A Resolução nº 465/2010, do Conselho Federal de Nutrição (CFN), define cardápio como uma “ferramenta operacional que
relaciona os alimentos destinados a suprir as necessidades nutricionais individuais ou coletivas, discriminando os alimentos por
preparação, quantitativo per capita para energia, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”. O nutricionista
Responsável Técnico (RT) pela alimentação escolar deve realizar o planejamento de cardápios, programando refeições que
visam a assegurar o fornecimento de uma alimentação adequada, de ótima qualidade e em quantidade que atenda às normas
regulatórias. Sobre o planejamento de cardápios para a alimentação escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O cardápio deve ser elaborado com o intuito de contribuir para a aprendizagem, o rendimento escolar e a promoção da
formação de hábitos alimentares saudáveis.
b) Os cardápios da alimentação escolar para crianças até três anos podem oferecer, eventualmente, açúcares ou qualquer tipo
de preparação que contenha esse ingrediente em sua composição.
c) Para a elaboração dos cardápios da alimentação escolar, deve-se utilizar gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as
referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada.
d) Os cardápios da alimentação escolar devem ser adaptados às seguintes condições especiais: estudantes diagnosticados com
necessidades alimentares especiais (doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares,
entre outras); estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
e especificidades culturais de comunidades indígenas e/ou quilombolas.