Questões de Concurso Relacionamentos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q612611 | Informática, Relacionamentos, Analista, BACEN, ESAF

Em um banco de dados relacional, o mecanismo que fornece uma maneira de se localizar um registro rapidamente é

12 Q649159 | Informática, Relacionamentos, Auditor Estadual de Infraestrutura, Tribunal de Contas Municipa BA, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando os conceitos de banco de dados relacionais, assinale a opção correta a respeito das propriedades de uma tupla.

13 Q617025 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Um relacionamento é uma associação entre uma ou duas entidades e um conjunto de relacionamentos é uma relação matemática sobre exatamente dois conjuntos de entidades (podendo ser os mesmos conjuntos).

14 Q621064 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

No projeto lógico de um banco de dados relacional, é importante verificar o nível de normalização das tabelas do banco de dados. Um dos propósitos da normalização é

15 Q644712 | Informática, Relacionamentos, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Na fase de projeto lógico de um banco de dados relacional, o projetista

16 Q640270 | Informática, Relacionamentos, Técnico em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Considere as afirmações que seguem, referente aos tipos de relacionamento em BD:

I. Um para um (1 para 1) - indica que as tabelas têm relação unívoca entre si. II. Um para muitos (1 para N) - a chave primária da tabela que tem o lado 1 está para a tabela do lado N. III. Muitos para muitos (N para N) - quando tabelas têm entre si relação N para N é necessário criar uma nova tabela. Está correto o que se afirma em:

18 Q625666 | Informática, Relacionamentos, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Chaves estrangeiras podem ser definidas como sendo um conjunto de atributos pertencentes a um esquema de relação que constituem chaves primárias ou candidatas em outros esquemas independentes.

19 Q649627 | Informática, Relacionamentos, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

A cardinalidade é um dos princípios fundamentais de um banco de dados relacional. Imagine uma Tabela 1 contendo as certidões de nascimento de todos os brasileiros e uma Tabela 2 contendo os CPFs. A cardinalidade entre as tabelas 1 e 2 é

20 Q641251 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O disparo de um trigger em um banco de dados relacional ocorre
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.