Questões de Concursos: República Oligárquica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: República Oligárquica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101 Q909386 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A República Juliana, ou República Catharinense Livre e Independente, foi proclamada em julho de 1839 na cidade de Laguna.

A proclamação da República Juliana está associada a um movimento revolucionário que se iniciou no Rio Grande do Sul, onde os revoltosos proclamaram a República Rio Grandense.

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa rebelião.

102 Q902744 | História, República Oligárquica, História, IFES, IF ES, 2024

“[...] os depoimentos de Luzias e Saquaremas [...] nos mostram [...] a distinção que ambos estabeleciam entre os movimentos levados a efeito pela ‘flor da sociedade brasileira’ [...] e os demais, da ‘escória da população [...].”
Texto extraído de: MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 2004, p. 124.

Sobre as relações e os conflitos sócio-políticos no Império brasileiro, tendo como perspectiva a análise de Ilmar Mattos, é CORRETO afirmar:

103 Q937311 | História, República Oligárquica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel” . Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social

104 Q938425 | História, República Oligárquica, PPL, ENEM, INEP

As camadas dirigentes paulistas na segunda metade do século XIX recorriam à história e à figura dos bandeirantes. Para os paulistas, desde o início da colonização, os habitantes de Piratininga (antigo nome de São Paulo) tinham sido responsáveis pela ampliação do território nacional, enriquecendo a metrópole portuguesa com o ouro e expandindo suas possessões. Graças à integração territorial que promoveram, os bandeirantes eram tidos ainda como fundadores da unidade nacional. Representavam a lealdade à província de São Paulo e ao Brasil.

ABUD, K. M. Paulistas, uni-vos! Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 34,1 jul. 2008 (adaptado).

No período da história nacional analisado, a estratégia descrita tinha como objetivo

105 Q679904 | História, República Oligárquica, Prova 06, UEMG, UEMG, 2019

A década de 1920 no Brasil foi marcante para o surgimento de movimentos políticos, sociais e culturais de contestação ao sistema da Primeira República. Qual dos eventos da década de 1920 está diretamente relacionado com as mudanças culturais e literárias?

106 Q906471 | História, República Oligárquica, História, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Durante a Primeira República no Brasil ocorreram diversas revoltas devido às desigualdades sociais e regionais. Seja no meio urbano ou rural, essas revoltas, em geral, englobavam as camadas sociais marginalizadas do sistema que privilegiava as elites agrárias de Minas Gerais e São Paulo. Identifique, a seguir, a revolta liderada por um movimento messiânico ocorrida no sertão da Bahia entre 1896 e 1897.

107 Q904388 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ainda no governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932 o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral julgando questões de matérias eleitorais, organização das mesas de votação e apuração de votos. No que se refere a essa iniciativa, ela teve como principal objetivo:

108 Q939011 | História, República Oligárquica, PPL, ENEM, INEP

Eu mesmo me apresento: sou Antônio:

sou Antônio Vicente Mendes Maciel

(provim da batalha de Deus versus demônio

Com a res publica marca de Caim).

Moisés, do Êxodo ao Deuteronômio,

Sou natural de Quixeramobim,

O Antônio Conselheiro deste chão

Que vai ser mar e o mar vai ser sertão.

ACCIOLY, M. Antônio Conselheiro. In: FERNANDES, R. (Org.). O clarim e a oração: cem anos de Os sertões. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como

109 Q936293 | História, República Oligárquica, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.

PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).

Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era

110 Q907879 | História, República Oligárquica, História, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1

Os utopistas não se contentaram em conturbar as relações entre o pensamento especulativo e a prática; como os grandes navegadores – e Fourier, o príncipe dos utopistas, invocou sempre Cristóvão Colombo – eles não cessaram de explorar terras desconhecidas e de forçar passagens perigosas.


ABENSOUR, M. O novo espírito utópico. Campinas: Unicamp. 1990, p. 47. [Adaptado].
A metáfora utilizada evidencia qual característica em comum entre os grupos comparados?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.