Questões de Concursos Relatório de auditoria

Resolva questões de Relatório de auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q266279 | Auditoria, Relatório de auditoria, Todos os Cargos, TCE RS, FMP RS

Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, um dos objetivos que se espera do auditor quanto a essas é que ele expresse a sua opinião. Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q142264 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TJ RO, CESGRANRIO

Em novembro/2007, a Companhia Equipamentos S/A, de capital fechado, foi fiadora da Companhia Máquinas S/A, também de capital fechado, num contrato de empréstimo, de elevado valor, contraído pela segunda no Banco Emprestar S/A.

Considerando tratar-se meramente de um ato administrativo, a fiadora Equipamentos S/A não fez nenhum registro contábil da fiança dada, nem adotou nenhuma outra medida de qualquer ordem ou natureza. Levantada a situação acima descrita, o auditor deve emitir um parecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q268573 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Contabilidade, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria,
julgue os itens seguintes.

No período entre a conclusão do trabalho de auditoria e a emissão do parecer, podem ocorrer eventos subsequentes relevantes. Se houver necessidade de ajuste nas demonstrações como de revelação em nota explicativa e a administração os efetuar, o parecer não precisará conter ressalva, devendo o auditor alterar a data do parecer para a da ocorrência do evento em questão ou, então, manter a data original e fazer referência à data de ocorrência do evento subsequente.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q112717 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

Dos fatores a seguir, qual não corresponde a impedimento para emissão de parecer sem ressalva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q266890 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Contabilidade, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens que se seguem.

O relatório parcial de auditoria interna deve ser emitido e encaminhado à administração da entidade, quando constatada a existência de irregularidade e houver risco de que ela continue ocorrendo.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q165176 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, SEFAZ PB, FCC

A forma do auditor obter confirmação de que eventuais passivos não foram registrados como a tributos ou contingências é através do procedimento de ......, sendo que o não-fornecimento de respostas pelos consultores jurídicos é considerado uma ...... na extensão da auditoria, suficiente para ...... a emissão de um parecer ...... .

Completa corretamente, nessa ordem, as lacunas do excerto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q162923 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor, TCM RJ, FGV

Durante a aplicação dos testes substantivos, o auditor detectou que o (sub) grupo intangível apresentava valor significativo (relevante). Assim, com o intuito de validar esse item, solicitou o laudo de avaliação, que sustentou o valor apresentado no balanço patrimonial. Após aplicação dos procedimentos de inspeção e cálculo, concluiu que o valor lançado estava superavaliado. Tendo informado o fato à administração da auditada, recebeu a resposta de que ela não estaria disposta a corrigir.

Em relação aos pareceres que poderiam ser emitidos nesse caso, tendo em vista a discordância entre auditor e auditada e considerando que não houve limitação no escopo dos trabalhos, consoante o CFC (Resolução 830 de 1998 e Resolução 953 de 2003), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q163471 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ PI, FCC

O auditor, quando, não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião, concluindo que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas, deverá expressar sua opinião por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q112975 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, o Parecer emitido pelos Auditores Independentes pode receber as seguintes classificações, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q161004 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor do Estado Direito, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria,
julgue os itens subsequentes.

O parecer adverso é o tipo de relatório que o auditor deve emitir quando houver incertezas ou restrições ao âmbito da auditoria que impossibilitem a formulação de uma opinião a respeito das demonstrações financeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q206936 | Auditoria, Relatório de auditoria, Especialista em Recursos Minerais Auditoria Externa, DNPM, MOVENS Instituto

Os objetivos do auditor independente são formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, com base na avaliação das conclusões atingidas pela evidência de auditoria obtida, e expressar claramente essa opinião por meio de relatório/parecer de auditoria por escrito, que também descreve a base para a referida opinião.

Considerando a situação em que o auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, assinale a opção que apresenta a atitude correta a ser tomada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q236458 | Auditoria, Relatório de auditoria, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O parecer padrão de auditoria é formado por três parágrafos: introdutório, de extensão e de opinião, e cada um deles deve conter os elementos básicos estabelecidos pela AU 508 (Audited Financial Statements).
Dentre os elementos básicos do parágrafo de extensão, encontra(m)-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q167624 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O auditor externo da empresa Mutação S.A., para o exercício de 2011, identificou, nas demonstrações contábeis de 2010, divergências que o levam a formar opinião diferente da expressa pelo auditor anterior. Nesse caso, deve o auditor externo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q266113 | Auditoria, Relatório de auditoria, Todos os Cargos, TCE RS, FMP RS

Acerca do relatório de auditoria, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q101236 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Normas Contábeis e de Auditoria, CVM, ESAF

No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua opinião
a?rmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, devem ser observados os seguintes aspectos relevantes, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q141184 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TSE, CONSULPLAN

Um auditor planeja entregar seu parecer sem ressalvas em relação à auditoria de 2010 de uma empresa, em 20 de janeiro de 2011. No dia 15 de janeiro de 2011, ele recebe a informação de que o principal cliente da empresa auditada, responsável por 80% de suas vendas, e que já estava em má situação em 2010, pediu concordata. Considerando que não há risco de descontinuidade da empresa, o auditor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q107755 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista de Controle Externo Contabilidade, TCE TO, CESPE CEBRASPE

O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual os mesmos expressam sua opinião acerca das demonstrações contábeis nele indicadas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q140750 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TSE, CONSULPLAN

A empresa A é controladora da empresa B, e esta é auditada por auditores independentes diferentes daqueles da empresa A. Considerando a situação apresentada, o auditor da empresa A deverá, segundo as normas de auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q146896 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às práticas de auditoria, julgue os itens a seguir.

O auditor deve, obrigatoriamente, emitir parecer com ressalvas quando a entidade auditada atuar em setor econômico que esteja sujeito a regulamentação específica quanto à adoção de normas contábeis divergentes dos princípios fundamentais de contabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q143754 | Auditoria, Relatório de auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 6a Região, FCC

Quando um objetivo em uma norma NBC TA relevante não puder ser cumprido e referido fato impedir que o auditor cumpra com os objetivos gerais de auditoria e faça com que o auditor modifique sua opinião ou renuncie ao trabalho, tal fato ensejará a emissão de relatório

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.