Questões de Concursos República Oligárquica

Resolva questões de República Oligárquica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q945544 | História, República Oligárquica, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Considere o texto a seguir.

"O coronelismo é um termo exclusivamente brasileiro que define a complexa estrutura de poder na República Velha (1889–1930), que foram os primeiros anos do Brasil como república, quando as oligarquias estaduais eram pequenos grupos que sustentavam seu poderio através das riquezas produzidas em suas propriedades rurais. Os coronéis eram um dos símbolos do poder político."

Fonte: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/coronelismo.html>

Nesse sentido, o coronelismo na primeira República do Brasil representou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q948565 | História, República Oligárquica, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Os italianos participaram da Primeira Guerra Mundial objetivando satisfazer suas necessidades econômicas e reivindicações territoriais, mas a eles restaram miséria, caos econômico e político, fuga de capitais e ruína.” (BARBEIRO, Heródoto e outros. História: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. p. 401)

Com base no texto e a respeito do período entre guerras na Itália, é correto afirmar que este foi um período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q679689 | História, República Oligárquica, Prova 01, UEMG, UEMG, 2019

Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição republicana e um dos seus dispositivos garantia aos brasileiros o direito ao voto. A institucionalização desse direito, entretanto, tinha limitações. Analise as especificidades a seguir e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F), em relação ao direito ao voto.

( ) Os eleitores deveriam ter como pré-requisito a idade mínima de 25 anos e 100 mil réis de renda anual, isto é, o voto era censitário.

( ) Os homens acima de 21 anos tinham direito ao voto, exceto os analfabetos, os mendigos, os soldados, os religiosos.

( ) O voto passava a ser aberto, ou seja, o eleitor era obrigado a revelar publicamente o candidato em que votava, e isso permitia inúmeras fraudes eleitorais.

( ) A grande novidade dessa Constituição foi a inclusão da mulher no sistema eleitoral; a partir de então ela teria direito ao voto.

A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678765 | História, República Oligárquica, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A Primeira República brasileira foi um período de intensas transformações nas esferas política, econômica, social e cultural. No âmbito das relações de trabalho, a recente abolição da escravidão – em 1888 – transformou os trabalhadores escravizados em livres. Na prática, porém, os desejados direitos sociais e a valorização do trabalho precisaram ser reivindicados por meio de lutas cotidianas, travadas por diferentes grupos organizados.

Sobre as lutas do movimento operário na Primeira República, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q949847 | História, República Oligárquica, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Ao longo dos séculos, o período medieval foi sendo rotulado por terminações que acabaram deixando esse tempo conhecido como os “Anos Escuros” ou “A Idade das Trevas”. Essa perspectiva negativista foi iniciada no discurso de vários intelectuais que viam o mundo feudal como um grande sinônimo do atraso, do primitivismo, do abandono do pensamento racional e das ciências.
Google notícias.
A crítica ao mundo medieval presente no texto foi desenvolvida no contexto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q950784 | História, República Oligárquica, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Sobre as consequências do fim do regime escravista no Brasil, considere as seguintes afirmações.

I - A ausência, logo após a abolição, de um amplo e efetivo projeto político de integração social e econômica dos indivíduos emancipados pode ser considerada um dos fatores das desigualdades raciais que marcam a história republicana brasileira.

II - A emergência de organizações políticas e culturais, como a Frente Negra Brasileira, na década de 1930, define um importante processo de defesa das condições de cidadania e de combate ao racismo.

III- A reflexão sobre a memória da escravidão e suas consequências sociais manifesta-se na criação de uma Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra e na definição do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q678636 | História, República Oligárquica, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

Na primeira República (1889 - 1930), no Brasil, o processo de crescimento industrial foi acompanhado pelo aumento do número de cidades. Essa associação entre industrialização e urbanização, no caso brasileiro, está estreitamente ligada ao aumento do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q947384 | História, República Oligárquica, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

“A primeira investida da psiquiatria nesse sentido voltou-se para a aquisição de poder político para uma ação profissional dentro e fora do hospício. Esse poder, através de muitas lutas, foi sendo incrementado, e desde o final do século XIX via-se cada vez mais reforçado, à proporção que se sustentava como saber científico, mostrando-se fundamentado na interação de seu discurso com a medicina. A relação da psiquiatria com a medicina permitia garantir a função do psiquiatra com o apoio científico indispensável ao exercício de poder do Estado.”

