Início

Questões de Concursos República Oligárquica

Resolva questões de República Oligárquica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q909386 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A República Juliana, ou República Catharinense Livre e Independente, foi proclamada em julho de 1839 na cidade de Laguna.

A proclamação da República Juliana está associada a um movimento revolucionário que se iniciou no Rio Grande do Sul, onde os revoltosos proclamaram a República Rio Grandense.

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa rebelião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q950348 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto associado.

O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.

(José Murilo de Carvalho.Os bestializados, 1987.)

O texto afirma que a consolidação do Rio de Janeiro como “o centro da vida política nacional” ocorreu com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q939148 | História, República Oligárquica, PPL, ENEM, INEP

Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei.
LEAL, V N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.
Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q946430 | História, República Oligárquica, Tarde, IFNMG, IFN MG, 2018

Sobre o governo de Juscelino Kubitschek no Brasil, são feitas as seguintes afirmações:
I. Governou com base em um Plano de Metas, que favoreceu o crescimento do setor industrial. II. A meta síntese de seu governo foi a construção de Brasília, através da Novacap. III. Foi marcado pela estabilidade política e nenhuma tentativa golpista. IV. Priorizou o desenvolvimento da indústria nacional, em detrimento das multinacionais. V. Foi considerado nacionalista e marcado pela neutralidade em relação à Guerra Fria.
Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q951340 | História, República Oligárquica, Vestibular, UEMG, UEMG, 2019

Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q679107 | História, República Oligárquica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Garantidos pela lei
Aqueles malvados estão
Nós temos as leis de Deus
Eles têm a lei do Cão!
Bem desgraçados são eles
Pra fazerem a eleição
Abatendo a lei de Deus
Implantando a lei do Cão!
Casamento vão fazendo
Para o povo iludir
Vão casar o povo todo
No casamento civil!
D. Sebastião já chegou
E traz muito regimento
Acabando com o civil
E fazendo o casamento!
O Anticristo nasceu
Para o Brasil governar
Mas aí está o Conselheiro
Para dele nos livrar!
Visita vem nos fazer
Nosso rei D. Sebastião
Coitado daquele pobre
Que viver na lei do Cão!
Esses versos foram coletados por Euclides da Cunha em Canudos e publicados em Os sertões, de 1902. Eles mostram parte das ideias que aglutinaram as pessoas em torno de Antônio Conselheiro, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q938429 | História, República Oligárquica, PPL, ENEM, INEP

Enfermo a 14 de novembro, na segunda-feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime. Sentou-se e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe:

— Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade?

O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:

— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?

— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.

E, sentando-se, pensou com tristeza:

— Não dou três anos para que isso seja uma República!

AZEVEDO, A. Vidas alheias. Porto Alegre: s.e, 1901 (adaptado).

A crônica de Artur Azevedo, retratando os dias imediatos à instauração da República no Brasil, refere-se ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q950982 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Observe o texto abaixo:

A vida de aprendiz era dura. [...] Dormiam num quarto sujo e gelado, levantavam-se antes do amanhecer, saíam para executar tarefas o dia inteiro, tentando furtar-se aos insultos do patrão (mestre) e nada recebiam para comer, a não ser sobras. Achavam a comida especificamente mortificante. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro vendia, secretamente, as sobras, e dava aos rapazes comida de gato – velhos pedaços de carne podre que não conseguiam tragar e, então, passavam para os gatos, que os recusavam”.

DARNTON, R. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa”. Rio de Janeiro, 1986. p. 103-104.

Desde o final da Idade Média, o artesanato passou a conviver com outro modelo de produção, o sistema doméstico. Neste sistema surge a figura do intermediário entre o artesão e o mercado. Considerando a leitura do texto de Darnton e seus conhecimentos sobre o processo de transição do trabalho doméstico para a fábrica, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q945869 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

A obra de Euclides da Cunha, intitulada Os Sertões, relata a história de um vilarejo chamado Canudos, onde o beato Antônio Conselheiro construiu uma comunidade com aproximadamente 30 mil pessoas. Historicamente, o motivo que deu origem à Guerra de Canudos foi marcado pelo modelo político e econômico adotado pelo Brasil naquele período.

