Questões de Concursos Relações ecológicas

Resolva questões de Relações ecológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q938823 | Biologia, Relações ecológicas, PPL, ENEM, INEP

Liquens são associações de organismos utilizados para monitoramento da qualidade do ar. Em ambientes urbanos, uma técnica de amostragem para biomonitoramento da qualidade do ar é a utilização de gaiolas contendo liquens que concentrarão os poluentes atmosféricos, sendo então recolhidos e levados para análise do teor dos poluentes na área monitorada.

Considerando-se que o monitoramento do ar, em ambientes urbanos, tem por finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera emitidos por atividades industriais, as gaiolas devem ser distribuídas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q939724 | Biologia, Relações ecológicas, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2019

As interações ou relações ecológicas são estudadas para melhor compreensão das dinâmicas das populações nos diversos ecossistemas do planeta. Nesses estudos, a definição quanto à organização de seres vivos em colônias é baseada, sobretudo, no fato de os seus integrantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q947866 | Biologia, Relações ecológicas, Prova Objetiva, FEEVALE, ASPEUR, 2018

A Teoria da Evolução teve um autor e expoente principal, __________________, sempre lembrado como seu proponente. Contudo, a teoria teve uma forte contribuição de outros cientistas, como __________________ e __________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q681003 | Biologia, Relações ecológicas, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

Define-se como RELAÇÕES ECOLÓGICAS as interações que acontecem entre os seres vivos de uma mesma espécie (intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas) em uma comunidade. Com base nos efeitos que os organismos têm uns sobre o outros, são também classificadas como harmônicas ou desarmônicas.
Todas as interações descritas abaixo estão corretamente classificadas e justificadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q906509 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Entre mexilhões de água doce, existem embriões que são incubados entre as lamelas das brânquias de peixes, onde se desenvolvem em larvas véliger altamente modificadas.
Essas larvas conhecidas como gloquídios, fixam-se à pele ou às brânquias do peixe por meio de ganchos mucosos pegajosos ou outros dispositivos de fixação. A maioria dos gloquídios não tem trato digestivo e absorve nutrientes do peixe por meio de células fagocitárias especiais do manto. Em geral, os tecidos do peixe formam um cisto ao redor do gloquídio. Por fim, a larva se torna madura, rompe o cisto e inicia sua vida adulta.
BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed. 2018. Adaptado.
A respeito da relação ecológica a qual o texto se refere, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A redução da taxa de crescimento populacional das espécies de peixes é um possível dano provocado pelos gloquídios.
( ) A relação entre as larvas gloquídios e os peixes é interespecífica.
( ) A relação indicada no texto pode favorecer a dispersão dos mexilhões.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q937745 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.

PELZER , G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q946826 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

Os organismos vivos podem estabelecer relações harmônicas e desarmônicas, sejam eles indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Considerando esse fato, é correto dizer que são tipos de interações desarmônicas interespecíficas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q946835 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

O princípio da exclusão competitiva, formulado pelo biólogo russo Georgyi Frantsevich Gause, estabelece que uma espécie exclui competitivamente a outra quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q946588 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os seres vivos se interagem de diversas maneiras na natureza. Em relação as interações ecológicas, estas podem ser divididas em dois tipos, as relações intraespecíficas, ou seja, dentro da mesma espécie, ou relações interespecíficas, entre espécies diferentes. Em ambas as relações, temos as interações harmônicas e desarmônicas. A respeito das interações ecológicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Exemplos de interação intraespecífica harmônica são as formigas e as abelhas. ( ) Canibalismo e competição são exemplos de interação intraespecífica desarmônica. ( ) Exemplos de interação interespecíficas harmônicas são os liquens (fungos + cianobactérias), onde ambos se beneficiam da relação. ( ) O parasitismo é um exemplo de interação interespecífica desarmônica, onde o parasita retira do hospedeiro os nutrientes para sua sobrevivência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima pra baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q901894 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Os cupins consomem madeira e para auxiliar na digestão esses insetos possuem em seu sistema digestivo espécies de protozoários que são capazes de consumir a lignina e celulose, disponibilizando nutrientes para o cupim. A relação estabelecida entre os cupins e os protozoários é uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q947548 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Debaixo de cada floresta há uma teia subterrânea complexa de raízes, fungos e bactérias que ajudam a conectar árvores e plantas umas às outras. Essa rede subterrânea ficou conhecida como “wood wide web” (“rede global florestal”). Um estudo produziu o primeiro mapa global da rede de micorrizas, como são chamadas as associações entre fungos e raízes que dominam essa teia subterrânea. Esses fungos e plantas evoluíram juntos e por isso desenvolveram uma relação de interdependência.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48310974.)

