Questões de Concursos Relação entre Indivíduo e Sociedade

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21Q902336 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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22Q1028506 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Teve uma influência marcante no pensamento contemporâneo sobre a educação, especialmente no que diz respeito às ideias de poder, disciplina e controle social. Analisou como as instituições sociais, como escolas, hospitais e prisões utilizam métodos de controle e disciplinamento dos corpos e comportamentos dos indivíduos. Sua análise sobre a “sociedade disciplinar” examina como, ao longo do tempo, as instituições começaram a se concentrar não apenas em punir fisicamente os indivíduos, mas também em moldá-los, controlar suas ações e pensamentos de forma mais sutil e complexa.

O pensador cujas ideias estão descritas acima é

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23Q1034337 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico.

Adaptado de: SIMMEL, Georg. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998, p.55-56.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor entende a pobreza através
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24Q1054433 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

As recentes transformações da família evidenciam sua relação direta com as mudanças societárias. Do ponto de vista da teoria social crítica, a família é parte intrínseca do conjunto das relações sociais e, portanto, é marcada pelas contradições que caracterizam tais relações, constituindo-se o locus privilegiado das expressões da questão social. Nessa perspectiva, a concepção de família assenta-se ainda na afirmação do seu caráter histórico e, por isso, entende-se que seu modelo nuclear é uma formação típica do capitalismo, constituindo-se uma instituição privilegiada dos processos de reprodução social. Assim, a família não é compreendida apenas como o lugar de afetos e socialização, mas é reconhecida como unidade econômica e
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25Q1025583 | Texto associado, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas, previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.

Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.
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26Q1077217 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.

(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maiores-diferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm)

Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.

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27Q1079548 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na
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28Q1083343 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Quando são utilizados meios tecnológicos, como internet e celulares, para realizar agressões dirigidas a uma pessoa, o bullying, conforme esclarece Camargo (2009), é chamado de
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