Início

Questões de Concursos Relações ecológicas

Resolva questões de Relações ecológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q906509 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Entre mexilhões de água doce, existem embriões que são incubados entre as lamelas das brânquias de peixes, onde se desenvolvem em larvas véliger altamente modificadas.
Essas larvas conhecidas como gloquídios, fixam-se à pele ou às brânquias do peixe por meio de ganchos mucosos pegajosos ou outros dispositivos de fixação. A maioria dos gloquídios não tem trato digestivo e absorve nutrientes do peixe por meio de células fagocitárias especiais do manto. Em geral, os tecidos do peixe formam um cisto ao redor do gloquídio. Por fim, a larva se torna madura, rompe o cisto e inicia sua vida adulta.
BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed. 2018. Adaptado.
A respeito da relação ecológica a qual o texto se refere, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A redução da taxa de crescimento populacional das espécies de peixes é um possível dano provocado pelos gloquídios.
( ) A relação entre as larvas gloquídios e os peixes é interespecífica.
( ) A relação indicada no texto pode favorecer a dispersão dos mexilhões.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q945930 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

O amensalismo caracteriza-se por uma relação desarmônica, na qual indivíduos de uma espécie (denominada inibidora) secretam substâncias que inibem ou impedem a proliferação de indivíduos de outra espécie (denominada amensal). Uma substância produzida por uma espécie de fungo, descoberta por Fleming em 1928, apresenta capacidade de impedir a proliferação de uma espécie amensal.
Essa substância é utilizada até hoje por sua clássica atividade terapêutica, sendo identificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q681003 | Biologia, Relações ecológicas, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

Define-se como RELAÇÕES ECOLÓGICAS as interações que acontecem entre os seres vivos de uma mesma espécie (intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas) em uma comunidade. Com base nos efeitos que os organismos têm uns sobre o outros, são também classificadas como harmônicas ou desarmônicas.
Todas as interações descritas abaixo estão corretamente classificadas e justificadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q937745 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.

PELZER , G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q938823 | Biologia, Relações ecológicas, PPL, ENEM, INEP

Liquens são associações de organismos utilizados para monitoramento da qualidade do ar. Em ambientes urbanos, uma técnica de amostragem para biomonitoramento da qualidade do ar é a utilização de gaiolas contendo liquens que concentrarão os poluentes atmosféricos, sendo então recolhidos e levados para análise do teor dos poluentes na área monitorada.

Considerando-se que o monitoramento do ar, em ambientes urbanos, tem por finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera emitidos por atividades industriais, as gaiolas devem ser distribuídas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q906262 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sociedade e colônia são exemplos de interação intraespecífica harmônica que podem apresentar várias características sobre a morfologia e funções de seus indivíduos. Sobre esse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Nas sociedades heteromorfas, os indivíduos são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as abelhas.
( ) As colônias que vivem fixas ao substrato, no ambiente marinho, são isomorfas e os indivíduos não apresentam divisão de trabalho; como exemplos temos os corais.
( ) Nas colônias heteromorfas (polimorfas), podem ocorrer várias formas diferentes de indivíduos; como, por exemplo, os seres humanos.
( ) Nas sociedades isomorfas, apesar de também haver divisão de trabalho, os indivíduos não são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as caravelas (Physalia sp.).

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q901894 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Os cupins consomem madeira e para auxiliar na digestão esses insetos possuem em seu sistema digestivo espécies de protozoários que são capazes de consumir a lignina e celulose, disponibilizando nutrientes para o cupim. A relação estabelecida entre os cupins e os protozoários é uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q947866 | Biologia, Relações ecológicas, Prova Objetiva, FEEVALE, ASPEUR, 2018

A Teoria da Evolução teve um autor e expoente principal, __________________, sempre lembrado como seu proponente. Contudo, a teoria teve uma forte contribuição de outros cientistas, como __________________ e __________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q680441 | Biologia, Relações ecológicas, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN, 2019

Numa savana africana há vários seres vivos que compartilham o mesmo habitat. O capim, que é fotossintetizante, alimenta as zebras, os búfalos, as formigas, dentre outros. A zebra e o búfalo, por sua vez, servem de alimento para os leões e abutres. Os abutres, ao morrerem, serão devorados por bactérias e fungos. A partir destas informações, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q880922 | Biologia, Relações ecológicas, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

A coluna da esquerda apresenta os tipos de dispersão de sementes e a da direita, seu agente dispersor. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Ictiocoria

2. Saurocoria

3. Mirmecocoria

4. Mamaliocoria

( ) Formigas vegetarianas

( ) Répteis

( ) Mamíferos

( ) Peixes

Marque a sequência correta.




