Início

Questões de Concursos Saúde Mental

Resolva questões de Saúde Mental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q844569 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos direitos e da organização do atendimento no Distrito Federal na área de Saúde Mental para a população adulta, julgue o item a seguir.

No Distrito Federal existe uma organização do fluxo das urgências e emergências em saúde mental que exclui os transtornos mentais decorrentes do consumo de crack, álcool e outras drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q150321 | Psicologia, Saúde Mental, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

ações para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas, por meio da política de redução de danos e combate à discriminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q359995 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Distúrbios de ansiedade são problemas psiquiátricos comuns e estão entre os que mais geram transtornos aos pacientes. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Utilizada para lidar com a ansiedade branda, a racionalização é um mecanismo de defesa do ego que se caracteriza por oferecer uma explicação socialmente aceitável para sentimentos ou comportamentos inaceitáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q849897 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No período pré-operatório, também chamado de primeira infância, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. No início do período, ele exclui toda a objetividade, a criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias (jogo simbólico); posteriormente, utiliza-o como referencial para explicar o mundo real, a sua própria atividade, seu eu e suas leis morais; e, no final do período, passa a procurar a razão causal e finalista de tudo. É importante ter claro que grande parte do seu repertório verbal é usado de forma imitativa, sem que ela domine ainda os significados das palavras. II. A Equipe de Consultório na Rua é constituída por profissionais que atuam de forma itinerante, ofertando ações e cuidados de saúde para a população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde. É de responsabilidade dessa equipe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, ofertar cuidados em saúde mental, para pessoas em situação de rua em geral; pessoas com transtornos mentais; e usuários de crack, álcool e outras drogas, incluindo ações de redução de danos, em parceria com equipes de outros pontos de atenção da rede de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q841363 | Enfermagem, Saúde Mental, Prefeitura de Araçoiaba PE Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Por ser a derme pouco extensível, o volume máximo na administração de medicamentos por via intradérmica é de 0,5 ml, sendo normalmente administrado 0,1ml. Esta via de administração é utilizada para reações de hipersensibilidade, provas de PPD (tuberculose) e aplicação da vacina BCG.

II. A Lei nº 8.080, de 1990, considera que o meio ambiente livre de poluição reduz os níveis de saúde de uma população. Assim, de acordo com esse referencial legal, todos os recursos relacionados à prestação de serviços de assistência à saúde no Brasil devem ser remanejados para a redução e o tratamento da poluição ambiental no país.

III. A síndrome do esgotamento profissional (Burnout) afeta, principalmente, profissionais da indústria, pessoas que dedicam menos de 6 horas por dia ao trabalho e indivíduos que atuam no mercado informal de emprego. Esse tipo de doença ocupacional é causado, geralmente, por agentes químicos ou biológicos cuja exposição ocorre por um período superior a cinco dias consecutivos, no ambiente de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q143230 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário Enfermagem, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

Considerando a epidemiologia dos transtornos mentais na população, o Ministério da Saúde está fortalecendo a inclusão das ações de saúde mental no âmbito da atenção básica pela política nacional de saúde mental, por meio dos dispositivos do apoio matricial e do núcleo de apoio à saúde da família, principalmente com ênfase na ação dos agentes comunitários de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q364621 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

       Uma mulher de 43 anos de idade, que mora sozinha, desenvolveu distúrbio bipolar há 3 anos. Desde o início dos sintomas da doença mental, ela não toma os medicamentos com regularidade. Apresentou dois episódios de suicídio nesse período. Foi levada ao serviço médico apresentando quadro de depressão importante e dizendo não querer mais viver. Relatou que não dorme direito e que não tem se alimentado bem, tendo emagrecido 8 kg em seis meses. O médico que a atendeu indicou-lhe internação.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Deve-se aconselhar a paciente a não pensar em seus problemas e a evitar expressar sentimentos, pois tal conduta pode ajudá-la a vencer suas dificuldades.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q235920 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Para Saraceno (1999, apud Santiago e Yasui, 2017) o processo de resgate da autonomia e da identidade do portador de sofrimento psíquico deve ser pautado no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q850889 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Dumas (2011) em seu livro, traz a citação de um romancista americano Herman Melville: “Quem pode traçar, em um arco-íris, uma linha que marca o fim do tom violeta e o começo do tom laranja? A diferença de cor é muito clara, mas quem pode dizer qual o lugar exato em que um se torna o outro? O mesmo ocorre com a razão e com a loucura. Os casos graves são evidentes. Mas, em certos casos aparentemente menos graves, raros são aqueles que estão preparados para estender uma linha demarcatória, a não ser alguns especialistas mediante pagamento... Em outras palavras, em certas situações, é quase impossível determinar se um ser humanos é são de espírito ou se começa a não ser mais”. Diante da citação, o autor aponta a necessidade de que se considere a construção social nos transtornos psicológicos, e para isso propõe duas abordagens complementares da saúde mental: uma categorial e outra analítica. Frente a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q844340 | Enfermagem, Saúde Mental, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Acerca da Portaria n° 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

