Início

Questões de Concursos Resistência dos Materiais e Análise Estrutural

Resolva questões de Resistência dos Materiais e Análise Estrutural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q528793 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Estruturas, IF PI, IF PI

Em relação à produção de estruturas em concreto armado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q534738 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Pode-se definir fundação como o componente responsável pela transmissão dos esforços da edificação ao solo subjacente. Existem vários tipos de fundação que respondem às mais diversas combinações de esforços e terrenos e, portanto, é importante definir qual deles melhor se adapta a determinado arranjo. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Quanto ao funcionamento estrutural, blocos e sapatas trabalham a compressão simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q529898 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

As estruturas de concreto devem ser dimensionadas e executadas atendendo a requisitos técnicos, prescrições de normas técnicas e a condicionantes construtivos que garantam a segurança e a durabilidade da construção. Com relação ao tema, julgue os itens a seguir.

Na ancoragem por aderência da armadura em uma peça de concreto armado, os esforços a ancorar são transmitidos ao concreto por meio de dispositivos mecânicos acoplados à barra.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q531050 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, AGU, NCE

A representação gráfica das estruturas de concreto armado é feita por meio de dois tipos de desenho, quais sejam, os de formas e os de detalhamento das armaduras. Os desenhos de formas definem completamente as características geométricas da estrutura. NÃO se trata de um aspecto específico abordado nos desenhos de formas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q535247 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Antes de liberar a execução da concretagem de vigas e lajes de determinada obra de edificação, foi realizada vistoria nas ferragens quando se observou: presença de resíduos de pó de serra nas cabeças dos pilares já concretados; eletroduto de 50 mm de diâmetro dentro de uma viga biapoiada, no sentido longitudinal, ocupando a parte superior da seção reta; viga em balanço, composta de barras de aço de mesmo diâmetro, com barras longitudinais em maior quantidade na parte inferior da seção reta da viga; concreto preparado no dia anterior, mantido hidratado e em agitação na betoneira, para ser aproveitado na nova concretagem. Considerando essa situação, julgue os itens subsecutivos.

Como houve a preocupação de manter o concreto do dia anterior hidratado e agitado, ele ainda poderá ser usado para concretar peças sujeitas a esforços menores.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q527453 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca de projeto e execução de estruturas de concreto armado, julgue os itens subsequentes.

As escadas do tipo com dois apoios, um na saída e outro na chegada, são armadas em uma só direção. Para esse tipo de escada, o projeto estrutural deve considerar a função estrutural dos degraus.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q536704 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista, MPE MS, FGV

Com relação às estruturas de concreto armado, analise as afirmativas a seguir.

I. Vigas com seção T são aquelas em que se considera parte da laje incorporada à mesa da viga, para fins de dimensionamento.

II. Pilares curtos são aqueles em que a ruptura por compressão ocorre antes da flambagem.

III. Uma das vantagens do concreto armado é o fato de que os coeficientes de dilatação do aço e do concreto têm valores muito próximos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q537341 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

O aço é uma liga de ferro e carbono com outros elementos adicionais como silício, manganês, fósforo, enxofre, etc. Uma de suas características é a resiliência, a qual proporciona ao aço a capacidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q539632 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista, MPE MS, FGV

O enunciado a seguir refere?se às questões 63 e 64

Ao analisar uma estrutura hiperestática, usando um programa de computador, uma barra de 3m de comprimento apresentou um diagrama de momentos fletores com variação linear entre suas extremidades, nas quais os valores foram iguais a 240 kNm e –180 kNm, respectivamente.

Quanto ao diagrama de esforços cortantes nesta barra, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q527921 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Controlador de Recursos Municipais, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Freqüentemente utilizadas na construção civil são as estruturas de aço e as de madeira. A respeito destes dois tipos de estrutura, julgue os itens seguintes.

As estruturas em aço possibilitam a adoção de sistemas industrializados, fazendo que o desperdício seja sensivelmente reduzido, e são compatíveis com qualquer tipo de material de fechamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q539348 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

A composição de elementos estruturais básicos resulta em estruturas mais complexas, que podem ser agrupadas em modelos estruturais, levando em conta forma geométrica e característica funcional. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Estruturas reticuladas são aquelas constituídas por blocos.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q535303 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Seguem abaixo os tipos de concreto dosado em central e suas características. Está correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q528719 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Companhia Docas do Estado da Bahia BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do dimensionamento de estruturas de concreto armado, julgue os próximos itens.

Resistência característica do concreto é a resistência média que um lote de corpos de prova deve atingir aos 28 dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q539654 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Para que o desempenho dos constituintes estruturais da edificação construída corresponda ao especificado nos projetos, são necessárias técnicas construtivas adequadas a cada etapa ou componente da edificação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

No processo de solda por arco voltaico em estruturas metálicas, os gases provenientes da queima do revestimento do eletrodo são responsáveis por evitar que o ar atmosférico prejudique o processo da solda.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q530187 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

A aceitação do concreto auto-adensável no estado fresco, para todas as aplicações, tem como requisitos mínimos obrigatórios, os seguintes ensaios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q530371 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Acerca da estabilidade e dos sistemas estruturais, julgue os itens seguintes.

O sistema estrutural na forma de grelha não está sujeito a esforços de torção, uma vez que a direção das cargas que atuam sobre eles é transversal ao seu plano.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q528651 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, MJ, FUNRIO

Um pilar metálico rotulado nos seus extremos, com comprimento igual a 1,50 m e índice de esbeltez igual 85, é submetido à compressão centrada. Avalie as afirmativas a seguir:

I. O aumento da rigidez da sua seção transversal aumenta sua força crítica de flambagem.

II. A tensão crítica de flambagem depende apenas do seu comprimento.

III. A força crítica de flambagem depende apenas das condições de contorno do pilar.

Marque a resposta certa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q539958 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O recobrimento para as lajes de concreto armado, segundo a NBR 6118/2014, para a classe III de agressividade ambiental deve ser de no mínimo (assinale a alternativa que contém a resposta correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.