Início

Questões de Concursos Relação entre Indivíduo e Sociedade

Resolva questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1030495 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Um professor de Sociologia propôs, como atividade didática, uma roda de conversa para pensar sobre diferentes visões de mundo. Para isso, selecionou a leitura e o debate do seguinte trecho escrito por Ailton Krenak na pandemia de coronavírus.

Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade. Nós nos acostumamos com essa ideia, que foi naturalizada, mas ninguém mais presta atenção no verdadeiro sentido do que é ser humano. De modo que há uma subhumanidade que vive numa grande miséria, sem chance de sair dela – e isso também foi naturalizado. É terrível o que está acontecendo, mas a sociedade precisa entender que não somos o sal da terra. Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Desde pequenos, aprendemos que há listas de espécies em extinção. Enquanto essas listas aumentam, os humanos proliferam, destruindo florestas, rios e animais. Somos piores que a COVID-19. Esse pacote chamado humanidade vai sendo deslocado de maneira absoluta desse organismo que é a Terra, vivendo numa abstração civilizatória que suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos.

Adaptado de: KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, pp. 5-6.

Analise as afirmativas a seguir sobre as habilidades desenvolvidas como resultado dessa atividade.

I. Identificar a relação entre fenômenos sociais e contextos históricos: princípio da desnaturalização.
II. Diferenciar a abordagem sociológica do senso comum: princípio do estranhamento.
III. Identificar, analisar e discutir as circunstâncias sociais, políticas, e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1034337 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico.

Adaptado de: SIMMEL, Georg. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998, p.55-56.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor entende a pobreza através
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q902336 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1054433 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

As recentes transformações da família evidenciam sua relação direta com as mudanças societárias. Do ponto de vista da teoria social crítica, a família é parte intrínseca do conjunto das relações sociais e, portanto, é marcada pelas contradições que caracterizam tais relações, constituindo-se o locus privilegiado das expressões da questão social. Nessa perspectiva, a concepção de família assenta-se ainda na afirmação do seu caráter histórico e, por isso, entende-se que seu modelo nuclear é uma formação típica do capitalismo, constituindo-se uma instituição privilegiada dos processos de reprodução social. Assim, a família não é compreendida apenas como o lugar de afetos e socialização, mas é reconhecida como unidade econômica e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1077217 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.

(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maiores-diferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm)

Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1083343 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Quando são utilizados meios tecnológicos, como internet e celulares, para realizar agressões dirigidas a uma pessoa, o bullying, conforme esclarece Camargo (2009), é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1025583 | Sem disciplina, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas, previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.

Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1079548 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1089441 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A análise do fenômeno religioso nas ciências humanas tem buscado compreender como as religiões se organizam, se transformam e se relacionam com os contextos sociais e culturais. Na perspectiva da antropologia e sociologia das religiões, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A sociologia da religião investiga o fenômeno religioso apenas como expressão transcendente, sem relação com a estrutura social ou com dinâmicas de poder, reduzindo a religião ao campo da irracionalidade, sem valor de análise científica.
( ) A antropologia da religião compreende os sistemas simbólicos e rituais como constitutivos da vida cultural dos povos, interpretando o religioso como dimensão inseparável da organização social, reproduzindo e reforçando valores, crenças e identidade coletiva.
( ) A secularização, segundo a sociologia clássica, corresponde unicamente ao desaparecimento das práticas religiosas nas sociedades modernas, sem possibilidade de permanência de elementos religiosos no espaço público.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1089440 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O fenômeno religioso, quando analisado pela sociologia das religiões, apresenta diferentes dimensões que permitem compreender sua função social. Considerando o pensamento de Émile Durkheim (2000) sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. Compreende a crença em seres sobrenaturais, sem relação com a organização social, restringindo-se ao pensamento individual, racional e científico.
II. A sua função social é desvinculada de sentimentos coletivos, existindo sob a perspectiva econômica como mecanismo de controle das classes.
III. O fenômeno religioso expressa e reforça a coesão social, representando valores coletivos e normas morais compartilhadas por um grupo.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.