Questões de Concursos Renda e Produtos Nacionais

Resolva questões de Renda e Produtos Nacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q742773 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, CESPE CEBRASPE

Considerando a teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os próximos itens. O valor correspondente à venda de minério de ferro a uma produtora de aço e o valor da fabricação do aço dessa mesma empresa são contabilizados no valor agregado e, portanto, concorrem para elevar a renda interna bruta da economia.
  1. ✂️
  2. ✂️

182Q746851 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Pareceres acerca de cenários macroeconômicos, geralmente, dizem respeito a análises de incrementos na renda e no produto da economia devido a variações nos consumos público (G) e privado (C), nos investimentos (I), nas exportações (X) e nas importações (M). Com referência a essas informações e considerando uma função consumo C = 10 + 0,8y, julgue os itens seguintes, relativos ao nível de equilíbrio da renda e do produto.

Caso haja uma economia na qual seja consumido tudo o que se produz, a renda y de equilíbrio será igual a 100.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q744069 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, MPOG, ESAF

Alguns bens possuem o que se pode definir como não rivalidade no consumo. Esse conceito implica que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q739302 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Consultor do Executivo, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia, que permite avaliar o desempenho da economia como um todo, centra-se na análise dos grandes agregados macroeconômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Se, em virtude da crise atual de liquidez, ocorrer redução substancial do multiplicador keynesiano da economia americana, então a contração da demanda daí decorrente provocará um deslocamento ao longo da curva de demanda agregada dessa economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q743935 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Com relação ao debate teórico sobre o papel macroeconômico dos déficits orçamentários do governo e da dívida pública, analise as proposições seguintes sob a ótica de diversos modelos econômicos.

I. O modelo keynesiano admite uma política transitória de déficit orçamentário financiado pela dívida pública para expandir o crescimento econômico.

II. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário não tem efeito sobre o crescimento econômico.

III. No modelo keynesiano, o pagamento futuro da dívida pública é garantido pelo aumento da receita de impostos em decorrência do crescimento econômico.

IV. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário presente representa o ônus da dívida pública a ser paga pelas gerações futuras.

V. O modelo de equivalência ricardiana recomenda uma política fiscal de permanente superávit orçamentário.

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q745503 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Para atingir o crescimento equilibrado, o investimento liquido deverá aumentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q739151 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

A escolha em situação de escassez, as interações entre o governo e os mercados privados e a evolução da análise econômica são tópicos relevantes para o exame dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

De acordo com a visão keynesiana, o aumen t o d a oferta de moeda reduz as taxas de juros, o que provoca a expansão do investimento e da demanda agregada.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q745078 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens.

Com base na perspectiva das expectativas racionais, é correto afirmar que os choques não-antecipados na demanda agregada são capazes de afetar a taxa de desemprego no curto prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q745708 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

O Produto Interno Bruto de uma economia aumentou 13,4% entre dois anos consecutivos. A taxa da inflação dessa economia no mesmo período foi de 5%. A taxa de crescimento real da economia nesse período foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q743275 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

Medidas que reduzem os encargos trabalhistas sobre a folha de pagamento aumentam a competitividade das empresas e, portanto, deslocam a curva de oferta agregada de curto prazo da economia para baixo e para a direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q739701 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A partir do final dos anos 60 do século XX, o discurso da crise do Estado entra em cena motivado por sinais de limitações, tanto da ordem democrática, no sentido de sua crescente incapacidade em fazer representar interesses cada vez mais plurais e contundentes, quanto da ordem econômica, no sentido de manter um modelo de desenvolvimento keynesiano fundamentado no endividamento sem estrangular ou afetar a competitividade das economias. A respeito da crise do Estado no Brasil, julgue os itens a seguir.

Constituem características da crise econômica do estado a perda da capacidade de investimento e a taxa negativa de poupança pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q742693 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico, BADESC, FEPESE

O esquema oferta agregada (OA) e demanda agregada (DA) fornece uma visão do equilíbrio macroeconômico. Sobre isso é falso afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q746798 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Nível IV, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes abordagens teóricas relativas ao papel do Estado e à produção de bens públicos, julgue os itens a seguir.

As políticas keynesianas defendem a presença do Estado na economia, por meio da implementação de políticas indutoras de investimentos e geradoras de renda e emprego, combinadas com políticas de conteúdo redistributivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q745126 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Os gastos públicos podem ser entendidos como uma escolha política dos governos no que se refere aos serviços que prestam à sociedade. Nesse sentido, a classificação por funções reflete, de certo modo, as prioridades dadas pelo governo à alocação de recursos. Então, os gastos por funções satisfazem

I. legislativo, judiciário, administração e planejamento.

II. defesa nacional e segurança pública, educação e cultura e habitação e urbanismo.

III. transportes, trabalho e agricultura.

IV. econômicos, correntes e de capital.

Estão corretas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q743488 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens que se seguem.

A redução da alíquota do IPI que incide sobre bens de capital, que passará de 3,5% para 2%, anunciada recentemente pelo governo, se concretizada, provocará um deslocamento ao longo da curva de demanda agregada da economia brasileira e conduzirá à expansão do nível de atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q746684 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Administrativo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens de 79 a 87 a seguir.

No longo prazo, uma expansão da produção sem que haja pressões inflacionárias é consistente com o modelo keynesiano, no qual a oferta agregada de longo prazo é horizontal.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q739292 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica envolve o estudo do comportamento e da mensuração dos grandes agregados econômicos e aborda temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos fundamentais dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a teoria keynesiana, os gastos de consumo não só dependem da variação da renda corrente mas também são influenciados pela renda futura esperada.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q738437 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Tendo essa teoria como referência, julgue os itens a seguir.

No Brasil, os gastos exigidos para a criação de empresas para fabricar polietileno a partir da cana-de-açúcar conduzem a um deslocamento ao longo da curva de demanda de investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q743079 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a consumo, poupança e investimento, importantes variáveis macroeconômicas, julgue os itens subseqüentes.

A redução recente das taxas de juros, no Brasil, representa um deslocamento para cima e para a direita, na função de consumo keynesiana.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.