Questões de Concursos: Relações da Química com as Tecnologias

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11 Q218706 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Analise as afirmativas a seguir

I. A contaminação química, no processo analítico, é causa de resultado inconclusivo ou ausência de resultado.

II. A contaminação por microorganismos normalmente não interfere na interpretação de resultados.

III. A contaminação por outro DNA é de grande importância e pode ocorrer durante ou após a colheita da amostra.

IV. A “mistura de amostras” é aquela que ocorre durante o período de secagem.

Assinale:

12 Q219834 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Em relação aos critérios que visam assegurar a confiabilidade de um método analítico, analise as afirmativas a seguir.

I. Precisão e exatidão têm o mesmo significado.

II. Limite de detecção é a menor concentração do analito que pode ser quantificada.

III. A linearidade correlaciona a resposta do método de quantificação com concentração conhecida da substância a ser analisada.

IV. A seletividade avalia o grau de interferência de outros ingredientes na amostra.

Assinale:

13 Q219954 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Uma das alternativas a seguir não se enquadra nas boas práticas de coleta e conservação do material biológico para exame pericial. Assinale-a.

14 Q218797 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito dos equipamentos e padrões utilizados na metodologia analítica, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem ser importados e com alto grau de pureza

II. A validação analítica tem como objetivo final proporcionar confiabilidade aos resultados obtidos.

III. As vidrarias usadas nas análises devem ser limpas, esterilizadas, não requerendo, assim, de aferição pela Associação de Normas Técnicas (ABNT).

IV. Os equipamentos e os padrões devem ser certificados.

Assinale:

15 Q948082 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

As baterias automotivas mais modernas conseguem manter a tensão em seus terminais (polos) praticamente constantes tanto no processo de carga como no de descarga. Essa tensão, na maioria das baterias desse tipo, é de 12 V. Um grupo de pescadores acampou às margens do Rio Crixás em uma barraca que, durante a noite, é iluminada por uma única lâmpada de valor nominal 20 W – 12 V. A fonte de energia que alimenta essa lâmpada é uma bateria como descrito acima, que tem carga máxima de 30 Ah e está inicialmente totalmente carregada. A lâmpada foi ligada às 18h e esquecida assim até que a bateria se descarregasse completamente, desligando-a

16 Q945851 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

“O vinagre é uma solução diluída de ácido acético, elaborada de dois processos consecutivos: a fermentação alcoólica, representada pela conversão deaçúcar em etanol por leveduras, e a fermentação acética, que corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias. [...]. O ácido acético é um ácido orgânico que pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos e apresenta alta gama de utilizações. Uma de suas principais ações é como agente antimicrobiano. Em uma análise bacteriológica in vitro verificou-se que o ácido acético a 2,0 e 5,0% é eficaz sobre Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. Posteriormente, estudos in vivo também demonstraram a atividade antibacteriana desse ácido. Diante disso, o vinagre pode ser utilizado como agente antimicrobiano devido a sua concentração de ácido acético.”

Bromatologia em Saúde, UFRJ. “Vinagre de maçã: sinônimo de saúde e beleza”, 2011. Disponível em: http://bromatopesquisasufrj.blogspot.com.br/2011/12/vinagre-de-maca-sinonimo-de-saude-e.html. Acesso em nov. 2017. (Adaptado)

O texto apresenta o princípio do processo de compostagem para a utilização do lixo orgânico. Com base neste princípio, assinale a alternativa correta.

17 Q943918 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A cárie é consequência da destruição de tecidos dentários devido à desmineralização, que é causada, por exemplo, pelo ácido lático. Depois de produzido, esse ácido faz baixar o pH da saliva, favorecendo a dissolução do esmalte do dente e o transporte do cálcio e do fósforo para o ambiente bucal.

A produção química desse ácido ocorre por causa do(a)

18 Q946207 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um elemento precioso da cor azul prateada é um componente importante na produção das baterias de íon-lítio, presente na maior parte dos eletrônicos vendidos hoje em dia. Um elétron de um átomo no estado fundamental, desse elemento, tem o seguinte conjunto de números quânticos:
n= 3 l= 2 m= 0 s= -1/2
É CORRETO afirmar que o elemento usado na produção das baterias e que possui essa localização do elétron no átomo só poderia ser:

19 Q943924 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Em estações de tratamento de água, são realizados diferentes procedimentos, com o objetivo de tornar a água própria para o consumo humano. Mesmo que se apresente aparentemente límpida e incolor após a filtração, um dos últimos passos para a purificação da água é a adição de produtos à base de cloro.

Esses produtos são usados para tratar a água porque

20 Q937032 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

O consumo exagerado de refrigerantes é preocupante, pois contribui para o aumento de casos de obesidade e diabetes. Considere dois refrigerantes enlatados, um comum e um diet, e que ambos possuam a mesma quantidade de aditivos, exceto pela presença de açúcar. O refrigerante comum contém basicamente água carbonatada e grande quantidade de açúcar; já o refrigerante diet tem água carbonatada e adoçantes, cujas massas são muito pequenas.

CAVAGIS, A. D. M.; PEREIRA, E. A.; OLIVEIRA, L. C. Um método simples para avaliar o teor de sacarose e CO2 em refrigerantes. Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2014 (adaptado).

Entre as duas versões apresentadas, o refrigerante comum possui
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