(PORTOCARRERO, Vera. Arquivos da Loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002, p. 20).

Considerando o contexto econômico, social, político e cultural ao qual o texto se refere, podemos corretamente afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q869382 | História, República Oligárquica, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itumbiara GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

E desse modo se estabilizava a República brasileira no início do século XX, na base de muita troca, empréstimo, favoritismo, negociação e repressão. Visto desse ângulo, e como diziam os jornais satíricos de época, o país não passava de uma grande fazenda.

SCHWARCZ, Lília Moritz; STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.


O texto acima trata do sistema de poder e governo brasileiro, que se instaurou sobretudo a partir do século XIX. Esse sistema ficou conhecido pela prática do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q680867 | História, República Oligárquica, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“São conflitantes as informações sobre o número de construções demolidas para dar passagem à nova avenida, variando entre setecentas e três mil. Ao atuar sobre velhas freguesias e distritos centrais, esse conjunto de intervenções urbanísticas resultou na destruição de quarteirões inteiros de hospedagens, cortiços, casas de cômodos e estalagens, além de armazéns e trapiches de áreas junto ao mar, forçando boa parte da população que aí vivia e trabalhava a se deslocar.”
(MOTTA, Marly. O Bota-Abaixo. In: Atlas histórico do Brasil. Rio de Janeiro: FGV/ CPDOC, 2016.) Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/o-bota-abaixo (último acesso em 29/05/2021)
A Reforma Urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906), no Rio de Janeiro, acarretou consequências sérias para a então capital da República.
Com relação ao processo descrito no texto, a principal consequência foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q950637 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Analise as proposições a respeito da participação de militares em movimentos políticos no Brasil republicano.

I. O único registro de participação efetiva de militares na vida política nacional ocorreu entre 1964 e 1985, durante o período da ditadura militar.

II. O envolvimento de militares com a política nacional pode ser observado em diferentes momentos, dentre eles citam-se a Proclamação da República, o Movimento Tenentista e o Golpe de 1964.

III. Em 1964, a instauração do governo militar deu-se, democraticamente, por meio de uma ampla votação.

IV. Durante o período da ditadura militar assistiu-se a um aumento das diferenças sociais no Brasil, resultante, entre outras coisas, da intervenção direta do governo na política de reajustes salariais.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q891779 | História, República Oligárquica, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

Por isso mesmo, o “coronelismo” é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece a base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 2012.


O texto indica que o fenômeno social mencionado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897854 | História, República Oligárquica, Professor de História do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Leia com atenção o trecho a seguir. “Temos, assim, três conceitos relacionados, mas não sinônimos, guardando cada uma sua especificidade, além de representarem curvas diferentes de evolução. O coronelismo retrata-se com uma curva tipo sino: surge, atinge o apogeu e cai num período de tempo relativamente curto. O mandonismo segue uma curva sempre descendente. O clientelismo apresenta uma curva ascendente com oscilações e uma virada para baixo nos últimos anos”.

Fonte: CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p.135.



Sobre os conceitos e as ideias do autor, marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q865419 | História, República Oligárquica, Oficial de Promotoria, MPEGO, MPE GO, 2024

Pode-se afiançar que o período, compreendido entre os anos de 1900 a 1930, foi identificado no processo histórico brasileiro como República Velha. Assinale a alternativa que reproduza uma característica de tal período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q939306 | História, República Oligárquica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “marujada” rebelde foi inteiramente expulsa da esquadra. Num sentido histórico, porém, eles foram vitoriosos. A “chibata” e outros castigos físicos infamantes nunca mais foram oficialmente utilizados; a partir de então, os marinheiros - agora respeitados - teriam suas condições de vida melhoradas significativamente. Sem dúvida fizeram avançar a História.

