Início

Questões de Concursos Relações ecológicas

Resolva questões de Relações ecológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q680163 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de interações ecológicas interespecífica positiva, interespecífica negativa e intraespecífica, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q947548 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Debaixo de cada floresta há uma teia subterrânea complexa de raízes, fungos e bactérias que ajudam a conectar árvores e plantas umas às outras. Essa rede subterrânea ficou conhecida como “wood wide web” (“rede global florestal”). Um estudo produziu o primeiro mapa global da rede de micorrizas, como são chamadas as associações entre fungos e raízes que dominam essa teia subterrânea. Esses fungos e plantas evoluíram juntos e por isso desenvolveram uma relação de interdependência.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48310974.)

Segundo o texto, a relação biológica entre fungos e plantas nas micorrizas pode ser definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q947092 | Biologia, Relações ecológicas, Direito, UEG, UEG, 2018

Leia o texto a seguir.
Era de jurema o bosque sagrado. Em torno corriam os troncos rugosos da árvore de Tupã; dos galhos pendiam ocultos pela rama escura os vasos do sacrifício; lastravam o chão as cinzas de extinto fogo, que servira à festa da última lua.
Antes de penetrar o recôndito sítio, a virgem que conduzia o guerreiro pela mão hesitou, inclinando o ouvido sutil aos suspiros da brisa. Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do sertão. Nada havia porém de suspeito no intenso respiro da floresta.
Iracema fez ao estrangeiro um gesto de espera e silêncio, e depois desapareceu no mais sombrio do bosque. O Sol ainda pairava suspenso no viso da serrania; e já noite profunda enchia aquela solidão.
Quando a virgem tornou, trazia numa folha gotas de verde e estranho licor vazadas da igaçaba, que ela tirara do seio da terra. Apresentou ao guerreiro a taça agreste.
— Bebe!
Martim sentiu perpassar nos olhos o sono da morte; porém logo a luz inundou-lhe os seios d’alma; a força exuberou em seu coração. Reviveu os dias passados melhor do que os tinha vivido: fruiu a realidade de suas mais belas esperanças.
Ei-lo que volta à terra natal, abraça sua velha mãe, revê mais lindo e terno o anjo puro dos amores infantis.
Mas por que, mal de volta ao berço da pátria, o jovem guerreiro de novo abandona o teto paterno e demanda o sertão?
Já atravessa as florestas; já chega aos campos do Ipu. Busca na selva a filha do pajé. Segue o rastro ligeiro da virgem arisca, soltando à brisa com o crebro suspiro o doce nome:
— Iracema! Iracema!... ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 28.

O trecho apresentado é uma transcrição do livro Iracema, de José de Alencar, sobre o qual se verifica o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q950744 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Algumas características facilitaram a saída das florestas e a ocupação de campos e savanas aos ancestrais da espécie humana.

Considere as afirmações sobre essas características.

I - A postura ereta liberou as mãos para executar outras funções não relacionadas ao deslocamento.

II - A gradativa redução do volume do crânio facilitou o deslocamento mais rápido em ambientes abertos.

III- A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de maior variedade de alimentos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q898862 | Biologia, Relações ecológicas, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As relações que se estabelecem em uma comunidade podem ser do tipo intraespecíficas, quando ocorrem entre seres da mesma espécie, ou interespecíficas, quando há relações entre seres de espécies diferentes. Abaixo estão algumas relações interespecíficas, onde não há prejuízo para nenhum dos participantes, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q949301 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

A formação da ferrugem (corrosão do ferro) é uma reação de oxirredução entre o ferro metálico e o oxigênio do ar. Uma forma de evitar a corrosão é proteger o ferro por meio da galvanização, isto é, recobrir a superfície da peça metálica com uma película de zinco. A camada de zinco impede a oxidação do ferro porque evita que ele entre em contato com a umidade do ar. Se a peça galvanizada for riscada, o ferro tende a oxidar nesse local, mas, imediatamente, ocorre a oxidação do zinco e o ferro é reduzido novamente aferro metálico, fazendo assim a proteção.De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q947379 | Biologia, Relações ecológicas, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de relação ecológica interespecífica em que ambas as espécies que interagem obtêm benefícios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q950746 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Os ecossistemas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Com relação aos ecossistemas marinhos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q949959 | Biologia, Relações ecológicas, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Em uma nutrição adequada, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes. A digestão desses nutrientes é processada por enzimas digestórias, e a digestão pode ser intracelular ou extracelular. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Referente à digestão humana, é correto afirmar que:
I – Processos mecânicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. II – Processos químicos envolvem a participação de enzimas digestórias. III - Processos químicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. IV - Processos mecânicos envolvem a participação de enzimas digestórias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q950419 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Uma das principais características do texto poético é a plurissignificação de palavras e expressões, como ocorre com o emprego do verbo “rachar” em “Campeonato de pião”. Em “não pode rachar este colégio/nem o mundo nem a vida” (versos 6 e 7), “rachar” significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q678483 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, IFAL, INEP, 2019

