Início

Questões de Concursos Saúde Mental

Resolva questões de Saúde Mental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q367066 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

No contexto da reforma psiquiátrica, há novas estratégias inclusivas, voltadas à inserção social e capacitação dos usuários em saúde mental, na perspectiva de nova lógica assistencial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As residências terapêuticas compreendem um espaço de habitação em que são prestados serviços de saúde por equipe multidisciplinar, possibilitando à pessoa em sofrimento mental o acolhimento e tratamento nos moldes de clínica psiquiátrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q369035 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico Judiciário, TRE AP, CESPE CEBRASPE

A assistência ao paciente com esquizofrenia deve levar em conta as características que são próprias da doença. Assinale a opção que corresponde aos cuidados de enfermagem adequados a um paciente que apresenta esquizofrenia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q848979 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de São Francisco MG Psicólogo, COTEC, 2020

Compreender uma pessoa a partir do quadro de referência dela e não do próprio, de modo a experimentar de modo vicário os sentimentos, percepções e pensamentos dela denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q361192 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Um senhor com 45 anos de idade que faz uso abusivo e diário de bebidas alcoólicas foi levado, contra a sua vontade, pela sua esposa a um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas. Ao ser atendido, o paciente disse ao enfermeiro que o atendeu no acolhimento que não tem nenhum problema e que pode parar de beber quando quiser. A esposa relatou que ele justifica o fato de beber dizendo que é a forma como encontra para lidar com a perseguição feita pelo chefe e por colegas no seu trabalho. A esposa relatou que ele tem apresentado alteração do comportamento, mostrando-se irritadiço, insone e violento e que a proíbe de conversar com qualquer outro homem ou de sair na rua sozinha. A esposa afirmou ainda que ele quase não se tem alimentado e queixa-se de mal-estar, além de ter faltado muito ao serviço. O paciente referiu que vem sentindo fortes dores musculares.

A partir da situação clínica apresentada acima, julgue os itens subsecutivos.

O acompanhamento desse paciente não deve contemplar a estratégia de redução de danos, pois esta reconhece que a continuidade do consumo de álcool não permite a integração do indívíduo na comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q843569 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos direitos e da organização do atendimento no Distrito Federal na área de Saúde Mental para a população adulta, julgue o item a seguir.

É permitido utilizar a contenção física no caso em que se fizer necessário, e esta poderá ser retirada somente após a devida avaliação e autorização por parte do médico plantonista.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q840211 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A crescente urbanização e industrialização, sem os devidos cuidados com a preservação da vida e do meio ambiente, gera o aumento de incapacidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

148Q366192 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relacionados ao exame do estado mental no contexto psicológico dos cuidados de enfermagem.

A aparência geral do paciente pode indicar informações importantes, como o seu estado de humor.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q236474 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Segundo Lima e Dimenstein (2016), são estratégias para a viabilização da atenção psicossocial na Rede de Atenção psicossocial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q657106 | Enfermagem, Saúde Mental, FADESP, 2020

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 0599/2018 determina Norma Técnica para atuação da Equipe de Enfermagem em Saúde mental e Psiquiatria. A equipe de enfermagem da Saúde Mental e Psiquiatria é formada por Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Esses profissionais devem realizar suas atribuições em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que regulamentam o exercício da Enfermagem no país. Dentre as competências do Enfermeiro indicam-se as seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q362348 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Atitudes positivas, integração e resposta emocional são identificadas como critérios de saúde mental que devem ser observados pelos enfermeiros, especialmente quando se constrói o relacionamento terapêutico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

As qualidades pessoais do enfermeiro são elementos importantes na relação terapêutica com o paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q359973 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.

