas corretas:

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81Q323399 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O papel do orientador é significativo, ao possibilitar ao sujeito compreender e analisar o mundo, compreendendo-se nesta relação com o outro, de modo que possibilite o viver e conviver de forma mais crítica e consciente. Ao desenvolver essa ação, o orientador educacional estará trabalhando com pontos fundamentais, que são:

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82Q324743 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:

I. favorecem a comunicação e a cooperação.

II. privilegiam o entendimento e a negociação.

III. criam uma forte identidade profissional dos professores.

IV. se articulam em torno de metas precisas.

V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.

São corretas, apenas

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83Q329054 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se

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84Q325904 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC PA, FADESP

No contexto da sociedade brasileira contemporânea, marcada por grandes diferenças sociais, cabe à escola

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85Q327632 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

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86Q322727 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?

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87Q324195 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O respeito ao patrimônio público e à comunidade educativa fazem parte da ação esperada dos funcionários da educação.

 Na afirmação acima, o termo "público" designa a qualidade daquilo que

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88Q323535 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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89Q320545 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

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90Q326510 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A Lei n.º 5.692/1971 é considerada um marco na implementação das categorias propostas pela concepção liberal tecnicista, por meio da inserção da escola no modelo de racionalização do sistema de produção capitalista.

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