Questões de Concursos Relações ecológicas

Resolva questões de Relações ecológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q950744 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Algumas características facilitaram a saída das florestas e a ocupação de campos e savanas aos ancestrais da espécie humana.

Considere as afirmações sobre essas características.

I - A postura ereta liberou as mãos para executar outras funções não relacionadas ao deslocamento.

II - A gradativa redução do volume do crânio facilitou o deslocamento mais rápido em ambientes abertos.

III- A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de maior variedade de alimentos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q949378 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, foram registrados, no Brasil, cerca de 140 mil acidentes ocasionados por animais peçonhentos, dentre serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas e outros animais em menor proporção. Diferente dos animais venenosos que são desprovidos de um aparelho inoculador, os animais peçonhentos apresentam glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões. Dessa maneira, injetam o seu veneno com facilidade e de maneira ativa. Sobre animais peçonhentos e venenosos, avalie as afirmações a seguir:
I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.
II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.
III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.
V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.
Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q678856 | Biologia, Relações ecológicas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. Algumas relações promovem benefícios para todos os envolvidos; outras são benéficas para uma parte e indiferentes para outra; e também existem relações nas quais o benefício de um indivíduo significa o prejuízo do outro. Sobre esse tema considere as afirmativas abaixo:

I) Relações intraespecíficas podem ser classificadas em cooperação e competição.

II) Mutualismo é uma relação interespecífica de cooperação do tipo obrigatória.

III) Comensalismo é um tipo de relação interespecífica, na qual as duas espécies são beneficiadas pela associação.

IV) Predação é um tipo de relação interespecífica, que ocorre somente em animais de grande porte.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q680441 | Biologia, Relações ecológicas, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN, 2019

Numa savana africana há vários seres vivos que compartilham o mesmo habitat. O capim, que é fotossintetizante, alimenta as zebras, os búfalos, as formigas, dentre outros. A zebra e o búfalo, por sua vez, servem de alimento para os leões e abutres. Os abutres, ao morrerem, serão devorados por bactérias e fungos. A partir destas informações, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q947379 | Biologia, Relações ecológicas, Prova ||, URCA, CEV URCA, 2019

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de relação ecológica interespecífica em que ambas as espécies que interagem obtêm benefícios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q950746 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Os ecossistemas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Com relação aos ecossistemas marinhos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q680087 | Biologia, Relações ecológicas, Técnico PROEJA, IFPE, IF PE, 2019

TEXTO 4
Alguns corais possuem uma relação ecológica com algas zooxantelas, que dão coloração ao coral. Quando o coral perde essas algas, fica branqueado. As zooxantelas vivem dentro dos corais, sendo responsáveis por suprir suas necessidades energéticas. As algas também são beneficiadas pelo coral, que, além de protegê-las, fornece-lhes gás carbônico e nutrientes inorgânicos.
Branqueamento de corais. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que a relação ecológica descrita no TEXTO 4 é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q937349 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas.
Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q950419 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Uma das principais características do texto poético é a plurissignificação de palavras e expressões, como ocorre com o emprego do verbo “rachar” em “Campeonato de pião”. Em “não pode rachar este colégio/nem o mundo nem a vida” (versos 6 e 7), “rachar” significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q937352 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q949959 | Biologia, Relações ecológicas, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Em uma nutrição adequada, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes. A digestão desses nutrientes é processada por enzimas digestórias, e a digestão pode ser intracelular ou extracelular. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Referente à digestão humana, é correto afirmar que:
I – Processos mecânicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. II – Processos químicos envolvem a participação de enzimas digestórias. III - Processos químicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. IV - Processos mecânicos envolvem a participação de enzimas digestórias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q904823 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Durante o período de férias, um estudante de Jaraguá observou os animais e as plantas da chácara da família. Havia um pomar com goiabeiras e ele percebeu a infestação de larvas em muitas goiabas. Enquanto pequenos pássaros se alimentavam dos frutos e larvas nos galhos das árvores, no solo havia porcos e galinhas ingerindo frutas em diferentes estados de amadurecimento ou decomposição microbiana. Considerando as observações feitas pelo estudante, assinale a alternativa correta acerca das relações ecológicas estabelecidas na cena descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q901211 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma discussão sobre a preservação dos recursos naturais e seus impactos globais, os alunos abordam a importância desses recursos para a sobrevivência das espécies e o equilíbrio ecológico. Analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa correta:

1. A água, recurso indispensável para a vida, participa de diversos processos bioquímicos, incluindo a regulação da temperatura corporal dos organismos e a manutenção da homeostase, além de ser essencial para o ciclo do carbono.

