Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q433387 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador do Estado, PGE RN, FCC

De acordo com as normas de repartição de competências previstas na Constituição Federal, cabe aos Estadosmembros I. explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. II. instituir, mediante lei complementar, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios, limítrofes ou não, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. III. exercer a competência privativa para promover a melhoria das condições de saneamento básico. IV. legislar, privativamente, sobre assistência jurídica e defensoria pública. Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q443669 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

Sobre a organização político-administrativa, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q442946 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, MPE SC, FEPESE

Compete privativamente à União legislar sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q441712 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à competência tributária.

À luz da competência privativa, cabe aos estados, ao DF e aos municípios instituir contribuições sociais para custeio do sistema de previdência e assistência social de seus próprios servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

305Q439938 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Considerando que o efetivo militar do Estado que governa é de vinte e cinco mil integrantes, o Governador do Estado propõe à Assembleia Legislativa a criação de uma Justiça Militar estadual, a ser constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, por um Tribunal de Justiça Militar próprio. A lei estadual é, assim, aprovada, estabelecendo, entre outras, competência da Justiça Militar estadual para processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei, e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil.

Nesse caso, diante da disciplina da matéria na Constituição da República, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q431533 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

O Distrito Federal editou lei determinando que os trabalhadores domésticos tenham direito a gratificação de 150% no tocante a trabalhos realizados em período noturno. Nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Essa lei é inconstitucional, porque trata de matéria que é de competência privativa da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q426434 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de direito tributário, julgue os seguintes itens.

Caso o Senado Federal, por meio de resolução, fixe as alíquotas máximas para o imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos, caso, a aludida resolução será inconstitucional, pois o referido tributo é de competência dos estados e do Distrito Federal (DF).

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q444754 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Agente de Fiscalização, CRMV DF, Instituto Quadrix, 2017

A respeito da organização administrativa da União, julgue os próximos itens. As entidades políticas são pessoas jurídicas sem autonomia política que compõem a Federação brasileira. Possuem capacidade de auto-organização e de editar leis contrárias à CF.
  1. ✂️
  2. ✂️

312Q434890 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Especialista em Recursos Hídricos, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos. A CF definiu as competências, privativas e concorrentes, de cada ente da Federação. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Compete à União explorar os portos marítimos, fluviais e lacustres, embora, nos termos da CF, a exploração dos portos fluviais dependa de autorização do município em que o porto em questão se encontre.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q436728 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Lei Federal, de iniciativa de Deputado Federal e independentemente de proposta de qualquer Tribunal, I. criou novas varas trabalhistas; II. impôs o regimento interno dos Tribunais Superiores, a fim de dar tratamento uniforme à matéria, disciplinando a competência e o funcionamento de seus órgãos jurisdicionais e administrativos; III. criou três novos Tribunais Regionais do Trabalho. À luz das regras constitucionais sobre a matéria, a aludida lei federal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q437941 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Inspetor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual RN, CESPE CEBRASPE

Acerca das competências dos estados-membros da Federação e da intervenção estadual nos municípios, julgue os seguintes itens.

A intervenção estadual nos municípios só pode ocorrer nos casos taxativamente previstos na CF, sem possibilidade de ampliação pelo legislador constituinte estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q433447 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras inerentes à organização do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Lei estadual que reservar espaço para o tráfego de motocicletas em vias públicas de grande circulação será constitucional, por tratar de tema inserido no âmbito da competência legislativa dos estados-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q425782 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

A União, os Estados e o Distrito Federal possuem competência concorrente para legislar, dentre outras matérias, sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q432892 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do Estado, na forma como prevista pela Constituição Federal, julgue os itens a seguir.

A organização e a manutenção dos serviços locais de segurança pública do DF (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) são de competência privativa do próprio DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q437758 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Assinale a incorreta: Nos moldes da Constituição Federal, compete aos Municípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.