A descrição clínica desse paciente é compatível com o distúrbio bipolar mania delirante, o qual se associa a alterações prevalentes do humor, da cognição, da sensopercepção, da atividade motora e do comportamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q367561 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

O enfermeiro, como participante da equipe de saúde que atende o indivíduo com suspeita de esquizofrenia, necessita conhecer as principais manifestações deste transtorno mental, a fim de prevenir agravos. Dentre as características da esquizofrenia, encontram-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q851268 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Terapia Intensiva Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 30 anos de idade sofreu acidente automobilístico com colisão frontal, produzindo fraturas complexas. Após intervenção cirúrgica de emergência, deu entrada na unidade de terapia intensiva (UTI). O paciente tem histórico de boa saúde, boa forma física, suporte social operacional e emocional satisfatório. Apesar do bom prognóstico, o paciente afirma que a UTI é um lugar para aguardar a morte, que nada na vida dele vai bem, que não vem recebendo cuidados bons o suficiente, que as pessoas o tempo inteiro mentem para ele. As falas do paciente têm um tom provocador, arrogante, desafiador e depreciativo. A equipe assistencial, exausta em termos de argumentação educada e racional, tende a contra-atacar.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O hospital precisa reavaliar a internação, considerando uma transferência, com base em relatório psicológico, mostrando os danos ao funcionamento da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q843500 | Saúde Pública, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Com base nos conhecimentos em relação ao atendimento em saúde mental do adulto, julgue o item a seguir.

O (A) assistente social deve nortear a prática profissional em atenção à saúde mental do adulto visando a priorizar a internação psiquiátrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q369170 | Enfermagem, Saúde Mental

O objeto de estudo da psiquiatria relaciona-se ao adoecer mental humano, sendo essa condição considerada mais complexa e ampla que apenas uma doença mental. O enfermeiro deve participar da assistência integral ao doente mental de maneira sistematizada, fundamentado nos princípios da ciência e da ética. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Durante a Idade Média, a doença mental associava-se aos conceitos de loucura, feitiçaria e heresia. No final do século XVIII, com o impacto do pensamento naturalista, a visão de enfermidade mental sofreu avanços que permitiram a edificação das bases da psiquiatria atual.
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q846133 | Enfermagem, Saúde Mental, Grupo 002, SES DF, IADES, 2020

Os transtornos mentais têm aumentado consideravelmente em todo o mundo, principalmente nas grandes cidades em que a estimativa é que 18% da população precisa de algum tipo de acompanhamento psiquiátrico. Esses transtornos representam a terceira causa de afastamento do trabalho, segundo dados da Previdência Social no Brasil. As repercussões psíquicas relacionadas ao trabalho e os agravos, que antes nem eram identificados, ganharam hoje espaço no âmbito acadêmico, científico, governamental e também nos consultórios de diversas especialidades. Considerando a complexidade que envolve a avaliação entre o processo de saúde, doença e trabalho, julgue o item a seguir.
O trabalho pode acarretar alterações na saúde das pessoas em decorrência das situações objetivas, como exposição a algum agente tóxico, mas não se observa nenhuma interação entre fatores relacionados à organização do trabalho, por exemplo, como divisão de tarefas e hierarquização dos cargos.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q836303 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Catanduvas PR Psicólogo, FAUEL, 2021

“Assim, por duplo da doença mental é entendido tudo aquilo que se constrói em termos institucionais em torno do internado: é a face institucional da doença mental, que é construída a partir da negação da subjetividade do louco, da negação das identidades, a partir da objetivação extrema da pessoa enquanto objeto de saber. (...)” (AMARANTE, Paulo D. C. O Homem e a Serpente. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz, 1996. P.85) Sobre o tema, assinale a alternativa ERRADA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q847595 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Nutrição, SES DF, IADES, 2020

No Brasil, a assistência à saúde mental teve início na década de 1930, por meio da institucionalização de indivíduos com psicopatias. No que diz respeito às políticas públicas, a atenção à saúde mental teve uma grande mudança a partir da década de 1970 com a Reforma Psiquiátrica. Mais recentemente, na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, com base no cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Acerca da assistência mental no Brasil e das respectivas mudanças recentes contidas na Nota Técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
Os serviços residenciais terapêuticos devem dar preferência ao atendimento a pacientes com transtornos mentais leves, mas com histórico de internação hospitalar, assim como devem abrigar indivíduos com transtornos mentais em situação de rua.
  1. ✂️
  2. ✂️

160Q365954 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em relação às síndromes psiquiátricas, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.