Questões de Concursos: SOA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SOA. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q149306 | Informática, SOA, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

Considere:

I. Abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis, que podem ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.

II. As funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de componentes e códigos interconectados por alto grau de acoplamento de controle e de dados.

III. É baseada no princípio de processamento centralizado que utiliza o paradigma de dados distribuídos para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.

Quanto às características da arquitetura orientada a serviços - SOA, é correto o que consta em

32 Q149997 | Informática, SOA, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de SOA e serviços web, julgue os próximos itens.

O SOAP encapsula mensagens que podem ser transmitidas via HTTP; permite o modelo de interação cliente-servidor; define como usar XML para representar mensagens de requisição e resposta. Um documento XML é transportado no corpo de uma mensagem SOAP; no modelo cliente-servidor, o corpo de uma mensagem SOAP pode conter uma requisição, mas não uma resposta.

33 Q155622 | Informática, SOA, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

Em relação à componentização, SOA, Web services e sistema distribuído, considere:

I. Ao se projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizá-la.

II. Na Service-oriented architecture ? SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.

III. Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet, para que se torne possível a comunicação transparente de máquina para máquina e aplicação para aplicação.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

Está correto o que se afirma em

35 Q105045 | Informática , SOA , Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

A arquitetura de software baseada nos conceitos de aplicação frontend, serviço, repositório de serviços e barramento de serviços para a formação de uma infraestrutura de negócios, é denominada

37 Q154519 | Informática, SOA, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a interoperabilidade de sistemas, SOA e web services,
arquitetura e-ping e padrões XML, julgue os itens seguintes.

Os web services são recomendados como solução de interoperabilidade da e-PING, em que, para serviços web de pequeno porte, o desenvolvimento pode ser embasado em REST, que utiliza o protocolo HTTP.

38 Q264556 | Informática, SOA, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 11a Região, FCC

Em relação aos aspectos do projeto de serviços em SOA, é INCORRETO afirmar:

39 Q266694 | Informática, SOA, Analista Desenvolvimento de Sistemas, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a tópicos avançados, julgue os itens
subseqüentes.

Uma arquitetura de software orientada a serviços tem como característica básica livrar-se das funcionalidades implementadas pelas aplicações e revertê-las em serviços, via barramento de serviços em uma computação distribuída.

40 Q114150 | Informática , SOA , Analista de Nível Superior Desenvolvimento de Sistemas, Casa da Moeda, CESGRANRIO

24 Uma das principais características de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, na sigla em inglês) é o(a)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.