Questões de Concursos Renda e Produtos Nacionais

Resolva questões de Renda e Produtos Nacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q739511 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

Aumentos na progressividade do imposto de renda, mediante a elevação das alíquotas tributárias, reduzem o consumo das famílias, porém, não alteram o multiplicador keynesiano.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q738762 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia lida com os grandes agregados econômicos e, por essa razão, é importante para se avaliar o desempenho global das economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Se um aumento de 200 nas despesas de investimento resultar em um aumento de 800 da despesa agregada, então a inclinação da curva de demanda agregada é igual a 0,25.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q748269 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados econômicos, como, por exemplo, renda, níveis de preços e desemprego. Com base nessa teoria, julgue os itens de 59 a 66.

Se o excesso de reservas no sistema bancário for igual a R$ 1.000,00 e o coeficiente de reservas obrigatórias for igual a 0,25, então a expansão máxima da oferta de moeda será igual a R$ 4.000,00.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q742452 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

A confecção de um orçamento empresarial normalmente exige considerar a possibilidade de eventos externos ao controle da empresa. Para atender tal situação, é comum que um orçamento seja dividido ou classificado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q740926 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista de Desenvolvimento, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a teoria keynesiana, quando ocorre uma alta da taxa de juros, o custo de oportunidade de detenção de moeda aumenta, reduzindo, assim, a velocidade de circulação da moeda.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q739247 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE

Baseando-se, ainda, na teoria macroeconômica, julgue os itens a seguir.

No modelo keynesiano básico, no qual a demanda agregada é composta unicamente pelas demandas de consumo e investimento, se a propensão marginal a consumir for igual a 0,6, o valor do multiplicador keynesiano será de 2,5.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q744399 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das teorias macroeconômicas e contas nacionais.

O modelo keynesiano considera o investimento como dado pela economia, já o modelo IS-LM considera o investimento como função da taxa de juros.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q740337 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

A regra de investimento baseada na taxa interna de retorno afirma que o projeto deve ser rejeitado sempre que a taxa interna de retorno for:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q739739 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A análise macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, constitui base sólida para o exame do processo de desenvolvimento econômico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Havendo excesso de capacidade, a curva de oferta agregada keynesiana será horizontal e, nesse caso, o nível de atividade econômica será determinado unicamente pela demanda agregada.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q746994 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, CADE, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria keynesiana, das políticas fiscal e monetária e do mercado de trabalho, julgue os itens subsequentes. A demanda agregada representa o total de bens e serviços considerado em todos os níveis de preços, o que corresponde ao produto interno bruto quando os níveis de estoque estão fixos.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q745380 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

Políticas monetárias expansionistas elevam a oferta monetária, reduzem as taxas de juros e, no curto prazo, deslocam a curva de demanda agregada para cima e para a direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q739797 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica envolve o estudo do comportamento e da mensuração dos grandes agregados econômicos e aborda temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos fundamentais dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

Embora a redução no nível de preços eleve as despesas de consumo e de investimento, não se pode determinar, a priori, o impacto dessa redução sobre a demanda agregada, porque, simultaneamente, ocorre diminuição das exportações líquidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q742953 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, TCE CE, FCC

Considere as definições das siglas a seguir:

C = Consumo privado

I = Investimento privado

G = Gastos totais do Governo

 X = Exportação de bens e serviços

M = Importação de bens e serviços

A demanda agregada da economia, supondo-se que a oferta agregada seja infinitamente elástica, é representada pela seguinte expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q746281 | Economia, Renda e Produtos Nacionais

Observe as preposições abaixo.

I. A propensão marginal a consumir (PMgC) é o acréscimo de consumo, dado um decréscimo na renda nacional.

II. O investimento visto como elemento da demanda agregada é a fase em que apenas se gasta com instalações, equipamentos etc., antes de o investimento maturar e resultar em acréscimos de produção.

III. Supondo investimentos autônomos em relação à renda nacional, se os indivíduos desejarem poupar mais nos diversos níveis de renda planejada, no novo equilíbrio o nível de poupança será constante e o da renda diminuirá.

IV. O investimento visto como elemento de oferta agregada ocorre quando aumenta a capacidade produtiva, após a maturação do investimento (ou seja, quando redunda em aumentos da produção).

São corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q739628 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, o aumento da renda das camadas mais pobres da população, com pouco acesso aos meios de pagamento eletrônicos, induz ao maior uso do papel moeda e, portanto, contribui para aumentar o valor do multiplicador monetário.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q747578 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, MPU, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 66 a 70 considere as informações a seguir.

             Num determinado país, usando dados do tipo "crosssection", um grupo de macroeconomistas estimou as seguintes funções dentro de um contexto de um modelo keynesiano simples para uma economia fechada, sendo todas estatisticamente significantes:

C = 0,8 Yd

T = 100 + 0,0625 Y

Onde:

Y = Renda nacional

Yd = Renda nacional disponível

T = Tributação

              Sabe-se que, para o ano corrente, os Gastos do Governo (G) montaram a 300 e os investimentos privados (I), a 200. Ao responder as questões seguintes, abstraia a existência de depreciação do estoque de capital fixo e suponha que não há tributos indiretos.

No nível de equilíbrio de renda estimado para esse ano, a poupança privada é positiva e de valor igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q748186 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, MPE PA, NCE

O conceito de Investimento na visão econômica capitalista é "a aplicação no sistema econômico de recursos produtivos visando ao aumento da riqueza econômica de uma sociedade". Com base neste enunciado é correto afirmar afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q739583 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Pareceres acerca de cenários macroeconômicos, geralmente, dizem respeito a análises de incrementos na renda e no produto da economia devido a variações nos consumos público (G) e privado (C), nos investimentos (I), nas exportações (X) e nas importações (M). Com referência a essas informações e considerando uma função consumo C = 10 + 0,8y, julgue os itens seguintes, relativos ao nível de equilíbrio da renda e do produto.

Considere que, em uma economia fechada e sem governo, apresentem-se função consumo C = 10 + 0,8y, função poupança S = -10 + 0,2y e investimento autônomo I = 10. Considere, ainda, que os empresários dessa economia tenham decidido aumentar os investimentos em 10%. Nessa situação, haverá aumento de 5% na renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q743623 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, MPE PA, NCE

A figura abaixo, na qual C,I e Y representam respectivamente, Consumo, Investimento e Produto Nacional, ilustra o equilíbrio macroeconômico para uma economia fechada, sem governo, sem realização de depreciação e sem retenção de lucros. A partir da análise da figura, apoiada na teoria Keynesiana, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.