Questões de Concurso Renda e Produtos Nacionais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q739593 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando a economia está no pleno emprego, a conjuntura econômica se caracteriza pela inexistência de capacidade ociosa no setor produtivo, assim é verdadeira a assertiva de que no pleno emprego:

32 Q740371 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, TJ PE, SUSTENTE

A respeito da função consumo, assinale a opção CORRETA:

33 Q745904 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

O Produto Nacional Bruto a custo de fatores corresponde à seguinte soma algébrica:

34 Q745520 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Companhia Docas do Estado da Bahia BA, CESPE CEBRASPE

Considere uma economia fechada com PNB = C + I + G, em que C = consumo, I = investimento e G = gastos do governo com bens e(ou) serviços. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Nessa economia, as despesas que podem ser corretamente contabilizadas na rubrica G incluem compras de armas para o exército, obras públicas e gastos com assistência à pobreza e aos idosos.

35 Q742888 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, BNDES, VUNESP

A taxa interna de retorno (TIR) de um projeto de investimento é definida como sendo a taxa de juros que iguala a zero o valor presente líquido (VPL) do mesmo. Analise as seguintes proposições a respeito da TIR: I. Um projeto que apresenta um fluxo de caixa composto por um ingresso líquido de R$ 1.200.000,00 no primei- ro ano e despesas líquidas de R$ 300.000,00 no segun- do e terceiro anos tem uma taxa interna de retorno (TIR) negativa, logo não deve ser implementado por não ser rentável. II. O método da taxa interna de retorno (TIR) tem como pressuposto que essa taxa de desconto se mantenha constante ao longo do horizonte do projeto, fato difícil de ocorrer no mundo real. III. É possível que dois projetos tenham a mesma taxa in- terna de retorno, mas tenham valores presentes líquidos diferentes para outras taxas de desconto. Pode-se afirmar que:

36 Q746909 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, MPU, FCC

No modelo keynesiano simples para uma economia aberta e com governo, em que o investimento, a tributação, os gastos do governo e as exportações são autônomos, as propensões marginais a poupar e a importar são 0,25 e 0,15, respectivamente. Supondo que o nível de investimento aumente em 40, a renda também será aumentada em:

37 Q743087 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, BACEN, FCC

A teoria dos ciclos econômicos reais pretende que as flutuações econômicas de curto prazo devam ser explicadas assumindo que os preços da economia sejam totalmente flexíveis, ao contrário da teoria keynesiana, que os considera rígidos no curto prazo. Analise as seguintes afirmativas sobre essa teoria:

I. A quantidade ofertada de mão-de-obra depende positivamente dos incentivos econômicos oferecidos ao trabalhador.

II. Se os salários dos trabalhadores estiverem altos e ou a taxa de juros for elevada, os trabalhadores preferirão trabalhar menos e a economia entrará em recessão.

III. A aprovação de uma legislação ambiental muito restritiva ou o aumento do preço internacional do petróleo não são fatores que podem induzir a economia à recessão.

IV. A oferta de moeda é endógena e a expansão dela em função do crescimento da atividade econômica pode dar a ilusão de que a moeda não é neutra, embora ela o seja de fato.

É correto o que consta APENAS em

38 Q747348 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, CESPE CEBRASPE

As políticas fiscais e monetárias influenciam significativamente o desempenho da economia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. A recente expansão do mercado acionário brasileiro, sumariada pelos recordes sucessivos alcançados pelo IBOVESPA, desloca a curva de oferta agregada da economia brasileira para cima e para a direita, expandindo a produção e reduzindo os preços.

40 Q745886 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

No modelo keynesiano simplificado, a demanda agregada é determinada pelo: DA = C + I + G + X. Onde:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.