Segundo o texto, a relação biológica entre fungos e plantas nas micorrizas pode ser definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q950685 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Segundo o evolucionismo, o processo de formação de novas espécies é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q906262 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sociedade e colônia são exemplos de interação intraespecífica harmônica que podem apresentar várias características sobre a morfologia e funções de seus indivíduos. Sobre esse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Nas sociedades heteromorfas, os indivíduos são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as abelhas.
( ) As colônias que vivem fixas ao substrato, no ambiente marinho, são isomorfas e os indivíduos não apresentam divisão de trabalho; como exemplos temos os corais.
( ) Nas colônias heteromorfas (polimorfas), podem ocorrer várias formas diferentes de indivíduos; como, por exemplo, os seres humanos.
( ) Nas sociedades isomorfas, apesar de também haver divisão de trabalho, os indivíduos não são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as caravelas (Physalia sp.).

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q946205 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

O processo de fermentação é utilizado para a fabricação de pães, produção de vinhos e cervejas. O fermento biológico e as leveduras são fungos! Inicialmente a fermentação foi observada no fungo Saccharomyces e, posteriormente, verificou-se que mamíferos também podiam realizar esse processo, inclusive o ser humano. Assinale a alternativa INCORRETA referente à fermentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q949301 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

A formação da ferrugem (corrosão do ferro) é uma reação de oxirredução entre o ferro metálico e o oxigênio do ar. Uma forma de evitar a corrosão é proteger o ferro por meio da galvanização, isto é, recobrir a superfície da peça metálica com uma película de zinco. A camada de zinco impede a oxidação do ferro porque evita que ele entre em contato com a umidade do ar. Se a peça galvanizada for riscada, o ferro tende a oxidar nesse local, mas, imediatamente, ocorre a oxidação do zinco e o ferro é reduzido novamente aferro metálico, fazendo assim a proteção.De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q880922 | Biologia, Relações ecológicas, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

A coluna da esquerda apresenta os tipos de dispersão de sementes e a da direita, seu agente dispersor. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Ictiocoria

2. Saurocoria

3. Mirmecocoria

4. Mamaliocoria

( ) Formigas vegetarianas

( ) Répteis

( ) Mamíferos

( ) Peixes

Marque a sequência correta.




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q680163 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de interações ecológicas interespecífica positiva, interespecífica negativa e intraespecífica, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q991248 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Sobre as relações intraespecíficas e interespecíficas, analise os seguintes casos:
1 – Relação ecológica entre organismos de diferentes espécies, na qual um dos organismos é beneficiado e o outro não é prejudicado.
2 – Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação.
3 – Um organismo retira de outro os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
4 – Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho.
A alternativa que classifica CORRETAMENTE as relações citadas, na ordem apresentada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q947092 | Biologia, Relações ecológicas, Direito, UEG, UEG, 2018

Leia o texto a seguir.
Era de jurema o bosque sagrado. Em torno corriam os troncos rugosos da árvore de Tupã; dos galhos pendiam ocultos pela rama escura os vasos do sacrifício; lastravam o chão as cinzas de extinto fogo, que servira à festa da última lua.
Antes de penetrar o recôndito sítio, a virgem que conduzia o guerreiro pela mão hesitou, inclinando o ouvido sutil aos suspiros da brisa. Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do sertão. Nada havia porém de suspeito no intenso respiro da floresta.
Iracema fez ao estrangeiro um gesto de espera e silêncio, e depois desapareceu no mais sombrio do bosque. O Sol ainda pairava suspenso no viso da serrania; e já noite profunda enchia aquela solidão.
Quando a virgem tornou, trazia numa folha gotas de verde e estranho licor vazadas da igaçaba, que ela tirara do seio da terra. Apresentou ao guerreiro a taça agreste.
— Bebe!
Martim sentiu perpassar nos olhos o sono da morte; porém logo a luz inundou-lhe os seios d’alma; a força exuberou em seu coração. Reviveu os dias passados melhor do que os tinha vivido: fruiu a realidade de suas mais belas esperanças.
Ei-lo que volta à terra natal, abraça sua velha mãe, revê mais lindo e terno o anjo puro dos amores infantis.
Mas por que, mal de volta ao berço da pátria, o jovem guerreiro de novo abandona o teto paterno e demanda o sertão?
Já atravessa as florestas; já chega aos campos do Ipu. Busca na selva a filha do pajé. Segue o rastro ligeiro da virgem arisca, soltando à brisa com o crebro suspiro o doce nome:
— Iracema! Iracema!... ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 28.

O trecho apresentado é uma transcrição do livro Iracema, de José de Alencar, sobre o qual se verifica o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q680621 | Biologia, Relações ecológicas, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

As cobras corais verdadeiras são consideradas um caso de aposematismo, em que um padrão de cores bastante chamativo atua como sinalização de alerta para eventuais predadores sobre a condição peçonhenta do animal. Já as cobras corais falsas não são peçonhentas, por isso seu padrão de cores, muito semelhante ao das corais verdadeiras, é uma adaptação classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.