Início

Questões de Concursos Relevo

Resolva questões de Relevo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q950266 | Geografia, Relevo, manhã, UFC, INEP, 2018

O espaço geográfico, no atual período, que tem como características as redes de comunicação em tempo real, o aumento e circulação de mercadorias em escala global, avanço de ciência e tecnologia, é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q910090 | Geografia, Relevo, Professor de Geografia, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

"Depressão cárstica de forma oval ou arredondada, de bordas íngremes e fundo chato, podendo conter lagoa com argilas de descalcificação ou outros materiais de preenchimento resultantes da dissolução. Ocorre em áreas de rochas carbonáticas, principalmente calcários e dolomitos solúveis, dispostas em camadas espessas, pouco dobradas e fraturadas, submetidas a sistemas morfogenéticos úmidos atuais ou pretéritos."

A descrição supracitada refere-se a uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q910092 | Geografia, Relevo, Professor de Geografia, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Associe os tipos de ecossistemas com suas características predominantes:

Coluna I

1 - Tundra

2 - Floresta tropical

3 - Deserto

4 - Recife de coral

Coluna II

a) Baixa precipitação e extremos de temperatura

b) Alta biodiversidade e precipitação

c) Baixas temperaturas e vegetação rasteira

d) Elevada diversidade de espécies marinhas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q947392 | Geografia, Relevo, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Leia com Atenção:


“São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Ao contrário do que sugere o nome, apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas. Por definição, situam-se em cotas altimétricas superiores a 300 m. [...] Se distinguem entre si pelas estruturas geológicas que os sustentam, [...] em escudos cristalinos e em bacias sedimentares”. (MAGNOLLI e ARAÚJO: 2005).

Essa afirmativa se refere corretamente à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q950647 | Geografia, Relevo, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

O mapa é uma das representações visuais mais antigas do pensamento geográfico. A palavra mapa é uma abreviação do termo latim mappa, que significa toalha de mesa. Há registros de comerciantes e navegadores que, ao discutirem rotas e caminhos, estendiam uma toalha sobre a mesa e rabiscavam sobre ela os traçados desejados. Surgindo, assim, o documento gráfico mapa, importante ferramenta de localização e orientação, além de privilegiado artefato para informações sobre o espaço geográfico.

Analise as proposições em relação à leitura de mapas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A linha do Equador delimita o plano perpendicular à linha dos pólos, a qual passa pelo centro da esfera terrestre dividindo esta esfera em duas partes iguais.

() Paralelos são linhas imaginárias que ligam um pólo do planeta ao outro. São, portanto, semicircunferências.

( ) O primeiro mapa que se conhece é de origem babilônica, e calcula-se que tenha sido feito por volta de 2400 a.C..

( ) As coordenadas geográficas reúnem informações necessárias à localização de qualquer ponto na superfície da Terra.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q904559 | Geografia, Relevo, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

As macroformas de relevos em rochas graníticas podem ser divididas em Inselbergs e Bornhardts, sendo feições de relevo que se diferenciam por suas características genéticas e de sua localização. Sobre o tema, leia as assertivas.


I- Inselbergs são feições formadas por rochas mais resistentes ao intemperismo e erosão do que aquelas que compõem a superfície.


II- Quanto à origem e desenvolvimento de Inselbergs, comumente são usados os conceitos de downwearing e etchplanação ou recuo paralelo de escarpas e pedimentação. Atualmente, a concepção de duplo aplainamento é a mais aceita para explicar a exumação e o desenvolvimento dessas formas de relevo.


III- Bornhardts podem ocorrer em relevos acidentados e em terrenos montanhosos, além de se desenvolverem em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.


IV- Os Bornhardts possuem forma dômica. Tal condição é atribuída por alguns especialistas ao desenvolvimento do intemperismo esferoidal.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q910089 | Geografia, Relevo, Professor de Geografia, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os padrões de drenagem são moldados por diversos fatores, entre eles o clima e a composição litológica; contudo, a estrutura geológica é central nesse processo. A geologia da região influencia esses padrões principalmente por meio de inclinações superficiais regionais ou por meio de descontinuidades como falhas e fraturas. Essas características geológicas podem levar a uma assimetria nas bacias de drenagem ou a mudanças abruptas nos padrões de drenagem.

"O padrão ___________ constitui uma modificação do dendrítico e se caracteriza pelo paralelismo dos canais tributários que se unem ao principal em ângulos agudos."

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q938342 | Geografia, Relevo, PPL, ENEM, INEP, 2017

As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.

BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).

