Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q424335 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Secretário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Os parágrafos 2.º e 3.º do art. 225 da Constituição da República, ao estabelecerem disposições atinentes ao meio ambiente, preceituam o seguinte:

§ 2.º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

§ 3.º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Considerando que, com base nos dispositivos constitucionais acima transcritos, determinado estado da Federação tenha editado lei ordinária, cominando as sanções penais e administrativas aplicáveis às pessoas físicas e jurídicas, em caso de condutas lesivas ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

A Constituição da República estabelece serem competências comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, entre outras, proteger o meio ambiente, combater a poluição em qualquer de suas formas e preservar as florestas, a fauna e a flora.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q431069 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

O objetivo da Constituição da República Federativa do Brasil é instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias. Com relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q433962 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, PGE AM, FCC

Considere as seguintes afirmações a respeito do processo legislativo:

I. O vício de iniciativa para a propositura de projeto de lei é convalidado pela sanção presidencial, caso a matéria nele versada seja de competência do Poder Executivo.

II. É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

III. O veto presidencial a projeto de lei pode ser fundado em vício de inconstitucionalidade.

IV. É vedada a reedição, na mesma legislatura, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

De acordo com a Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q429623 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A respeito da outorga de direitos de uso de recursos hídricos, julgue os itens seguintes.

A utilização de recursos hídricos da União na prestação de serviços de esgotamento sanitário por empresa pública criada por determinado estado para esse fim não estará sujeita a outorga de direito de uso.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q424761 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, referentes à estrutura do federalismo brasileiro e suas conseqüências jurídico-políticas.

A competência de legislação privativa da União não encerra rígido monopólio, pois admite delegação legislativa a outro ente da federação.
  1. ✂️
  2. ✂️

186Q425370 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A Carta Magna de 1988 caracteriza-se por, entre outros aspectos, descentralizar as competências administrativas, restabelecendo e aprofundando espaços de autonomia retirada durante o regime militar. Considerando os dispositivos dessa Carta referentes à competência legislativa, julgue os itens subseqüentes.

Os estados e o Distrito Federal (DF) podem legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q426720 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, julgue os próximos itens. O princípio da simetria relativiza a autonomia dos estados, do Distrito Federal e dos municípios ao fixar, ainda que de maneira não absoluta, a obrigação, para esses entes, de reprodução do modelo de organização e de relação entre poderes estabelecidos pela CF em âmbito federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q427260 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

É da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e do Município:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q426803 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Nos termos da Constituição Federal, a competência para legislar sobre registros públicos e desapropriação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q443541 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Em relação à organização político-administrativa do Estado federal brasileiro, julgue os itens a seguir.

No plano de suas atribuições administrativas e legislativas, os estados federados exercem competências remanescentes, razão pela qual estão inseridos na competência reservada dos estados-membros as atribuições que não constarem do rol de competências da União e dos municípios e que não pertencerem à competência comum a todos os entes federativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q437485 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico em Administração Legislativa, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Com relação à competência dos Municípios, de acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar que cabe aos Municípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q444184 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito constitucional.

É de competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a responsabilização por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q440425 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador Municipal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização político-administrativa dos municípios, julgue os próximos itens. Não viola a autonomia municipal a edição de lei estadual que fixe o número de vereadores ou a forma como essa fixação deve ser feita, uma vez que regra genérica como essa tem por finalidade dar tratamento uniformizado aos municípios que estão dentro de um mesmo estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q429695 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, Prefeitura de Tupirama TO, ConsuldeRH

O legislador municipal possui competência para legislar sobre: (art. 24 da Constituição).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q434832 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Assinale a única opção que contempla competências materiais comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q448417 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

Suponha que a Assembleia Legislativa tenha promulgado lei estadual fixando regras para a concessão de transporte de passageiros no âmbito urbano, metropolitano e interestadual. Referida lei estabeleceu, também, normas gerais para as licitações a serem instauradas para a celebração dos correspondentes contratos de concessão. De acordo com as disposições da Constituição Federal relativas às competências dos entes federados, referida lei seria inconstitucional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q433616 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Pedro, servidor público, e seu filho, de 17 anos de idade, fizeram apostas em um bingo que se encontra em funcionamento em sua cidade amparado por uma lei estadual.

A respeito dessa situação hipotética e da organização do Estado, julgue os itens subseqüentes.

Compete à União legislar sobre sistemas de sorteios, mas compete aos municípios, por envolver assunto de interesse local, classificar as diversões públicas, de forma indicativa, com a finalidade de proibir ou não o acesso a locais de jogos por menores de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q443209 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista, MPE MT, UNEMAT

Os Estados e o Distrito Federal possuem competência concorrente com a União para legislar sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q447832 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à classificação da Constituição, à competência dos entes federativos, ao ato jurídico e à personalidade jurídica, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Compete à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre cidadania e naturalização, limitando-se a União a estabelecer normas gerais e os demais entes a legislar em caráter suplementar.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q425851 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

Nas questões 36 a 41, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.