CUNHA, Euclides da.Os Sertões. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1985. (Adaptado)

A reivindicação expressa na Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, datada do final do século XVIII na França, informa, indiretamente, que as mulheres daquele período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q946284 | História, República Oligárquica, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

O período imperial brasileiro estendeu-se a partir de nossa independência até o final do século XIX. No decorrer desse período, inúmeras revoltas questionaram o centralismo inerente à administração imperial das províncias. Entre essas revoltas, destacou-se a Confederação do Equador, que eclodiu em 1824 e foi marcada por ideais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q943308 | História, República Oligárquica, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Sobre o período da República brasileira, que se inicia em 1889 e segue até o presente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q937438 | História, República Oligárquica, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Vertigem e aceleração do tempo: essa seria a sensação mais forte experimentada pelos homens e mulheres que viviam ou circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro na virada do século XIX para o século XX. O mesmo sentimento estaria presente nas principais cidades brasileiras, que recebiam levas de imigrantes europeus que atravessavam o Atlântico em busca do sonho de fazer a América. O progresso tudo parecia arrebatar em sua corrida desenfreada. Marasmo: assim, nas fazendas, nas vilas do interior e nos sertões do país, essa mesma virada do século seria percebida. Ali, nada parecia romper uma rotina secular, firmemente alicerçada no privilégio, na inviolabilidade da vontade senhorial dos coronéis.

NEVES, M. S. Os cenários da República: o Brasil na virada do século XIX para o século XX. In: DELGADO, L. A. N.; FERREIRA, J. L. (Org.). Brasil republicano: Estado, sociedade civil e cultura política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 (adaptado).


Os cenários descritos no texto, referentes à Primeira República no Brasil, evidenciam a(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q946422 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2018

Leia o fragmento da canção seguinte composta por Maugeri Neto e Fernando Azevedo de Almeida. Assinale a afirmativa CORRETA que identifica o contexto histórico ao qual a música está associada.
Varre, varre,varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira! Que o povo já tá cansado De sofrer dessa maneira (...).
RIBEIRO, Marcus Venicio; ALENCAR, Chico; CECCON, Claudius. Brasil vivo: uma nova história da nossa gente. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 1988. p. 182.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q947327 | História, República Oligárquica, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Durante o período da República Velha no Brasil (1889-1930), uma prática que garantia os resultados eleitorais favoráveis aos candidatos que contavam com o apoio dos governantes era conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q680650 | História, República Oligárquica, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“A lei Adolfo Gordo era uma constante ameaça a todos, meio de intimidação e vingança, um cutelo suspenso na cabeça do irreverente ou inconformado. O fazendeiro ameaçava o colono. O industrial ameaçava o operário. Ou se submetiam a qualquer iniquidade, a aceitar condições vexatórias e prejudiciais, ou eram denunciados como elementos perigosos à tranquilidade pública. Para tal, não eram precisas provas: a informação policial era suficiente!”

(DIAS, Everardo. História das Lutas Sociais no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977; p.56)


Sobre a lei citada no trecho acima e seu contexto histórico, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q904576 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O quadriênio de Rodrigues Alves, responsável pelo famoso Bota-abaixo, foi considerado um sucesso. O quinto presidente do Brasil, eleito em 1902 com apoio das elites de São Paulo, cuja capital reurbanizara.” (Del Priore, Mary. Histórias da Gente Brasileira. Volume 3. República (Memórias 1989-1950. Rio de Janeiro. Le Ya. 2017. p. 33).


Quanto à política de saneamento, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q909718 | História, República Oligárquica, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

Durante a Primeira República, ocorreram diversas revoltas contra a nova ordem estabelecida. Algumas se originaram no campo, outras se desenvolveram nas cidades. A maior parte, porém, tinha relação com a precariedade em que vivia uma parcela da população nesse período. As alternativas abaixo trazem movimentos sociais que ocorreram durante a Primeira República, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q943530 | História, República Oligárquica, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

O termo “coronelismo” designa o sistema político que predominou durante a República Velha e é caracterizado pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q951113 | História, República Oligárquica, Primeira Fase OAB, USP, FUVEST, 2018

Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o maisimportante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.

Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.

A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q942995 | História, República Oligárquica, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

Na primeira República brasileira (1889-1930) associaram-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.