Início

Questões de Concursos STF

Resolva questões de STF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q440931 | Direito Constitucional, STF, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

Compete ao STF processar e julgar originariamente o vicepresidente da República nas infrações penais comuns.

  1. ✂️
  2. ✂️

422Q443763 | Direito Constitucional, STF, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Quantos ministros possui o Supremo Tribunal Federal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q445846 | Direito Constitucional, STF, Técnico do Ministério Público, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base nas disposições constitucionais acerca de princípios, direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. O presidente da República, embora nomeie os ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal, não interfere na função jurisdicional desse órgão.
  1. ✂️
  2. ✂️

424Q440768 | Direito Constitucional, STF, Advogado, Metrô SP, FCC

Albertus, Juiz do Estado de São Paulo, pretende ingressar com Mandado de Segurança contra determinado Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça por entender que, em processo administrativo em curso perante o citado órgão, sofreu grave violação a seu direito líquido e certo. Nos termos da Constituição Federal, o Mandado de Segurança deverá ser impetrado perante o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q439505 | Direito Constitucional, STF, Analista Judiciário, TRT 5a, CESPE CEBRASPE

Uma empresa estrangeira com filial no Brasil não aplica o Estatuto do Pessoal da Empresa aos funcionários brasileiros, apenas aos empregados naturais do seu país de origem. Essa política adotada pela empresa gera vantagens salariais aos empregados estrangeiros, embora estes desempenhem funções idênticas às dos brasileiros. Com base na situação hipotética descrita, julgue os seguintes itens quanto aos direitos fundamentais.

De acordo com a jurisprudência do STF, a situação descrita não configura discriminação inconstitucional, visto que foi feita com base em critérios objetivos e razoáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

426Q442423 | Direito Constitucional, STF, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao estatuto constitucional da magistratura e às competências do STF, julgue os itens subsequentes. Embora o rol de matérias de competência originária do STF seja taxativo na CF, esse tribunal reconheceu serem de sua própria competência as causas de natureza civil instauradas contra o presidente da República ou qualquer das autoridades que, em matéria penal, disponham de prerrogativa de foro perante essa Corte ou que, em sede de mandado de segurança, estejam sujeitas à jurisdição imediata desta.
  1. ✂️
  2. ✂️

427Q427866 | Direito Constitucional, STF, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

De acordo com o Art. 103-A, da Constituição da República de 1988, do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula vinculante aplicável ao caso concreto ou que indevidamente a aplicar, caberá, diretamente ao Supremo Tribunal Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q435314 | Direito Constitucional, STF, Técnico Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Com relação às competências constitucionais do STF, julgue os itens subseqüentes.

É de competência do STF julgar interpelação judicial de natureza cível contra o procurador-geral da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

429Q444436 | Direito Constitucional, STF, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

              O promotor de justiça da capital de certo estado da Federação recebeu procedimento de investigação instaurado por procurador da República, no qual é noticiada a eventual prática de crime de desacato cometido contra juiz do trabalho. Segundo o referido procurador, o crime teria sido praticado quando Joana, na fila do banco do fórum trabalhista, não permitiu que o juiz do trabalho Paulo tivesse atendimento priorizado, conforme determinado por ato normativo do presidente do tribunal, tendo ela afirmado que juiz manda no gabinete e que, no banco, deve ser tratado como um cidadão qualquer.

                 Entendeu o procurador que não haveria interesse da União na situação, sendo matéria de competência da justiça comum estadual, razão pela qual encaminhou os autos a essa promotoria.

Na situação hipotética apresentada, não concordando com o entendimento do procurador e considerando entendimento mais recente do STF, o promotor de justiça deve suscitar conflito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q426261 | Direito Constitucional, STF, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue os itens a seguir.

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente, por infrações penais comuns, os seus próprios ministros.

  1. ✂️
  2. ✂️

431Q443693 | Direito Constitucional, STF, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q446953 | Direito Constitucional, STF, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao controle de constitucionalidade, julgue os itens subsequentes. O Supremo Tribunal Federal possui competência para apreciar ação direta de inconstitucionalidade contra lei do DF fruto do exercício de competência legislativa municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️

433Q438506 | Direito Constitucional, STF, Analista, FINEP, CESGRANRIO

A 1ª Turma do TRF da 2ª Região, ao julgar um recurso em mandado de segurança, não aplicou uma lei ordinária, promulgada em 1986, por considerá-la incompatível com a Constituição de 1988. Contra essa decisão, foi interposto Recurso Extraordinário, julgado pelo STF, que, todavia, manteve o mesmo entendimento.

A respeito desse caso, considere as afirmativas abaixo.

I - A 1ª Turma do TRF da 2ª Região não precisa encaminhar a questão constitucional ao Tribunal pleno, se já houver decisão do STF a esse respeito.

II - A 1ª Turma do TRF da 2ª Região deve encaminhar a questão constitucional ao Tribunal pleno, mesmo tratando-se de não aplicação de lei, de acordo com a súmula vinculante no 10.

III - O STF não deve encaminhar a decisão proferida no Recurso Extraordinário ao Senado Federal.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q424877 | Direito Constitucional, STF, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

- O Supremo Tribunal Federal é órgão do Poder Judiciário (CF, art. 92, I).

Sobre o Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q423951 | Direito Constitucional, STF

assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q442524 | Direito Constitucional, STF, Técnico Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que versam acerca da organização do Poder Judiciário.

O presidente do STF não pode propor lei complementar que exclua a participação da Ordem dos Advogados do Brasil dos concursos públicos para ingresso na magistratura.

  1. ✂️
  2. ✂️

437Q424187 | Direito Constitucional, STF

Os julgamentos, em recurso ordinário, do crime político e das causas em que forem partes Estado estrangeiro, de um lado, e, de outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País, competem, respectivamente, ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q424506 | Direito Constitucional, STF

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição Federal, cabendo-lhe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q426111 | Direito Constitucional, STF, Técnico Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que versam acerca da organização do Poder Judiciário.

Se o STJ propuser ao Congresso Nacional a criação de mais dois TRFs, tal proposta deverá ser rejeitada pelo Poder Legislativo, pois cabe exclusivamente ao STF, como principal órgão do Poder Judiciário, propor a criação ou a extinção de quaisquer tribunais.

  1. ✂️
  2. ✂️

440Q448915 | Direito Constitucional, STF, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

A respeito do instituto da extradição, julgue os itens subsequentes de acordo com o entendimento do STF. Será excluído da detração o período em que o extraditando tiver ficado preso cautelarmente no Brasil por crimes cometidos em território nacional que não estiverem elencados no pedido de extradição.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.