Questões de Concursos Resistência dos Materiais e Análise Estrutural

Resolva questões de Resistência dos Materiais e Análise Estrutural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

681Q536895 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A composição de elementos estruturais básicos resulta em estruturas mais complexas, que podem ser agrupadas em modelos estruturais, levando em conta forma geométrica e característica funcional. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Tirantes são elementos lineares em que as forças normais de compressão são predominantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

682Q535398 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes relativos a aços e armaduras para execução de peças de concreto armado.

Norma específica da ABNT estabelece que qualquer aço utilizado em construção para fins estruturais é considerado como soldável.

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q538243 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, no acompanhamento de obras, o conhecimento das estruturas em concreto armado é fundamental para que o projeto seja executado de acordo com as especificações técnicas, julgue os itens que se seguem.

Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, cuja flexão é preponderante devido aos efeitos da flambagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

685Q528575 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Em uma obra, o projeto de uma viga prevê uso de aço negativo tipo CA-50A, com bitola igual a 8 mm, em quantidade de barras igual a 4. Porém, verificando o estoque da obra, percebeu-se que só existia aço CA-50A nas bitolas 10 mm e 6 mm. Para evitar atrasos, decidiu-se concretar a viga utilizando os aços à disposição. Assim, levando em consideração as práticas normalizadas de execução de estruturas de concreto armado, a quantidade correta de barras de 6 mm e 10 mm, respectivamente, que substituirão as barras de bitola 8mm, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q532212 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

As estruturas metálicas em aço apresentam vantagens e desvantagens se comparadas às estruturas tradicionais de concreto armado. Especificamente em relação às vantagens das estruturas metálicas, julgue os itens subsequentes.

Apresentam maior precisão construtiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q537869 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Considerando que as estruturas de aço devem ser dimensionadas e executadas atendendo a rigorosos critérios de projeto e execução, bem como a normas técnicas pertinentes, julgue os itens a seguir, relativos a projetos de estruturas de aço de edifícios.

Considerando-se a análise estrutural de edifícios de andares múltiplos, é correto afirmar que as paredes estruturais internas e externas podem fazer parte do sistema de contraventamento vertical, desde que estejam adequadamente ligadas à estrutura.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q535599 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Na construção civil, a madeira natural pode ter emprego provisório (para andaimes, tapume, moldes etc.) ou emprego definitivo. No último caso, deve apresentar certas características que garantam sua durabilidade, resistência e aparência. Julgue os seguintes itens, que tratam dos diversos testes que fazem parte do controle desse material.

A resistência é determinada, convencionalmente, pela máxima tensão que pode ser aplicada em corpos de prova, até o aparecimento de fenômenos particulares de comportamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q530483 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, CREA RJ, CONSULPLAN

Quanto ao dimensionamento de estruturas em concreto armado, a partir da NBR 6118:2003, analise:

I. O cobrimento mínimo para a ferragem em lajes, no caso de Classe de Agressividade Ambiental IV é de 45mm.

II. Nas lajes maciças, deve ser respeitado o limite mínimo de 5cm de espessura para lajes de cobertura, inclusive em balanço.

III. A armadura transversal de pilares, constituída por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares, deve ser colocada em toda a altura do pilar, sendo obrigatória sua colocação na região de cruzamento com vigas e lajes. O diâmetro dos estribos em pilares não deve ser inferior a 5mm nem a 1/4 do diâmetro da barra isolada ou do diâmetro equivalente do feixe que constitui a armadura longitudinal.

IV. O diâmetro das barras para armadura longitudinal de pilares não deve ser inferior a 10mm nem superior a 1/8 da menor dimensão transversal.

V. Nas lajes maciças, deve-se armar nas duas direções apenas quando a razão entre a medida do maior vão pela medida do menor vão for menor que 2.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q534328 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Uma laje armada nas duas direções com aços de 8 mm recebe 24 peças de 2m em uma direção e 40 peças de 3m na outra. Considerando o comprimento das barras, segundo a NBR 7.480/2007 (Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – especificações), sem as tolerâncias permitidas, desprezando as espessuras das lâminas de corte e garantindo o melhor aproveitamento de material, qual o total de barras que deverá ser adquirido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q535866 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

Para que o desempenho dos constituintes estruturais da edificação construída corresponda ao especificado nos projetos, são necessárias técnicas construtivas adequadas a cada etapa ou componente da edificação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Nas estruturas de concreto armado, os raios de curvatura das barras inferiores da armadura de flexão devem ser inferiores a duas vezes o diâmetro da barra, com o objetivo de evitar a fissuração interna do concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️

692Q540731 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, TJ PE, SUSTENTE

Num projeto de estrutura de concreto armado, a planta que representa a localização e a dimensão dos elementos como vigas, lajes e pilares, é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q536650 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário = Área Apoio Especializado, TRE MT, CESPE CEBRASPE

No projeto de estrutura de concreto de determinada edificação, a resistência característica do concreto à compressão (fck) deve ser igual a 30 MPa. Durante a execução da obra, foram realizados ensaios de rompimento de corpos de prova vinte e oito dias após a concretagem, a fim de se verificar se a resistência estrutural atendia ao que foi projetado.

Tendo essa situação hipotética como referência inicial, assinale a opção correta acerca de estruturas de concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q532131 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As coberturas garantem a proteção de obras civis e de seus usuários contra intempéries, além de contribuir para o conforto térmico das instalações. Julgue os seguintes itens, relacionados a coberturas.

As terças são calços de madeira, geralmente de forma triangular, que servem de apoio para os pontaletes em uma estrutura de madeira para cobertura.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q532505 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O aço para concreto armado é uma liga metálica de ferro e carbono, que lhe confere maior ductilidade e evita que se quebre quando é dobrado para a execução das armaduras. A respeito desses aços, julgue os seguintes itens.

O cálculo do peso linear das barras e dos fios de aço deve ser feito utilizando-se a série de Renard.

  1. ✂️
  2. ✂️

696Q533105 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Na escolha do traçado geométrico de uma linha de transmissão, devem ser atendidos condicionantes de ordens econômica, mecânica, ambiental e geotécnica. Acerca desses condicionantes, julgue os itens a seguir. Por questões econômicas, as estruturas de sustentação devem ser locadas a partir das flechas mínimas calculadas para a vida útil da linha de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q527497 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE

Para o dimensionamento de peças de concreto armado em que as barras comprimidas ou tracionadas sofrem mudanças de direção, o concreto é pressionado lateralmente. No caso da pressão ser exercida de dentro para fora do concreto, será necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q534691 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Por concreto armado entende-se o concreto com barras de aço nele imersas; o concreto é considerado “armado” com uma armadura de aço. O concreto armado é, pois, um material de construção composto, no qual a ligação entre o concreto e a armadura de aço é devida à aderência do cimento e a efeitos de natureza mecânica. O conjunto apresenta grande durabilidade. O concreto forma uma camada de proteção em volta das peças de armadura, impedindo a oxidação. As barras de aço da armadura devem absorver os esforços de tração que surgem nas peças submetidas à flexão ou à tração, já que o concreto simples possui alta resistência à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q528563 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, CODEBA BA, CESPE CEBRASPE

Os conceitos e modelos de resistência dos materiais formam o ferramental básico para a compreensão do comportamento mecânico dos materiais utilizados em engenharia. A respeito desses conceitos, julgue os itens a seguir.

Material elástico linear é aquele que obedece à Lei de Hooke.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.