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Questões de Concursos Relacoes humanas no trabalho

Resolva questões de Relacoes humanas no trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1047773 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Negociação é um processo de comunicação de mão dupla que visa chegar a uma decisão conjunta. Esse processo de comunicação preocupa-se com a satisfação das necessidades de ambas as partes, indicando uma tendência para uma negociação ganha-ganha.

Assinale a opção que apresenta uma habilidade básica em negociação.
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22Q1047769 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

A retroação 360 graus tem como objetivo verificar quais metas foram atingidas e identificar oportunidades de melhoria no desempenho, visando elevar os resultados e metas futuras. Cada ênfase da retroação estabelece objetivos intermediários e objetivos finais.

Assinale a opção que apresenta o objetivo final da retroação comportamental.
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23Q1047775 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Com relação ao planejamento da negociação, essencial para alcançar um acordo efetivo e bem-sucedido, analise as afirmativas a seguir.


I. É importante separar as pessoas do problema, concentrando-se efetivamente no objetivo da negociação.

II. Chegar a um meio-termo entre duas posições antagônicas dificilmente resultará num acordo que de fato cuide das necessidades humanas que levaram as pessoas a adotar essas posições.

III. A busca pelo melhor acordo possível deve explorar a mais ampla gama de soluções com o foco em identificar interesses comuns que possam conciliar os interesses divergentes das partes.

Está correto o que se afirma em
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24Q1047780 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Em muitas situações de conflito, é útil contar com a participação de uma terceira pessoa para ajudar a encontrar uma solução. Essa terceira parte deve ser alguém não diretamente envolvido na situação, mas que pode oferecer uma contribuição valiosa para a resolução do conflito.

Assinale a opção que descreve o envolvimento de uma terceira parte na disputa, caracterizado por um alto nível de controle sobre o processo e um baixo nível de controle sobre o resultado.
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25Q1047782 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

People analytics atua como uma bússola moderna para estratégias bem-sucedidas de gestão de pessoas. A metodologia people analytics consiste em aplicar evidências nas decisões de gestão de pessoas. Mais especificamente, people analytics encontra-se na interseção entre estatística, ciência comportamental, tecnologia e estratégia de gestão de pessoas.
Com relação ao people analytics, analise as afirmativas a seguir.

I. Os sistemas tradicionais usados para facilitar o people analytics incluem aqueles especificamente designados para um ou mais dos seguintes propósitos: extração, transformação e carregamento (ETL), fluxo de dados, data warehousing, relatórios ou inteligência de negócios, análise estatística, DevOps, aprendizado de máquina e visualização de dados.

II. Profissionais de estatística ou data science descrevem o people analytics como a aplicação de métodos estatísticos e algoritmos de aprendizado de máquina para inferir informações sobre os aspectos humanos da empresa a partir de dados.

III. People analytics pode ser útil mesmo que não esteja perfeitamente alinhado com a estratégia atual. Muitas vezes, insights inesperados derivados de análises independentes podem revelar oportunidades ou problemas que a estratégia existente não havia considerado.


Está correto o que se afirma em
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26Q1074115 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No ambiente escolar, é comum a convivência entre diferentes profissionais. A auxiliar de alimentação, ao receber uma crítica ríspida de um colega, respondeu com grosseria na frente de outros funcionários. Posteriormente, foi chamada pela direção para discutir sua postura. Com base na ética profissional e nas relações interpessoais no trabalho, qual teria sido a melhor atitude da auxiliar?
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27Q1047770 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

O clima organizacional reflete o conjunto de sentimentos predominantes em uma organização e abrange a satisfação dos colaboradores, tanto nos aspectos técnicos de suas carreiras e trabalho quanto nos aspectos afetivos e emocionais. O continuum de níveis do clima organizacional varia de uma escala altamente positiva até uma desfavorável, influenciando diretamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
Assinale a opção que apresenta um clima organizacional de nível neutro.
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28Q1047777 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Os conflitos podem surgir antes ou durante as negociações e podem ser previsíveis ou inesperados. O modelo de Sparks apresenta um modelo mental de conflito útil, baseado na pesquisa psicológica sobre a administração das interações de grupo. Esse modelo permite ao negociador tomar duas decisões-chave em relação a qualquer conflito: a primeira sobre sua solubilidade e a segunda sobre sua intensidade.

Assinale a opção que apresenta a classificação de um conflito ganha-perde.
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29Q986047 | Relações Humanas, Relações humanas no trabalho, Lavadeira, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No seu dia a dia de trabalho, como você deve agir para manter um bom relacionamento com os colegas e atender bem às necessidades da equipe?

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30Q985701 | Relações Humanas, Relações humanas no trabalho, Agente de Serviços Gerais, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

O relacionamento interpessoal é o processo de conhecer, interagir e criar laços com indivíduos ou um grupo. Uma prática para desenvolver um bom relacionamento entre os colegas de trabalho, é ser:
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31Q1047785 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

A organização que aprende desenvolve uma capacidade contínua de adaptação, mudança e inovação por intermédio do aprendizado. A organização de aprendizagem adota cinco disciplinas fundamentais que todos devem seguir para alcançar o sucesso.
Assinale a opção que indica uma disciplina de reflexão e questionamento.
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32Q1047774 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta as três variáveis que condicionam o processo de negociação.
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33Q985997 | Relações Humanas, Relações humanas no trabalho, Cozinheira, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das seguintes atitudes contribui para um bom trabalho em equipe?
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34Q1047781 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Os estilos de negociação variam desde abordagens colaborativas e integrativas, que buscam soluções mutuamente benéficas, até estratégias competitivas e distributivas, focadas em maximizar os próprios ganhos.
Assinale a opção que indica o estilo de negociação que combina a desconsideração com a deferência.
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35Q1047784 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

O treinamento e desenvolvimento (T&D) é uma responsabilidade fundamental do líder como gestor de pessoas. O líder precisa saber aproveitar a potencialidade dos talentos dentro da empresa. As maneiras de fazer isso envolvem o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional.
Assinale a opção que apresenta uma característica do desenvolvimento de pessoas.
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36Q1047778 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

Avalie a situação a seguir.

Duas pessoas, em uma sala de biblioteca, discutem sobre manter uma janela aberta ou fechada. Por fim, decidem abrir a janela ao lado, em vez da janela à sua frente, como inicialmente sugerido.

Assinale a opção que indica o modo pelo qual foi administrado o conflito apresentado no trecho acima.
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37Q1047779 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

O enfoque na resolução de conflitos deve priorizar a comunicação aberta e a busca por soluções mutuamente benéficas, promovendo a harmonia e a colaboração entre as partes envolvidas.
O enfoque que normalmente cria a ilusão de que os problemas principais do conflito foram resolvidos, mas que na verdade resulta em uma piora do conflito, é denominado
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38Q1047783 | Relações Humanas, Relações Humanas no Trabalho, Recursos Humanos Recursos Humanos, EPE, FGV, 2024

A comunicação é uma prioridade estratégica para a integração eficaz do sistema empresarial. Nas empresas bem-sucedidas, todos os líderes priorizam a comunicação, atuando como importantes centros de recepção e transmissão de mensagens.
Com relação à comunicação, analise as afirmativas a seguir.


I. O feedback de retorno é crucial para confirmar o significado da mensagem.

II. O sinal pode sofrer perdas, mutilações, distorções, ruídos, interferências, vazamentos, ampliações ou desvios, com o boato sendo um exemplo típico de comunicação distorcida e desviada.

III. A eficácia da comunicação pode ser aprimorada pela repetição e retroalimentação.

Está correto o que se afirma em
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