Questões de Concursos Renda e Produtos Nacionais

Resolva questões de Renda e Produtos Nacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q745886 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

No modelo keynesiano simplificado, a demanda agregada é determinada pelo: DA = C + I + G + X. Onde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q738122 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

Se a expansão dos gastos públicos, por reduzir a poupança doméstica, eleva as taxas de juros e reduz o impacto do multiplicador keynesiano, então, ocorre efeito deslocamento (crowding out).

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q743377 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, CODEBA BA, CESPE CEBRASPE

Considere um país onde se produza somente pães. Acerca dessa economia hipotética e de seu Produto Nacional Bruto (PNB), julgue os itens que se seguem.

O trigo utilizado na produção de pães não pode ser contabilizado no PNB desse país.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q742218 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Tendo essa teoria como referência, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a alta substancial do preço das ações, sumariada pelos recordes sucessivos do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA), desloca a curva de demanda agregada da economia brasileira, para cima e para a direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q748451 | Economia, Renda e Produtos Nacionais

Em uma economia fechada com a curva de oferta agregada completamente inelástica, um aumento dos gastos públicos deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q746655 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma economia fechada, sem governo, os gastos autônomos de consumo correspondam a R$ 150 bilhões, o investimento planejado seja igual a R$ 50 bilhões e a propensão marginal a consumir seja de 0,75. Com base nessas relações, julgue os itens a seguir.

A função de poupança (S) dessa economia é dada pela expressão S = -150 + 0,25Y, em que Y é o PIB.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q742085 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico em Gestão Pública, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Suponha que uma economia possa ser descrita pelas seguintes relações: C = 170 + 0,6 × (Y - T), em que C representa o consumo, Y é a renda; I = 250 representa o investimento; G = 300 é o gasto público e T = 200 é a tributação. Acerca dessa economia e com base nos dados apresentados, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q740332 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca do conjunto orçamentário do consumidor, julgue os itens subsequentes.

A inclinação da reta orçamentária p1 x1 + x2 = m, em que p 1 é o preço do bem 1 e x1 e x2 são, respectivamente, as quantidades dos bens 1 e 2, corresponde ao preço do bem 1 com sinal contrário.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q742327 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

Se, em razão da recessão mundial, as famílias decidirem elevar seus depósitos de poupança para se precaverem das incertezas geradas pela crise, ocorrerá um aumento dos agregados monetários M2 e M3.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q745152 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

No conhecido modelo keynesiano simples para uma economia fechada, o valor do multiplicador é função decrescente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q748497 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O estudo da demanda e da oferta agregada é crucial para a elaboração de políticas macroeconômicas apropriadas. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Quando o investimento autônomo aumenta, a produção de equilíbrio aumentará à medida que a propensão marginal a poupar for menor.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q745863 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Considere as seguintes informações para uma economia fechada e com governo:

Y = 1200

 C = 100 + 0,7.Y

 I = 200

onde:

Y = produto agregado;

 C = consumo agregado; e

I = investimento agregado.

Com base nestas informações, pode-se afirmar que, considerando o modelo keynesiano simplificado, para que a autoridade econômica consiga um aumento de 10% no produto agregado, os gastos do governo terão que sofrer um aumento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q744229 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Ministério do Trabalho e Emprego, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

A forte redução do preço do petróleo nos mercados internacionais, ocorrida recentemente, desloca a curva de oferta agregada da economia brasileira para baixo, contribuindo, assim, para elevar a produção e reduzir a taxa de inflação.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q739090 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.

Avanços tecnológicos no setor de telecomunicações expandem a demanda de investimento. Para uma dada posição da função poupança, isso implica em redução da demanda por fundos emprestáveis e, por conseqüência, em diminuição da taxa de juros.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q739507 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Especialista em Regulação da Educação Superior, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a macroeconomia estuda o comportamento de variáveis econômicas e suas inter-relações, julgue os itens subsequentes. De acordo com o modelo keynesiano simplificado, no qual o investimento é totalmente inelástico à taxa de juros, decisões de política fiscal são inócuas, ao passo que decisões de política monetária possuem eficiência máxima.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q747636 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Em uma economia aberta e com governo, a poupança da economia é proveniente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q744375 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na perspectiva da modelagem keynesiana, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) está condicionado a um conjunto de fatores determinantes. Neste sentido o PIB é uma função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q740080 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Economista, CODEBA BA, CESPE CEBRASPE

Considere uma economia fechada com PNB = C + I + G, em que C = consumo, I = investimento e G = gastos do governo com bens e(ou) serviços. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Uma política fiscal restritiva tende a expandir o PNB dessa economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q741660 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, MPOG, ESAF

Considere os seguintes dados:

 Exportações de bens e serviços não fatores = 200;

Déficit do balanço de pagamentos em transações correntes = 100;

 Importação de bens e serviços não fatores = 100.

 Com base nessas informações, é correto afi rmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q741684 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens que se seguem.

O fato de que, no longo prazo, aumentos da taxa de inflação não alteram a taxa de desemprego é consistente com a hipótese de uma curva de oferta agregada vertical.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.