MAESTRI, M. 1910: a revolta dos marinheiros-um a saga negra. São Paulo: Global, 1982.

A eclosão desse conflito foi resultado da tensão acumulada na Marinha do Brasil pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q939690 | História, República Oligárquica, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

O relato do revolucionário Gregório Bezerra, nascido em 13 de março de 1900, expõe muito do drama social brasileiro: da seguinte forma:


“Gregório Bezerra só foi comer um “prato de arroz com farofa e carne de porco” aos 7 anos, quando já trabalhava como pequeno lavrador na fazenda de um velho latifundiário. Costumava fazer uma única refeição: farinha com migalhas de charque ou “pirão de água fria com um naco de bacalhau.”


PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira, volume 3, República – Memórias. Rio de Janeiro: LeYa, 2017. p. 286.


Na Primeira República ou República Velha (1889-1930) no Brasil, a estrutura da economia brasileira de natureza agrário exportadora e latifundiária era a simbiose de um regime político que tinha como característica:

I – O poder oligárquico coronelista excludente da participação da maioria.

II – Os potentados locais controlavam o sistema eleitoral, fraudando o voto que era aberto e não secreto.

III – A Comissão Verificadora dos Poderes foi estabelecida pela “Política dos Governadores” fortalecendo o “jogo oligárquico”.

IV – Os latifundiários tinham o controle social dos trabalhadores rurais fortalecendo o seu mando político.

Marque a alternativa que apresenta as proposições verdadeiras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q944391 | História, República Oligárquica, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Leia o decreto do governo brasileiro nº 528, de 28 de junho de 1890:
"CAPÍTULO I - DA INTRODUÇÃO DE IMIGRANTES
Art. 1º É inteiramente livre a entrada, nos portos da República, dos indivíduos válidos e aptos para o trabalho, que não se acharem sujeitos à ação criminal do seu país, excetuados os da Ásia ou da África que somente mediante autorização do Congresso Nacional poderão ser admitidos de acordo com as condições que forem então estipuladas.”
(Coleção de Leis do Brasil, 1890, p. 1424, Vol. 1, fasc. VI. Redação atualizada.)
Sobre a política imigratória brasileira da Primeira República (1889-1930), é correto afirmar que ela pretendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q947232 | História, República Oligárquica, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

“Canudos de hoje é a terceira da história. A primeira, criada no século 18, foi destruída pelo Exército em 1897, no fim da guerra. A segunda surgiu por volta de 1910, construída sobre as ruínas da anterior. Os primeiros habitantes eram sobreviventes do conflito. Em 1950, com o início das obras da barragem que inundaria o local, os moradores começaram a sair, formando um novo vilarejo a uma distância de cerca de 20 quilômetros. A segunda Canudos desapareceu sob as águas do açude do Cocorobó, em 1969. O vilarejo tornou-se, em 1985, a terceira Canudos.”

ALMEIDA, M. V. “Destruída duas vezes, Canudos sobrevive em meio a escombros e miséria”. Folha de São Paulo, São Paulo, 09 jun. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/06/destruida-duas-vezes-canudos-sobrevive-em-meio-a-escombros-e-miseria.shtml Acesso em: 09 jun. 2019.

A cidade atual, com seus mais de 16 mil habitantes, apresenta graves problemas sociais. Por isso, permanecer em Canudos expõe a resistência e tensão frente às péssimas condições de vida que, para a grande maioria, não são meras adversidades momentâneas. Em relação à historicidade que envolve Canudos é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q881798 | História, República Oligárquica, Sanclerlândia, MPEGO, MPE GO, 2024

Assinale a opção incorreta acerca das seguintes assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q914456 | História, República Oligárquica, Cocalzinho, MPEGO, MPE GO, 2023

Durante o período de transição do século XIX para o XX, as imigrações desempenharam um papel crucial na formação sociocultural do Brasil. Qual dos seguintes grupos étnicos não foi significativamente representado nesse fluxo migratório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.