Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q433395 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Em relação a Constituição Federal de 1988 é INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q429566 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

Não é competência privativa da União legislar sobre a(s) seguinte(s) matéria(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q435532 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Assistente Administrativo, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Quanto às competências legislativas e administrativas previstas na Constituição Federal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q440425 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador Municipal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização político-administrativa dos municípios, julgue os próximos itens. Não viola a autonomia municipal a edição de lei estadual que fixe o número de vereadores ou a forma como essa fixação deve ser feita, uma vez que regra genérica como essa tem por finalidade dar tratamento uniformizado aos municípios que estão dentro de um mesmo estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q434911 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico legislativo, SF, FGV

As seguintes matérias são da competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q427511 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico de Produção de Empresa Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito da atenção do Estado à saúde e à proteção da pessoa com deficiência, definida na CF.

Compete exclusivamente à União cuidar da saúde e da assistência social da pessoa com deficiência. Nesse aspecto, estados, municípios e DF são isentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q439872 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, no que se refere à repartição de competência entre os entes da Federação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q433479 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Considere as seguintes assertivas:

I. São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal brasileira.

II. Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

III. Os Estados poderão, mediante lei ordinária, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

IV. Incluem-se entre os bens dos Estados, dentre outros, as terras devolutas não compreendidas entre as da União.

Nos termos da Constituição Federal brasileira, está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q440393 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa que inclui em seu rol competência legislativa não privativa da União:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q430741 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado, INB, CONSULPLAN

 A competência para legislar:

I.É privativa da União Federal quando se tratar de trânsito e transporte, inclusive normas para estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito;

II. Sobre direito ambiental é concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal, limitando-se a competência da primeira a estabelecer normas gerais que não excluem a competência suplementar dos Estados;

III. É concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios quando se tratar de procedimentos em matéria processual, assistência jurídica e defensoria pública;

IV. Sobre direito civil, comercial, penal e processual, é exclusiva da União Federal, não se admitindo em nenhuma hipótese autorização aos Estados para legislar sobre questões específicas das matérias objeto destes ramos do Direito.

Analisando-se as asserções anteriores, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q447383 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

Incumbem às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, nos termos da Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q436915 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q429793 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 1a, FJPF

Os Estados, por ordem constitucional, têm competência exclusiva para cuidar da seguinte matéria em seu território:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q425268 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca das competências dos entes federativos definidas na Constituição da República de 1988, julgue os seguintes itens.

A criação de regiões metropolitanas, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, é uma faculdade concedida aos estados.

  1. ✂️
  2. ✂️

276Q442425 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Juíz Federal, Tribunal Regional Federal 4a Região

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A Constituição Federal confere à União Federal, em caráter exclusivo, a exploração do serviço postal e do correio aéreo nacional.

II. Lei estadual não poderá disciplinar a respeito de validade de crédito de telefone celular pré-pago, projetando-o no tempo, sob pena de violação à competência exclusiva da União Federal para legislar sobre telecomunicações.

III. Diante da competência da União de explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os portos marítimos, fluviais e lacustres, o serviço de docas tem necessariamente natureza pública.

IV. Toda a atividade nuclear em território nacional é de competência exclusiva da União Federal e se dá após prévia aprovação da Presidência da República.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q429695 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, Prefeitura de Tupirama TO, ConsuldeRH

O legislador municipal possui competência para legislar sobre: (art. 24 da Constituição).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q434050 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q424881 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Sobre as matérias da competência legislativa privativa da União (art. 22 da Constituição Federal), os Estados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.