Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q424881 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Sobre as matérias da competência legislativa privativa da União (art. 22 da Constituição Federal), os Estados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q439483 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 14a, FCC

A Constituição Federal define as matérias de competência privativa do Presidente da República e permite que ele delegue algumas dessas atribuições aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado Geral da União. Se estas autoridades praticarem um desses atos, sem que haja a necessária delegação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q428793 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, TCE CE, FCC

Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre Direito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q429130 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

A Constituição Federal faculta à União a delegação de assuntos de sua competência legislativa privativa aos Estados, desde que satisfeitos os requisitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q439474 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Assinale a alternativa correta quanto à competência, conforme estabelecido na Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q434911 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico legislativo, SF, FGV

As seguintes matérias são da competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q427798 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Marque a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q435532 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Assistente Administrativo, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Quanto às competências legislativas e administrativas previstas na Constituição Federal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q440003 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Levando em consideração a estruturação da democracia e a reorganização da administração pública e do sistema federativo a partir da Constituição de 1988, julgue os itens a seguir.

As competências comuns previstas no artigo 23 da Constituição de 1988 comunicam que as matérias ali elencadas são de interesse comum de todos os entes da Federação e são, portanto, de responsabilidade dos três níveis de governo.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q442425 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Juíz Federal, Tribunal Regional Federal 4a Região

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A Constituição Federal confere à União Federal, em caráter exclusivo, a exploração do serviço postal e do correio aéreo nacional.

II. Lei estadual não poderá disciplinar a respeito de validade de crédito de telefone celular pré-pago, projetando-o no tempo, sob pena de violação à competência exclusiva da União Federal para legislar sobre telecomunicações.

III. Diante da competência da União de explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os portos marítimos, fluviais e lacustres, o serviço de docas tem necessariamente natureza pública.

IV. Toda a atividade nuclear em território nacional é de competência exclusiva da União Federal e se dá após prévia aprovação da Presidência da República.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q433479 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Considere as seguintes assertivas:

I. São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal brasileira.

II. Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

III. Os Estados poderão, mediante lei ordinária, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

IV. Incluem-se entre os bens dos Estados, dentre outros, as terras devolutas não compreendidas entre as da União.

Nos termos da Constituição Federal brasileira, está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q426845 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Legislativo, CD, FCC

A competência para legislar sobre procedimentos em matéria processual é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q423045 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes.

É de competência exclusiva do Congresso Nacional conceder autorização ao presidente da República para permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

276Q425903 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

A respeito das disposições constitucionais sobre orçamento público, julgue as afirmativas abaixo:

I Trata-se de matéria de competência legislativa concorrente entre União, Estados e Distrito Federal

II É possível a edição de medida provisória para legislar sobre o tema.

III As leis orçamentárias são, em regra, de iniciativa do Chefe do Poder Legislativo.

 IV As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.

Das afirmativas apresentadas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q436915 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q433604 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca das competências constitucionais da União, dos estados, do DF e dos municípios, julgue os itens a seguir.

Se um estado da Federação institui lei assegurando meia-entrada a estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino para ingresso em casas de diversão e esporte, tal lei é constitucional, pois a competência para legislar sobre direito econômico é concorrente entre a União, os estados-membros e o DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q445775 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado, Fundação Araucária PR, FAFIPA

A Constituição Federal trata da repartição de competências entre os entes federativos, competência administrativa e legislativa. Na repartição de matéria legislativa, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q432823 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à organização político-administrativa do Estado brasileiro.

A CF não conferiu a denominada tríplice capacidade — auto-organização, autogoverno e autoadministração — aos municípios e aos territórios federais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.