O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q947305 | Geografia, Relevo, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Leia atentamente o seguinte excerto: “É um relevo estrutural esculpido em antigas formações dobradas, exumadas pela denudação. Esse relevo caracteriza-se por um alinhamento paralelo de cristas e vales. As cristas formadas nos estratos mais resistentes e os vales formados nos menos resistentes. [...] Caracteriza-se por ser um relevo bifásico ou polifásico, constituindo-se por dobramento, soerguimento, aplainamento e novo soerguimento”.


Suertegaray, Dirce Maria Antunes. Org. Terra feições ilustradas. UFRGS editora. 2003. p.103.


O excerto apresentado acima descreve o tipo de relevo conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q686018 | Geografia, Relevo, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.

Que denominação pode ser dada às áreas referidas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q942946 | Geografia, Relevo, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a formação do relevo terrestre, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q943523 | Geografia, Relevo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Analise as seguintes afirmações que tratam sobre o relevo brasileiro e do Continente Sul-Americano.

I. Dentre as estruturas de relevo brasileiras ocorrem bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica Ocidental (Bacia do Solimões), que apresentam sedimentos cambrianos e pré-cambrianos.

II. No relevo brasileiro, as formações litológicas são predominantemente antigas. No entanto, as formas do relevo são mais recentes, em virtude dos efeitos da tectônica meso-cenozoica, permitindo que os desgastes erosivos produzam continuamente novas feições ao modelado.

III. As formas do relevo brasileiro têm, dentre os seus mecanismos de origem, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, além de processos mais recentes e o constante desgaste erosivo provocados por climas pretéritos e atuais.

IV. Dentre as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos dos relevos encontrados no Brasil e na América do Sul, encontram-se os crátons, ou plataformas; os cinturões orogênicos antigos e recentes; as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas.

Está correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q918636 | Geografia, Relevo, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Entre os diversos agentes externos que podem modificar o relevo, destaca-se a água, que pode provocar erosão. Quando essa erosão ocorre devido à ação dos rios que escavam leitos, formam vales, removem porções do solo, podendo provocar desmoronamentos, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q897715 | Geografia, Relevo, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Relacione a característica do relevo com sua denominação:

Coluna 1 Relevo
1. Planalto 2. Planície 3. Depressão 4. Depressão Absoluta 5. Depressão Relativa

Coluna 2 Caracetrística
( ) É aquela situada acima do nível do mar.
( ) São superfícies elevadas e planas, demarcadas por escarpas, onde o processo de desgaste supera o de acúmulo de sedimentos.
( ) O processo de deposição de sedimentos supera o de desgaste.
( ) É aquela situada abaixo do nível do mar.
( ) São áreas rebaixadas formadas pela atividade erosiva entre as bacias sedimentares e as estruturas geológicas mais antigas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q911511 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar).

Sobre o Planalto Central, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q911512 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Planalto das Guianas ou Escudo das Guianas é uma das inúmeras formações geológicas mais antigas do mundo, tendo sua origem no período Pré-Cambriano, cerca de quatro bilhões a quintos milhões de anos atrás. Situa-se ao norte do continente Sul-Americano e se distribui entre Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e parte da Venezuela. Sua cobertura sedimentar é muito antiga, sendo composta praticamente apenas pela rocha ígnea, quartzito e arenito sedimentar, logo, resistente a erosões.

O Planalto das Guianas possui inúmeros picos e montes, se destacando:

I. Monte Roraima com 2.734,06 metros de altura, que se localiza na Serra do Pacaraima em Roraima.

II. Pico da Neblina, com 2.993,78 metros de altura, que se localiza na Amazônia, em fronteira com a Venezuela, na Serra do Imeri.

III. Pico 31 de março, com 2.972,66 metros de altura.


Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q902609 | Geografia, Relevo, Geografia, IFES, IF ES, 2024

O relevo do Espírito Santo diferencia-se em cada parte de seu território. O relevo continental do estado é marcado por cinco unidades principais: as serras, os tabuleiros costeiros, as planícies litorâneas, os planaltos e as depressões. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q983183 | Geografia, Relevo, Especialidade Geógrafo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O sistema de relevo do Distrito Federal (DF) é definido por unidades de relevo representativas. Acerca das unidades de relevo do DF, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q993695 | Geografia, Relevo, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Sabendo que o relevo do território brasileiro foi formado por processos diferenciados de morfogênese e possui uma grande diversidade de formas e estruturas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q896679 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O relevo brasileiro é constituído por um conjunto de rochas sedimentares, com base em estruturas litológicas cristalinas de formação bastante antigas, com terrenos cratônicos que datam do período Pré-Cambriano médio, por volta de dois bilhões de anos atrás. Já a morfologia do relevo brasileiro é resultante tanto de forças endógenas quanto de forças exógenas de formação do relevo, mas com a preponderância do segundo tipo. São consideradas ações exógenas que contribuem para a formação do relevo brasileiro, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.