Início

Questões de Concursos Resumos e índices tipos e funções

Resolva questões de Resumos e índices tipos e funções comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q601622 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito de normas brasileiras de documentação e estilo Vancouver relacionadas à documentação científica, julgue os itens seguintes.

De acordo com a norma brasileira para apresentação de sumários, um índice é uma lista de palavras ou frases ordenadas segundo determinado critério, enquanto um sumário enumera divisões, seções e outras partes de uma publicação, podendo estar localizado no anverso da folha de rosto em publicações periódicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q604950 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

No que concerne a elaboração e arranjo de cabeçalhos de assunto, índices e linguagens documentárias, julgue os itens subsequentes.

Os índices do tipo KWIC (key-word in context) são vantajosos por não exigirem esforço intelectual na indexação dos documentos, no entanto, apresentam a desvantagem de reduzirem o índice de revocação do sistema de recuperação.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q608356 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o conteúdo e o formato do resumo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q604334 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Os tipos de resumo são definidos segundo características específicas de forma e conteúdo. Julgue os próximos itens acerca de resumos estruturados e críticos.

Os resumos críticos de artigos de periódicos têm propósitos comuns aos de uma recensão crítica de livro.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q609230 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Na elaboração de resumos, a paráfrase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q605852 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Bibliotecário, CONAB, FJPF

O Science Citation Index é uma fonte de informação que provê uma série de índices que possibilitam, dentre outras coisas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q603029 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

O principal propósito da elaboração de índices e resumos é construir representações de documentos, de forma a incluí-los em uma base de dados para posterior recuperação. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O resumo de periódico científico completo é composto de três partes: a referência bibliográfica, que identifica o item resumido, o corpo do resumo (o texto) e a assinatura.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q606244 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação às normas técnicas para a área de documentação e à indexação, julgue os seguintes itens.

Remissiva é o que remete de um cabeçalho ou subcabeçalho para outro, por meio das expressões "ver" ou "ver também". Essa última expressão é a que elimina uma forma de cabeçalho, remetendo ao cabeçalho adotado.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q606193 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico Legislativo Sênior I, Assembléia Legislativa ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca de referências bibliográficas e resumo, de acordo com as normas da ABNT.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q607410 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsecutivos.

O índice deve ser organizado de acordo com um padrão lógico e facilmente identificável pelos usuários. Quando a forma adotada na elaboração do índice ocasionar duplicidade de interpretações, deve-se acrescentar, no início dele, uma nota explicativa do padrão adotado e das exceções eventuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q607164 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Agente Profissional, Junta Comercial do Paraná PR, PUC PR, 2017

Os resumos possuem limite de palavras de acordo com o tipo de trabalho técnico-científico. Considere o texto a seguir.

Os resumos de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos devem possuir de ______ a ______ palavras no total. Os resumos de artigos de periódicos devem possuir de ______ a ______. E os resumos destinados a indicações breves devem possuir no máximo de ______ a ______.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q604886 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 21a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da elaboração, das características e dos tipos de resumos, julgue os itens a seguir.

Sempre que o documento apresentar resumo elaborado pelo autor, o sistema de informação deve adotá-lo como parte da descrição física do documento, uma vez que esse tipo de resumo permite economia de tempo e esforço no tratamento do documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q604107 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Em relação às técnicas de resumo, analise:

I. O resumo mantém uma relação de contiguidade e de semelhança com o texto que lhe dá origem, já que procura reter a sua estrutura informacional.

II. O resumo é um caso particular de paráfrase seletiva que consiste em: a) extrair de um texto informações julgadas essenciais e b) reformular essas informações de maneira a se chegar a um novo texto coerente e coesivo.

III. A seleção é uma das operações centrais dos processos que visam a obter representações condensadas. Pressupõe a atribuição de valor ao conjunto de informações do texto, respeitando a hierarquia estabelecida pelo próprio autor.

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q602262 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Segundo Lancaster, a indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades intimamente ligadas porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q602427 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Acerca da elaboração, das características e dos tipos de resumos, julgue os itens a seguir.

A redundância é útil em resumos elaborados com o objetivo de recuperação automática de informações, mas, para o leitor, é melhor haver coerência no resumo do que redundância.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q601443 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.

Um resumo do tipo indicativo deve apresentar uma síntese dos resultados obtidos no estudo, incluindo os dados quantitativos e qualitativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.