Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q430037 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual RO, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Constituição Federal (CF), julgue os itens subsecutivos.

Seria inconstitucional, por violar o princípio da simetria, norma da Constituição do Estado de Rondônia que fixasse em nove o número de conselheiros do TCE/RO.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q438144 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Legislativo, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

De acordo com o art. 22 da Constituição Federal NÃO compete privativamente à União legislar sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q433046 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Leia as afirmativas sobre a competência e, após, escolha a alternativa correta:

I - Compete à Justiça Estadual Comum, na vigência da Constituição de 1988, o processo por contravenção penal, ainda que praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades.

II – Compete ao juízo do local da obtenção da vantagem ilícita processar e julgar crime de estelionato cometido mediante falsificação de cheque.

III – Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prática de crime contra instituições militares estaduais.

IV – Compete à Justiça Militar processar e julgar o policial militar por crime de promover ou facilitar a fuga de preso de estabelecimento penal.

V – Compete à Justiça Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prática do crime militar e do crime comum cometidos simultaneamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q435183 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988 e a Emenda Constitucional no-14, existem responsabilidades da União, dos estados e dos municípios para as etapas e níveis da educação no país, de forma que sejam respeitados o que está também assumido pela legislação educacional. Assim, para a operacionalização da educação básica, existem responsabilidades estabelecidas para os municípios e para os estados da federação. Daí cabe aos municípios e aos estados, prioritariamente, a assunção da oferta do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q425732 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q447147 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Juiz de Direito Substituto, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando a pouca quantidade de defensores públicos indispensáveis ao atendimento adequado dos necessitados na forma da lei, determinado estado da Federação aprovou o respectivo projeto e sancionou a lei Y, que criou a obrigatoriedade de estágio curricular no atendimento da assistência jurídica gratuita por núcleo de prática jurídica integrante do departamento de direito de universidade estadual, estabelecendo sua organização, seu funcionamento e seus horários, inclusive determinando sua atuação em regime de plantão, bem como vinculando a certificação da conclusão do curso de bacharelado pelos alunos ao cumprimento do referido estágio.

Conforme a CF, a doutrina e a jurisprudência do STF, a lei Y é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q440756 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, PGE TO, FUNRIO

O Município, na forma da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é constituído pelos poderes Executivo, Legislativo e a ele foram conferidas as seguintes competências materiais e legislativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q435142 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do Estado, julgue os próximos itens.

Compete à União legislar, de forma privativa, sobre a Defensoria Pública do Distrito Federal, podendo haver delegação desse poder ao DF, desde que feita por meio de lei ordinária.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q424761 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, referentes à estrutura do federalismo brasileiro e suas conseqüências jurídico-políticas.

A competência de legislação privativa da União não encerra rígido monopólio, pois admite delegação legislativa a outro ente da federação.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q440054 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

No que concerne à autonomia e competência de estados e municípios, assim como à competência da União, julgue os itens que se seguem.

Os municípios com mais de 1 milhão de habitantes podem, por meio de lei complementar, criar seus conselhos de contas.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q434696 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador Autárquico da ARCE, ARCE CE, FCC

Segundo a Constituição Federal, os Estados-Membros possuem competência para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q436652 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Ministerial Especializado, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem.

No âmbito da competência concorrente, a superveniência da lei geral pela União suspende e não revoga a lei estadual já editada, de forma que revogada a lei geral da União, a lei estadual suspensa volta a viger.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q424638 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q433962 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, PGE AM, FCC

Considere as seguintes afirmações a respeito do processo legislativo:

I. O vício de iniciativa para a propositura de projeto de lei é convalidado pela sanção presidencial, caso a matéria nele versada seja de competência do Poder Executivo.

II. É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

III. O veto presidencial a projeto de lei pode ser fundado em vício de inconstitucionalidade.

IV. É vedada a reedição, na mesma legislatura, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

De acordo com a Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q438586 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Juíz Federal, TRF 1a, CESPE CEBRASPE

Acerca da repartição de competências entre os entes da Federação brasileira, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q430939 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, podendo a lei complementar autorizar os estados, o DF e os municípios a legislarem sobre questões específicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q446052 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Jurídico Previdenciário, Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores PE, FCC, 2017

De acordo com o sistema de repartição de competências entre os entes federativos acolhido na Constituição Federal vigente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q443541 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Em relação à organização político-administrativa do Estado federal brasileiro, julgue os itens a seguir.

No plano de suas atribuições administrativas e legislativas, os estados federados exercem competências remanescentes, razão pela qual estão inseridos na competência reservada dos estados-membros as atribuições que não constarem do rol de competências da União e dos municípios e que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q430322 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Assessor Jurídico de Gabinete de Juiz de Entrância Final, TJ PI, FCC

O Federalismo pressupõe uma estrutura político-administrativa complexa, na qual as competências das unidades federadas precisam estar delimitadas e organizadas a fim de se evitar a sobreposição de tarefas entre os entes da Federação. Diante dessa perspectiva, assinale a alternativa que, conforme disposição expressa da Constituição Federal Brasileira, prevê solução, no âmbito da legislação concorrente, para o caso de a União não produzir norma geral sobre assunto cuja regulação é de sua responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.