Início

Questões de Concursos Responsabilidade tributária

Resolva questões de Responsabilidade tributária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q468957 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Auditor Fiscal de Renda Municipal, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

É crime contra a Ordem Tributária praticar a seguinte conduta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q470284 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

A responsabilidade solidária em matéria tributária entre empresas pertencentes ao mesmo conglomerado se caracteriza, precipuamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q471152 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Quando a substituição tributária ocorre com a aquisição de mercadoria do substituído, com adiamento do pagamento do tributo que será adimplido pelo substituto na operação posterior, fala-se da denominada substituição tributária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q470207 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juiz Substituto, TJ GO, FCC

A responsabilidade tributária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q469746 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Sobre o tema "responsabilidade tributária", é correto afirmar, em consonância com o Código Tributário Nacional, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q469406 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

Sobre a responsabilidade tributária dos sucessores, disciplinada no Código Tributário Nacional, analise as afirmações que seguem:

I. São pessoalmente responsáveis o sucessor a qualquer título e o cônjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da abertura da sucessão, limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão do legado ou da meação.

II. Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.

III. A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas.

IV. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato, subsidiariamente com o alienante, se este prosseguir na exploração ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comércio, indústria ou profissão.

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q467688 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Advogado, excluir, FGV

A massa falida X possui (i) débitos tributários vencidos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; (ii) débitos decorrentes da legislação do trabalho, no valor de 30 salários mínimos; (iii) débitos com os sócios da massa falida X; e (iv) remuneração devida ao administrador da massa. Em tal quadro, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q470256 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Agente de Tributos, Prefeitura de Santana AP, NCE

O Código Tributário Nacional estabelece que a lei tributária que define infrações, ou lhe comina penalidades, deve ser interpretada de maneira mais favorável ao acusado, em caso de dúvida quanto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q465870 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à teoria do tributo e das espécies tributárias, julgue os itens seguintes. A relação jurídica tributária, que tem caráter obrigacional, decorre da manifestação volitiva do contribuinte em repartir coletivamente o ônus estatal.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q466446 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária

Assinale a opção que apresenta resposta correta, considerando-se disposição expressa do Código Tributário Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q469583 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária

Assinale a alternativa correta sobre a sucessão tributária, conforme o Código Tributário Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q468442 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

A pessoa jurídica DAMALINDA, dedicada ao varejo de vestuários, é composta por dois sócios, um dos quais assumiu a administração da empresa conforme previsto em seus atos constitutivos. Em razão de dificuldades financeiras, essa empresa passou a interromper os recolhimentos do ICMS, visando a obter recursos para o pagamento de seus empregados e fornecedores. Não obstante a inadimplência, a empresa continuou a declarar o valor mensalmente devido. Após certo período de tempo, a atividade se revelou efetivamente inviável, e o administrador optou por encerrar suas atividades e fechou todas as lojas, leiloando em um site de internet todo o saldo de estoques. A decisão deste administrador

I. foi acertada, pois se a empresa estava em dificuldades não haveria motivo para continuar com as atividades e incrementar a inda mais seu passivo tributário.

II. foi incorreta, pois ao simplesmente fechar as portas das lojas ficou caracterizada a dissolução irregular, o que poderá justificar o futuro redirecionamento de execuções fiscais à pessoa física dos sócios.

III. foi incorreta, pois o administrador poderia ter recorrido a remédios legais para a proteção de empresas em dificuldade, tais como a recuperação de empresas e a falência, ao invés de simplesmente encerrar suas atividades sem a comunicação aos órgãos administrativos competentes.

IV. não alterou a situação legal do outro sócio no tocante à respectiva responsabilidade pelo crédito tributário, uma vez que todos os sócios respondem pelos débitos fiscais da sociedade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q470540 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Advogado, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Com relação às espécies tributárias e à responsabilidade pelo recolhimento dos tributos, julgue os itens seguintes.

A responsabilidade por infração à legislação tributária é excluída pela denúncia espontânea, restando afastada a exigibilidade da multa e dos juros de mora, desde que o contribuinte pague o tributo devido.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q466973 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Agente dos Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.

O espólio responde pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da abertura da sucessão.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q468628 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juiz Substituto, TJ PE, FCC

Na sucessão causa mortis haverá responsabilidade tributária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q468519 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Fiscal de Tributação, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No que se refere à responsabilidade tributária, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q469039 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Considere os seguintes itens sobre responsabilidade tributária:

I. Não há responsabilidade do adquirente de bem imóvel arrematado em hasta pública.

II. Há responsabilidade do adquirente, a título oneroso ou gratuito, de bem imóvel, independente de prova da quitação dos tributos.

III. Não é responsável tributário o adquirente de filial, em processo de recuperação judicial, ainda que sócio da sociedade em recuperação judicial.

IV. Não é responsável tributário o sucessor, pelos tributos devidos pelo de cujus, antes da partilha ou adjudicação.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q466536 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juiz Substituto, TJ PE, FCC

Diante da propriedade imóvel de três pessoas conjuntamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q467550 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juiz Substituto, TJ PE, FCC

Sobre as fontes do Direito Tributário é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.