Início

Questões de Concursos Repartição de Competências

Resolva questões de Repartição de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q425526 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

A União editou Lei federal estabelecendo normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados, tendo também prescrito que:

Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, com presença acima do limite de um por cento do produto, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto, podendo esse percentual ser reduzido por decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio.

O direito do consumidor à informação sobre produto geneticamente modificado foi, posteriormente, disciplinado por Lei estadual que assim dispôs:

Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto, qualquer que seja sua representação quantitativa nos alimentos e ingredientes alimentares.

Nesse contexto, e considerando o disposto na Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q434769 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com base no direito constitucional, julgue os itens subseqüentes.

Usinas que se destinam a operar com reator nuclear só poderão ser instaladas mediante definição do local específico de seu funcionamento, estabelecida por lei de cada estado ou do Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

323Q436052 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.

É competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios legislar sobre direito financeiro, cabendo à União o estabelecimento das normas gerais.

  1. ✂️
  2. ✂️

324Q430480 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, julgue os próximos itens. A repartição de competências entre os entes federativos atribui à União competência ampla e, aos estados, competência residual, motivo por que lei federal é hierarquicamente superior a lei estadual.
  1. ✂️
  2. ✂️

325Q431798 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Considere que a presidenta da República tenha apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei que cria um programa denominado Programa Nacional de Gestão Administrativa, que estabelece princípios norteadores para a gestão pública e uma série de regras referentes à gestão e à transparência públicas, aplicáveis nas esferas federal, estadual e municipal. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A matéria do referido projeto — fixação de normas gerais para a administração pública — é, conforme previsto na CF, da competência legislativa privativa da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

326Q426445 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca do direito financeiro.

Não há que se falar em competência concorrente em matéria de direito financeiro entre União, estados e Distrito Federal, na medida em que o sistema financeiro nacional se amolda ao pacto federativo, devendo cada ente da federação legislar adstrito à sua competência constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q423388 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos do texto constitucional referentes à ordem econômica e financeira, julgue os itens que se seguem.

Compete à União instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens e direitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q431856 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador do Estado, PGE AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime constitucional de distribuição de competências normativas, julgue os itens subsequentes. A incidência de lei emanada da União é determinada na própria lei, independentemente das regras constitucionais federais sobre repartição de competências: é a previsão na própria lei, quando de sua edição, que determinará se ela se aplicará aos demais entes federativos (lei nacional, portanto) ou apenas à União (lei federal, por conseguinte).
  1. ✂️
  2. ✂️

329Q429173 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Compete à União, Estados e Distrito Federal legislar concorrentemente sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q441744 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico em Radiologia, UFRJ, UFRJ

Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em conjunto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q440230 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Agente dos Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com referência ao Poder Executivo, à competência do presidente da República para a edição de medidas provisórias e à competência dos órgãos do Poder Judiciário, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a CF, o presidente da República pode, em caráter excepcional, delegar aos ministros de Estado sua competência para editar medidas provisórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

332Q424170 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

Ao dispor sobre a Organização Político-Administrativa do Estado, a Constituição Federal reservou determinadas competências materiais e legislativas à União, aos Estados Membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. A respeito das competências, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q433657 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a hermenêutica constitucional, princípios constitucionais do trabalho e sistema de repartição de competências.

Os estados podem explorar diretamente, ou mediante permissão, os serviços locais de gás canalizado e podem, inclusive, regulamentar a matéria por meio de medida provisória.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q435962 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

As competências legislativas estão distribuídas pela Constituição em função da predominância de interesses. Assim, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q431154 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador, MPE SC, FEPESE

Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q443969 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Promotor de Justiça Substituto, MPE RN, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a CF acerca da União, dos estados, do DF e dos municípios, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q427352 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, Secretaria de Estado da Fazenda SC, FEPESE

É da competência exclusiva da Assembléia Legislativa, de acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q422847 | Direito Constitucional, Repartição de Competências

A União, de acordo com as competências distribuídas constitucionalmente, NÃO está autorizada a legislar sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q436674 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne à Federação brasileira, julgue os itens de 39 a 42.

Suponha que a constituição de determinado estado-membro tenha assegurado a estudantes o direito à meia-passagem nos transportes coletivos urbanos rodoviários municipais. Nessa situação, de acordo com o entendimento do STF, a previsão é constitucional, pois o ente estadual atuou no âmbito de sua competência, dando tratamento equânime aos estudantes em toda a sua esfera de atuação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.