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q946588 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os seres vivos se interagem de diversas maneiras na natureza. Em relação as interações ecológicas, estas podem ser divididas em dois tipos, as relações intraespecíficas, ou seja, dentro da mesma espécie, ou relações interespecíficas, entre espécies diferentes. Em ambas as relações, temos as interações harmônicas e desarmônicas. A respeito das interações ecológicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Exemplos de interação intraespecífica harmônica são as formigas e as abelhas. ( ) Canibalismo e competição são exemplos de interação intraespecífica desarmônica. ( ) Exemplos de interação interespecíficas harmônicas são os liquens (fungos + cianobactérias), onde ambos se beneficiam da relação. ( ) O parasitismo é um exemplo de interação interespecífica desarmônica, onde o parasita retira do hospedeiro os nutrientes para sua sobrevivência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima pra baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q946835 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

O princípio da exclusão competitiva, formulado pelo biólogo russo Georgyi Frantsevich Gause, estabelece que uma espécie exclui competitivamente a outra quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q991248 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Sobre as relações intraespecíficas e interespecíficas, analise os seguintes casos:
1 – Relação ecológica entre organismos de diferentes espécies, na qual um dos organismos é beneficiado e o outro não é prejudicado.
2 – Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação.
3 – Um organismo retira de outro os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
4 – Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho.
A alternativa que classifica CORRETAMENTE as relações citadas, na ordem apresentada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q946205 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

O processo de fermentação é utilizado para a fabricação de pães, produção de vinhos e cervejas. O fermento biológico e as leveduras são fungos! Inicialmente a fermentação foi observada no fungo Saccharomyces e, posteriormente, verificou-se que mamíferos também podiam realizar esse processo, inclusive o ser humano. Assinale a alternativa INCORRETA referente à fermentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q949378 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, foram registrados, no Brasil, cerca de 140 mil acidentes ocasionados por animais peçonhentos, dentre serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas e outros animais em menor proporção. Diferente dos animais venenosos que são desprovidos de um aparelho inoculador, os animais peçonhentos apresentam glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões. Dessa maneira, injetam o seu veneno com facilidade e de maneira ativa. Sobre animais peçonhentos e venenosos, avalie as afirmações a seguir:
I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.
II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.
III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.
V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.
Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q946826 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

Os organismos vivos podem estabelecer relações harmônicas e desarmônicas, sejam eles indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Considerando esse fato, é correto dizer que são tipos de interações desarmônicas interespecíficas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q680621 | Biologia, Relações ecológicas, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

As cobras corais verdadeiras são consideradas um caso de aposematismo, em que um padrão de cores bastante chamativo atua como sinalização de alerta para eventuais predadores sobre a condição peçonhenta do animal. Já as cobras corais falsas não são peçonhentas, por isso seu padrão de cores, muito semelhante ao das corais verdadeiras, é uma adaptação classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q680087 | Biologia, Relações ecológicas, Técnico PROEJA, IFPE, IF PE, 2019

TEXTO 4
Alguns corais possuem uma relação ecológica com algas zooxantelas, que dão coloração ao coral. Quando o coral perde essas algas, fica branqueado. As zooxantelas vivem dentro dos corais, sendo responsáveis por suprir suas necessidades energéticas. As algas também são beneficiadas pelo coral, que, além de protegê-las, fornece-lhes gás carbônico e nutrientes inorgânicos.
Branqueamento de corais. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que a relação ecológica descrita no TEXTO 4 é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q950685 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Segundo o evolucionismo, o processo de formação de novas espécies é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q678856 | Biologia, Relações ecológicas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. Algumas relações promovem benefícios para todos os envolvidos; outras são benéficas para uma parte e indiferentes para outra; e também existem relações nas quais o benefício de um indivíduo significa o prejuízo do outro. Sobre esse tema considere as afirmativas abaixo:

I) Relações intraespecíficas podem ser classificadas em cooperação e competição.

II) Mutualismo é uma relação interespecífica de cooperação do tipo obrigatória.

III) Comensalismo é um tipo de relação interespecífica, na qual as duas espécies são beneficiadas pela associação.

IV) Predação é um tipo de relação interespecífica, que ocorre somente em animais de grande porte.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.