Questões de Concursos Relações da Química com as Tecnologias

Resolva questões de Relações da Química com as Tecnologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q936321 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Entre os materiais mais usados no nosso dia a dia destacam-se os plásticos, constituídos por polímeros. A consequência de seu amplo uso é a geração de resíduos, que necessitam de um destino final adequado em termos ambientais. Uma das alternativas tem sido a reciclagem, que deve respeitar as características dos polímeros que compõem o material. Esse processo envolve algumas etapas, como: separação do resíduo (catação), moagem, hidrólise, lavagem, secagem, pirólise e aquecimento (fusão).

SPINACÉ, M. A. S., PAOLI, M. A. D. Tecnologia de reciclagem de polímeros. Química Nova, n.1, 2005 (adaptado).


Quais das etapas citadas do processo de reciclagem são classificadas como métodos químicos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1052680 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“O plasma humano fresco submetido ao processo de ______________ dá origem ao plasma humano congelado, rico em frações preservadas do ____________, proteína termolábil, imprescindível para o tratamento da Hemofilia A. Segundo a Farmacopeia Brasileira, a atividade desse fator não deve ser inferior a ______ UI/mL nas unidades de plasma. Para obtenção do produto terminado de interesse, que se apresenta na forma farmacêutica __________, a purificação do fator pode ser feita por separação cromatográfica seguida de inativação viral. O preparo ocorre a partir da _____________ de uma solução, contendo a proteína para remoção de agentes infecciosos, seguida de ______________ e congelamento do produto em frascos ampolas, parcialmente fechados. Após a _______________, em ambiente da mesma classe, ocorre a recravação dos frascos ampolas, a fim de manter a esterilidade do produto. O produto final pode conter _________, não deve conter _____________ e ser isento de antígenos de superfície da hepatite B.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1032954 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O recorde global de calor em 2024 era previsto. Com exceção de 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, as emissões planetárias de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, não param de subir.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2024-foi-o-primeiroano-com-aquecimento-global-acima-de-15-c/ Acesso em 9 de abril de 2025.

A problemática relatada na notícia está associada à intensificação do efeito estufa que ocasiona o aquecimento global e, consequentemente, as mudanças climáticas. Apesar de também poder ter causas naturais, o aquecimento global é associado ao aumento das emissões de gases estufa (GEE) na atmosfera por atividades antrópicas. Em relação a intensificação do efeito estufa, pode-se indicar como causa do aumento das emissões de GEE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1052671 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A criação da Hemobrás se constituiu em estratégia governamental para o estabelecimento de centro de produção de hemoderivados no país. O plasma excedente do uso hemoterápico no Brasil, produzido pelos serviços que compõem a Rede Nacional de Serviço de Hemoterapia no âmbito do Sistema Nacional de Sangue (SINASAN), será destinado à Hemobrás, para fins do uso industrial.”
(Portaria nº 1.710/2020; Ministério da Saúde.)

Sobre a aquisição e distribuição de insumos para a produção de hemoderivados e para o seu registro e produção, analise as afirmativas a seguir.

I. As técnicas de DNA recombinante podem ser utilizadas no desenvolvimento de fatores da coagulação humana em substituição à sua obtenção por fracionamento do plasma humano.
II. Outros centros de produção de hemoderivados podem adquirir plasma diretamente do Sistema Nacional de Hemoterapia, desde que excedente à capacidade da produção da Hemobrás e mediante pagamento.
III. Em caso de ausência de tecnologia para fracionamento do plasma, é permitido contratar serviço nacional ou internacional para a sua realização.
IV. A produção de hemoderivados pode ser realizada a partir do plasma recuperado, pois ele mantém a integridade de proteínas e fatores de interesse.
V. A declaração da origem do plasma utilizado e o certificado da liberação da sorologia do plasma para fabricação dos hemoderivados são os únicos documentos que devem ser apresentados pela Hemobrás para fins de fiscalização pelo órgão sanitário.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1052672 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Em 30 de novembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi formalmente comunicada acerca da sua integração ao esquema de cooperação internacional em inspeções farmacêuticas, denominado Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme (PIC/S), a partir de 1º de janeiro de 2021. A Anvisa é a 54ª autoridade regulatória que integra o PIC/S, o que a torna protagonista na participação da elaboração de referências regulatórias de impacto internacional, aumentando o reconhecimento e a relevância das contribuições do Brasil no cenário mundial das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de medicamentos e insumos farmacêuticos. Segundo a Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) da Anvisa, “a adesão do Brasil ao PIC/S contribuirá para a melhoria da qualidade e da imagem dos medicamentos produzidos no país, além de possibilitar o aumento da competitividade das empresas nacionais e seus produtos nos mercados internacionais.”
(Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticiasanvisa/2020/anvisa-e-aprovada-para-cooperacao-em-inspecaofarmaceutica-2013-pic-s>. Acesso em: 06/11/2021. Adaptado.)

São considerados objetivos da padronização de procedimentos e exigências regulatórias no contexto do PIC/S, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1052679 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

São consideradas ações de hemovigilância, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1062790 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Químico, SES MT, FGV, 2024

O aquecimento global antropogênico é causado pelo aumento da concentração atmosférica de Gases do Efeito Estufa (GEEs), os quais possuem a capacidade de absorver radiação, emitida pela Terra, em alguns comprimentos de onda do infravermelho (IV). As substâncias depletoras da camada de ozônio (SDOs) são produzidas por processos naturais e antropogênicos. Quando emitidas, uma vez na estratosfera, poderão ser convertidas quimicamente em gases reativos que possuem a capacidade de reagir com o ozônio e destruí-lo.

Assinale a alternativa que equivale a dois GEEs e duas SDOs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1062778 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Químico, SES MT, FGV, 2024

No tratamento de água para consumo humano são utilizados inúmeros produtos químicos, os quais são essenciais para esse recurso natural atingir os parâmetros de potabilidade. Entre os produtos químicos típicos utilizados em uma Estação de Tratamento de Água, pode-se utilizar um óxido para controle de pH, um reagente contendo cloro para coagulação, um gás para desinfecção e um ácido para fluoretação.
Assinale a alternativa que corresponde a esses produtos químicos típicos utilizados no tratamento de água.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1078048 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

A chuva ácida é um termo amplo que, como o próprio nome sugere, inclui qualquer tipo de precipitação com componentes ácidos que cai no solo a partir da atmosfera na forma de chuva, neve, neblina, granizo ou até poeira ácida. A chuva ácida, ao cair na superfície, altera a composição química do solo e das águas causando alterações no meio ambiente.
A chuva ácida pode ser formada pela reação da água da chuva com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.