Início

Questões de Concursos Relacionamentos

Resolva questões de Relacionamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q637458 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Em um banco de dados relacional, qual forma normal está sendo estabelecida quando todos os valores de colunas são atômicos, eliminando grupos repetidos de dados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q641251 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O disparo de um trigger em um banco de dados relacional ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q649491 | Informática, Relacionamentos, Analista em Gestão Especializado em TI, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para a modelagem de bancos de dados relacionais. Duas dessas ferramentas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q649627 | Informática, Relacionamentos, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

A cardinalidade é um dos princípios fundamentais de um banco de dados relacional. Imagine uma Tabela 1 contendo as certidões de nascimento de todos os brasileiros e uma Tabela 2 contendo os CPFs. A cardinalidade entre as tabelas 1 e 2 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q648111 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

O modelo relacional revolucionou a área de banco de dados; e os sistemas de bancos de dados relacionais são amplamente utilizados no mercado. Com relação ao modelo relacional de bancos de dados e a SQL, que é um padrão de linguagem para a criação, manipulação e consulta a SG BDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados), é INCORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q622085 | Informática, Relacionamentos, Técnico de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Em determinada universidade, cada professor contratado deve, em cada período letivo, ministrar pelo menos uma disciplina e pode atuar como tutor de outras disciplinas ofertadas. Cada disciplina tem, geralmente, diversos alunos matriculados, e todo aluno dessa universidade deve matricular-se, em cada período letivo, em pelo menos uma disciplina. Cada disciplina ofertada é ministrada por um único professor, mas pode ter diversos professores tutores. Para lidar com essa situação, foi criado um banco de dados relacional, do qual fazem parte as entidades ALUNO e DISCIPLINA.

Considerando a situação hipotética descrita, julgue os itens a seguir.

No modelo entidade-relacionamento para o banco de dados, a situação descrita requer a inclusão de três entidades e apenas dois relacionamentos entre essas entidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q631569 | Informática, Relacionamentos, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Em um banco de dados relacional, a característica que distingue um atributo A como chave estrangeira de uma tabela R é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q611574 | Informática, Relacionamentos, Técnico Judiciário, TRF 4a, FCC

Nos bancos de dados relacionais, são utilizados bytes adicionais para controle dos tamanhos de dados do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q646775 | Informática, Relacionamentos, Analista em Gestão Especializado em TI, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Visões constituem um tipo de estrutura possível de ser criada em um banco de dados relacional e apresentam como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q624389 | Informática, Relacionamentos, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Na definição de uma tabela relacional, é possível especificar se determinado atributo deve obrigatoriamente ser preenchido ou não. Um recurso usado pelos desenvolvedores nesse caso é definir valores padronizados para atributos de preenchimento compulsório, uma vez que nem sempre é possível coletar de imediato todos os valores necessários para a criação de um novo registro de uma tabela.

A maneira correta de especificar um atributo numérico que seja obrigatório e que deva ser preenchido com o valor zero como padrão é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q621987 | Informática, Relacionamentos, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Dado um conjunto de relacionamentos R binário entre os conjuntos de entidades A e B, é correto afirmar que, em um mapeamento de cardinalidade muitos para muitos, uma entidade A está associada a qualquer número de entidades em B e uma entidade em B está associada a um número qualquer de entidades em A.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q642132 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Sobre a chave primária de um banco de dados relacional, é correto afirmar que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q630139 | Informática, Relacionamentos, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais podem utilizar o mecanismo de bloqueio de itens de dados. O tipo de bloqueio que pode realizar leitura sobre um item de dados, mas não escrever sobre ele, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q647490 | Informática, Relacionamentos, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

No âmbito de bancos de dados relacionais, uma tabela que esteja na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q648646 | Informática, Relacionamentos, Técnico em Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Levando em conta a álgebra relacional, analise as proposições abaixo.

1) As operações de união e interseção são comutativas.

2) As operações de união e interseção não são associativas.

3) A operação de subtração é comutativa.

Está(ão) correta(s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q620007 | Informática, Relacionamentos, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Dentre os principais estágios do modelo de desenvolvimento em cascata está o Projeto de sistema e software, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q640264 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Quando se busca a otimização de consultas em um banco de dados relacional, o módulo otimizador do sistema gerenciador de bancos de dados considera, dentre outros fatores, a razão entre o número de registros que satisfazem a uma condição e o número total de registros a serem pesquisados. Essa razão é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q643333 | Informática, Relacionamentos, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Um Analista de Sistemas, ao fazer a modelagem de um banco de dados, constatou a necessidade de representar um relacionamento com origem e destino em um mesmo conjunto de entidades. Esse tipo de relacionamento denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q637982 | Informática, Relacionamentos, Agente Especializado, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Considerando os conceitos de chaves primária e candidata, bem como o conceito de superchave, empregados em bancos de dados relacionais, é correto afirmar que uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q649103 | Informática, Relacionamentos, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Considere a seguinte tabela de um banco de dados relacional.

Cliente (CPF, Nome, Fone, EnD).

O comando SQL para obter o Nome dos clientes, cujo campo Fone tenha o valor “nulo”, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.