O CAPS III atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q362462 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

       Uma mulher de 43 anos de idade, que mora sozinha, desenvolveu distúrbio bipolar há 3 anos. Desde o início dos sintomas da doença mental, ela não toma os medicamentos com regularidade. Apresentou dois episódios de suicídio nesse período. Foi levada ao serviço médico apresentando quadro de depressão importante e dizendo não querer mais viver. Relatou que não dorme direito e que não tem se alimentado bem, tendo emagrecido 8 kg em seis meses. O médico que a atendeu indicou-lhe internação.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

A enfermagem deve estar atenta às ações da paciente, visto que é grande o risco de suicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q368432 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

O Miniexame do Estado Mental, indicado para avaliação de funções cognitivas, utiliza diversos critérios, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q358802 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relacionados ao exame do estado mental no contexto psicológico dos cuidados de enfermagem.

Ao avaliar-se a fala de paciente deprimido, freqüentemente, observam-se os seguintes aspectos: fluxo rápido, volume alto, gagueira ou fala arrastada.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q832205 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Itá SC Psicólogo, AMAUC, 2021

Com relação à prevenção ao suicídio, analise:
( ) Para o Conselho Federal, a atuação de psicólogos na prevenção ao suicídio não deve extrapolar as intervenções estritamente individuais e evitar a compreensão das condições de vida;
( ) O papel da psicologia é acolher e ressignificar esses sofrimentos, a partir do entendimento de como são produzidos nas instâncias sociais, históricas e culturais, sempre em diálogo com outros campos do saber;
( ) Ao debater o suicídio, se deve desconsiderar o atual cenário político brasileiro, de retrocessos na Política de Saúde Mental, com o retorno à lógica manicomial e a alteração na Lei de Drogas, que permite a internação involuntária de usuários de drogas sem a necessidade de autorização judicial, reforçando o modelo de abstinência e das comunidades terapêuticas em detrimento da Política de Redução de Danos e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD);
( ) As práticas de exclusão social em curso nas políticas públicas devem ser consideradas no contexto do sofrimento mental e prevenção aos suicídios.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q184198 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A deterioração irreversível, prolongada e/ou progressiva da função intelectual e da personalidade, evidenciada por redução da capacidade de interpretar os estímulos ambientais; e por embotamento dos processos mentais e intelectuais, evidenciado por distúrbios da memória, da orientação e do comportamento, é classificado, segundo Doenges (2015), na Taxonomia II: percepção/cognição, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q840642 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes e assegura-lhes oportunidades de desenvolvimento das capacidades física, mental, social e moral. Nesse contexto, é importante que as crianças e os adolescentes tenham acesso ao convívio com uma rede de apoio acolhedora, além de acesso à educação formal e às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Em relação a esse contexto, julgue o item a seguir. 
Alguns transtornos mentais identificados na infância podem causar efeitos persistentes e crônicos no indivíduo, acarretando deficits em relações afetivas e no desenvolvimento pedagógico, além de, no futuro, inadequação em ocupações laborais.
  1. ✂️
  2. ✂️

197Q848585 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Nutrição, SES DF, IADES, 2020

As Políticas Públicas de Atenção à Saúde Mental no Brasil abrangem todos os tipos de público, sejam crianças, adolescentes ou adultos. Na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, tomando como base o cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

No que se refere à assistência mental no Brasil e às respectivas mudanças recentes contidas na nota técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
Não há nenhum impedimento legal para a internação de pacientes menores de idade em enfermarias psiquiátricas de hospitais gerais ou de hospitais psiquiátricos. No entanto, quando disponíveis, tais internações devem ocorrer em enfermarias especializadas em infância e adolescência.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q362748 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

O paciente idoso deprimido apresenta distúrbios de humor, que podem ser assim avaliados:

I- Sentimento de culpa /auto-incriminação.

II- Tristeza, fadiga e diminuição da memória.

III- Sialorréia e delírio.

IV- Euforia e alucinações.

Está (ão) correta (s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q184996 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Entre os principais distúrbios das funções cerebrais superiores, encontram-se os da linguagem. A afasia, incapacidade de expressão da linguagem, possui diversas formas clínicas. A conhecida como afasia de Wernicke, que é caracterizada por dificuldade leve ou extrema de compreensão, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q365853 | Enfermagem, Saúde Mental

Com relação à administração aplicada à enfermagem, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.