2. A atmosfera terrestre é responsável por manter o equilíbrio entre os gases envolvidos na respiração celular e a fotossíntese, enquanto ao mesmo tempo filtra totalmente os raios ultravioletas, eliminando sua incidência sobre a superfície terrestre.

3. Os solos férteis, além de fundamentais para a agricultura e a produção de alimentos, atuam diretamente no sequestro de carbono e na regulação dos ciclos hidrológico e nitrogenado, sendo igualmente importantes em áreas urbanas e rurais.

4. O ciclo do carbono é um processo dinâmico e interdependente, que envolve não apenas a troca de dióxido de carbono entre organismos vivos e o ambiente, mas também o armazenamento de carbono em reservatórios como oceanos e rochas, influenciando diretamente o regime climático.

5. As florestas tropicais, como a Amazônia, representam importantes reservas de biodiversidade, mas sua degradação impacta de forma limitada os ciclos biogeoquímicos globais, já que outras regiões do planeta podem compensar a perda desses ecossistemas.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q898862 | Biologia, Relações ecológicas, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As relações que se estabelecem em uma comunidade podem ser do tipo intraespecíficas, quando ocorrem entre seres da mesma espécie, ou interespecíficas, quando há relações entre seres de espécies diferentes. Abaixo estão algumas relações interespecíficas, onde não há prejuízo para nenhum dos participantes, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q678483 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, IFAL, INEP, 2019

Organismos que compõem uma comunidade interagem exercendo influências recíprocas que se refletem nas populações envolvidas e na própria composição do ecossistema. Essas interações podem ser positivas (harmônicas) ou negativas (desarmônicas). Assinale a alternativa que reflete corretamente as relações ecológicas em comunidades de seres vivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q890530 | Biologia, Relações ecológicas, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Um fiscal observou que um corpo hídrico natural estava coberto por inúmeros indivíduos de macrófitas aquáticas e algas. Verificou, ainda, que o local estava recebendo lançamentos antropogênicos (esgotos domésticos, detergentes, fertilizantes, pesticidas etc). Qual dos fatores presentes na água em questão está, muito provavelmente, associado ao “boom” populacional desses vegetais e algas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q937464 | Biologia, Relações ecológicas, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

A abelha mamangava (Xylocopa sp.) é a mais eficiente polinizadora do maracujazeiro, por causa do seu tamanho. A abelha europeia (Apis mellifera) não é uma polinizadora eficiente do maracujazeiro, pois coleta o pólen sem realizar a fecundação e seu tamanho pequeno não permite que alcance o estigma da flor, por causa da distância da base de pouso.

RAMOS, L. A. Dicas para começar e melhorar sua produção. Revista Globo Rural, n. 296, jun. 2010 (adaptado).

A relação ecológica entre os insetos mencionados é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q937638 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera arídofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.

BORGES, J. C. Jo g o mortal. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).


Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q899959 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita corretamente um relação ecológica desarmônica interespecífica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q898510 | Biologia, Relações ecológicas, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

“Esses mamíferos são animais solitários, andam sem companhia ou no máximo em grupos de até três indivíduos, e têm um curioso focinho alongado. Ao longo do dia, as antas descansam seus corpos, que chegam a pesar 300 kg. Elas economizam energia para o período noturno, quando preferem se alimentar. A dieta é composta de folhas, fibras e fruto. Uma pesquisa mostrou que os animais consomem 58 frutos de 23 famílias de plantas diferentes. As preferências variam conforme a região. Na Mata Atlântica, não pode faltar uma palmeira chamada jerivá. No Cerrado, o araticum. Com tanta comilança, acabam desempenhando um papel fundamental de dispersar sementes ao longo das florestas e campos onde vivem – sempre próximos a fontes abundantes de água.”
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/

O texto refere-se ao conceito ecológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.