Organismos que compõem uma comunidade interagem exercendo influências recíprocas que se refletem nas populações envolvidas e na própria composição do ecossistema. Essas interações podem ser positivas (harmônicas) ou negativas (desarmônicas). Assinale a alternativa que reflete corretamente as relações ecológicas em comunidades de seres vivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q904823 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Durante o período de férias, um estudante de Jaraguá observou os animais e as plantas da chácara da família. Havia um pomar com goiabeiras e ele percebeu a infestação de larvas em muitas goiabas. Enquanto pequenos pássaros se alimentavam dos frutos e larvas nos galhos das árvores, no solo havia porcos e galinhas ingerindo frutas em diferentes estados de amadurecimento ou decomposição microbiana. Considerando as observações feitas pelo estudante, assinale a alternativa correta acerca das relações ecológicas estabelecidas na cena descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q937352 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q890530 | Biologia, Relações ecológicas, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Um fiscal observou que um corpo hídrico natural estava coberto por inúmeros indivíduos de macrófitas aquáticas e algas. Verificou, ainda, que o local estava recebendo lançamentos antropogênicos (esgotos domésticos, detergentes, fertilizantes, pesticidas etc). Qual dos fatores presentes na água em questão está, muito provavelmente, associado ao “boom” populacional desses vegetais e algas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q937349 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas.
Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q901211 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma discussão sobre a preservação dos recursos naturais e seus impactos globais, os alunos abordam a importância desses recursos para a sobrevivência das espécies e o equilíbrio ecológico. Analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa correta:

1. A água, recurso indispensável para a vida, participa de diversos processos bioquímicos, incluindo a regulação da temperatura corporal dos organismos e a manutenção da homeostase, além de ser essencial para o ciclo do carbono.

2. A atmosfera terrestre é responsável por manter o equilíbrio entre os gases envolvidos na respiração celular e a fotossíntese, enquanto ao mesmo tempo filtra totalmente os raios ultravioletas, eliminando sua incidência sobre a superfície terrestre.

3. Os solos férteis, além de fundamentais para a agricultura e a produção de alimentos, atuam diretamente no sequestro de carbono e na regulação dos ciclos hidrológico e nitrogenado, sendo igualmente importantes em áreas urbanas e rurais.

4. O ciclo do carbono é um processo dinâmico e interdependente, que envolve não apenas a troca de dióxido de carbono entre organismos vivos e o ambiente, mas também o armazenamento de carbono em reservatórios como oceanos e rochas, influenciando diretamente o regime climático.

5. As florestas tropicais, como a Amazônia, representam importantes reservas de biodiversidade, mas sua degradação impacta de forma limitada os ciclos biogeoquímicos globais, já que outras regiões do planeta podem compensar a perda desses ecossistemas.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q899959 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita corretamente um relação ecológica desarmônica interespecífica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q937638 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera arídofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.

BORGES, J. C. Jo g o mortal. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).


Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q937464 | Biologia, Relações ecológicas, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

A abelha mamangava (Xylocopa sp.) é a mais eficiente polinizadora do maracujazeiro, por causa do seu tamanho. A abelha europeia (Apis mellifera) não é uma polinizadora eficiente do maracujazeiro, pois coleta o pólen sem realizar a fecundação e seu tamanho pequeno não permite que alcance o estigma da flor, por causa da distância da base de pouso.

RAMOS, L. A. Dicas para começar e melhorar sua produção. Revista Globo Rural, n. 296, jun. 2010 (adaptado).

A relação ecológica entre os insetos mencionados é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1004379 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Faça a correlação entre a interação e os exemplos citados, depois assinala e alternativa com a sequência correta.

1 - Comensalismo

2 - Antagonismo

3 - Predação

4 - Competição

5 - Parasitismo

( ) Um microrganismo que produz uma substância que acidifica o solo e, com isso, o torna inadequado para a sobrevivência de outro.

( ) A adoção da recente prática agrícola de colheita crua, deixando a palha na lavoura, no cultivo de cana-de-açúcar. Esta palha, devido a sua elevada relação C/N (70/1 a 80/1) faz com que os microrganismos do solo a decomponham e a consumam como fonte de carbono. Contudo, devido à relação C/N média de 8/1 da microbiota do solo estes, ao consumirem o carbono proveniente da palha, também consumirão o nitrogênio do solo. Portanto, caso não exista reposição do mesmo no sistema, num primeiro momento, os microrganismos do solo irão competir com a planta pelo nitrogênio disponível e como consequência podem ocasionar um déficit do mesmo na cultura.

( ) Uma população microbiana produz alguns compostos, como vitaminas e/ou aminoácidos e estes são utilizados por outra população, como as plantas, em benefício próprio.

( ) A relação entre patógenos e plantas, como ocorre com fungos patogênicos (Phytophthora, Fusarium) que invadem as plantas e obtém a sua energia a partir delas.

( ) Protozoários que consomem bactérias do solo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.