Início

Questões de Concursos Resistência dos Materiais e Análise Estrutural

Resolva questões de Resistência dos Materiais e Análise Estrutural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


82Q529884 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE

Os agregados, quando utilizados na construção civil para produzir concretos e argamassa, devem ter características adequadas a cada uso, as quais, geralmente, estão relacionadas com porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, forma e textura superficial, resistência à compressão, módulo de elasticidade e tipo de substâncias deletérias, neles, presentes. Sobre as características dos agregados, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q541188 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As estruturas de aço podem ser soluções bastante atrativas na construção de obras civis. Com relação a tais estruturas, julgue os itens a seguir.

A resistência de cálculo, ou de projeto, de uma peça de aço é igual à sua resistência última multiplicada por um coeficiente de majoração.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q533257 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

As estruturas de madeira devem ser dimensionadas de forma a serem seguras e a apresentarem deformações compatíveis com a estética e o seu bom funcionamento. Com relação à flambagem de peças comprimidas de madeira, julgue os itens subseqüentes.

A norma brasileira relativa a estruturas de madeira estabelece que, para se evitar a flambagem, o índice de esbeltez de uma peça comprimida com seção transversal retangular deve ser superior a 140.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q539812 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

As estruturas de concreto armado de construções civis devem ser dimensionadas e executadas de modo a atender condições de estabilidade e durabilidade, obedecendo a normas específicas. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

No que se refere ao tipo de análise estrutural, a análise plástica de estruturas reticuladas não pode ser adotada quando não houver suficiente ductilidade para que as configurações adotadas sejam atingidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q538060 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Sergás SE, FCC

Acerca da durabilidade do concreto, é exemplo de causa de deterioração química:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q536881 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

O adequado desempenho de uma estrutura de concreto no estado endurecido está associado ao controle de produção, razão pela qual as propriedades do concreto no estado fresco são relevantes para o desempenho final da estrutura.

Dessa forma, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q528211 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

A respeito de escoramento e de formas para estruturas de concreto armado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q540788 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

A resistência dos materiais é uma etapa fundamental nos estudos das estruturas. Nessa fase, procura-se analisar os esforços externos e internos que atuam nos componentes de conjuntos estruturais. Para tanto, alguns conceitos gerais devem ser compreendidos e aplicados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Barras cujos eixos e as forças estão em um mesmo plano, a tensão resultante pode ser decomposta em uma componente de força normal e em uma de força cortante.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q533840 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Analise as afirmações abaixo sobre o aço para concreto armado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q540640 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Assistente de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Quanto ao aço utilizado em peças de concreto armado, julgue os itens a seguir.

I As barras de aço estocadas em uma obra devem ser separadas segundo seu diâmetro, a fim de evitar problemas na identificação da bitola.

II Os fios e as barras de aço são normalmente cortados com talhadeiras, tesourões e máquinas de corte manuais ou mecânicas.

III O posicionamento do estoque de aço dentro de um canteiro de obra é indiferente, visto que o tempo de transporte interno na obra pode ser contornado com a formação de uma equipe de serventes especialmente para a realização deste serviço.

IV O desenvolvimento de corrosão durante a estocagem de aço em obras não oferece grandes problemas, uma vez que o material corroído melhora a aderência entre o aço e o concreto.

V A armadura de arranque é opcional nos pilares, pois a transferência de esforços entre pilares pode ser feita garantindo-se uma boa concretagem.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q541213 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Uma barra de aço CA 50 com diâmetro de 16 mm foi ensaiada à tração. Como a barra apresentou um alongamento de 8 mm, tomando-se como base o comprimento de 10 diâmetros, a deformação específica da barra é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q530735 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista, INSS, CESPE CEBRASPE

Projetos estruturais utilizando concreto armado são muito freqüentes em obras de edificações e têm definições bem detalhadas pelas normas brasileiras. A respeito desses projetos e seus detalhes, julgue os itens subseqüentes.

Para o cálculo de pilares estruturais de edifícios, é admitido o estudo das cargas verticais utilizando o modelo clássico de viga contínua, simplesmente apoiada nos pilares.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q534939 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Estruturas são componentes das edificações responsáveis por resistirem aos esforços ocasionados pelas cargas de serviço nessa obra. São empregadas, usualmente, estruturas metálicas, de concreto ou de madeira para se alcançar o melhor benefício da escolha em relação a características específicas da obra e a aspectos econômicos. Acerca desses tipos de estrutura, julgue os itens que se seguem.

Nas vigas de concreto armado, a armadura transversal exerce pouca influência na resistência ao cisalhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q531981 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Oficial Manutenção Instalações I, Metrô SP, FCC

Considere:

I. É um processo similar à brasagem, porém, realizado em temperaturas abaixo de 250 °C.

II. O metal de adição neste tipo de solda tem temperatura de fusão abaixo do ponto de fusão do metal de base.

III. É empregada nos casos em que as forças agentes na junta são pequenas, permitindo temperatura de trabalho entre 90 °C e 150 °C.

IV. Possibilitam a obtenção de juntas lisas e isentas de poros.

V. Utiliza metais de adição à base de estanho, chumbo e cadmio.

A respeito da soldagem com solda branca, está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q536398 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo caracterizado pela união de unidades modulares (blocos) por uma argamassa de assentamento, formando paredes que cumprem dupla função nas edificações: estrutural e de vedação.

Assim, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q538239 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

O dimensionamento de uma seção de concreto armado é realizado para o estado limite último, que corresponde à ruína por ruptura, por deformação plástica excessiva do aço ou por instabilidade. Julgue, em cada item a seguir, se é correto que a hipótese apresentada seja adotada para o cálculo, no estado limite último, nos casos de flexão simples ou composta, normal ou oblíqua, e de compressão ou tração uniforme, excluídas as vigas e paredes.

A resistência à tração do concreto deve ser desprezada.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q540392 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

Uma seção de concreto armado resiste a um momento fletor de projeto de 60 kNm. A área total da armadura transversal interna de aço CA-50 é igual a 345 mm2.

Supondo-se que a altura útil seja igual a 420 mm e considerando-se o diagrama retangular simplificado para as tensões máximas de compressão no concreto com altura de 80% da altura da linha neutra, o valor da altura da linha neutra na ruptura da viga, em mm, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.