Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q443089 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Os estados são agrupamentos humanos fixados em determinado território e sob um poder soberano, podendo ser divididos, segundo a doutrina clássica, em unitários e compostos. Os primeiros constituem-se apenas de um ente com capacidade política no território, embora admita a descentralização administrativa; os compostos comportam mais de um ente político. Acerca da organização do estado e dos poderes, julgue os itens subsequentes.

No caso do DF, a iniciativa de projeto de lei em matéria tributária é exclusiva do governador, enquanto nos territórios a competência privativa é do presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q435442 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor Estadual de Controle Externo, TCE MS, PUC PR

Em relação à competência para legislar sobre orçamento e finanças públicas na Constituição de 1988, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q424075 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

A Carta Magna de 1988 caracteriza-se por, entre outros aspectos, descentralizar as competências administrativas, restabelecendo e aprofundando espaços de autonomia retirada durante o regime militar. Considerando os dispositivos dessa Carta referentes à competência legislativa, julgue os itens subseqüentes.

A União poderá, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q438971 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Na hipótese de um Estado-membro da federação pretender legislar sobre direito eleitoral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q434890 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Especialista em Recursos Hídricos, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos. A CF definiu as competências, privativas e concorrentes, de cada ente da Federação. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Compete à União explorar os portos marítimos, fluviais e lacustres, embora, nos termos da CF, a exploração dos portos fluviais dependa de autorização do município em que o porto em questão se encontre.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q431856 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador do Estado, PGE AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime constitucional de distribuição de competências normativas, julgue os itens subsequentes. A incidência de lei emanada da União é determinada na própria lei, independentemente das regras constitucionais federais sobre repartição de competências: é a previsão na própria lei, quando de sua edição, que determinará se ela se aplicará aos demais entes federativos (lei nacional, portanto) ou apenas à União (lei federal, por conseguinte).
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q442897 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Sobre o Distrito Federal, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q429173 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Compete à União, Estados e Distrito Federal legislar concorrentemente sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q444070 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Processual, Tribunal de Justiça nbsp RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à organização político-administrativa do Estado brasileiro.

Compete à União, mediante lei complementar, instituir microrregiões, com a finalidade de promover a redução das desigualdades regionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q433387 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador do Estado, PGE RN, FCC

De acordo com as normas de repartição de competências previstas na Constituição Federal, cabe aos Estadosmembros I. explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. II. instituir, mediante lei complementar, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios, limítrofes ou não, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. III. exercer a competência privativa para promover a melhoria das condições de saneamento básico. IV. legislar, privativamente, sobre assistência jurídica e defensoria pública. Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q432892 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do Estado, na forma como prevista pela Constituição Federal, julgue os itens a seguir.

A organização e a manutenção dos serviços locais de segurança pública do DF (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) são de competência privativa do próprio DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q444754 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Agente de Fiscalização, CRMV DF, Instituto Quadrix

A respeito da organização administrativa da União, julgue os próximos itens. As entidades políticas são pessoas jurídicas sem autonomia política que compõem a Federação brasileira. Possuem capacidade de auto-organização e de editar leis contrárias à CF.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q429309 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico Judiciário, TRT 9a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da organização políticoadministrativa da República Federativa do Brasil.

No âmbito da legislação concorrente e diante da inexistência de normas gerais, a competência legislativa dos estados e do Distrito Federal é plena.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q443669 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

Sobre a organização político-administrativa, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q433447 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras inerentes à organização do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Lei estadual que reservar espaço para o tráfego de motocicletas em vias públicas de grande circulação será constitucional, por tratar de tema inserido no âmbito da competência legislativa dos estados-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q432174 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo legislativo e aos Poderes Executivo e Judiciário, julgue os itens que se seguem.

Constituem competências privativas do presidente da República decretar e executar intervenção federal e exercer o comando supremo das Forças Armadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.