Início

Questões de Concursos Saúde Mental

Resolva questões de Saúde Mental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q832205 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Itá SC Psicólogo, AMAUC, 2021

Com relação à prevenção ao suicídio, analise:
( ) Para o Conselho Federal, a atuação de psicólogos na prevenção ao suicídio não deve extrapolar as intervenções estritamente individuais e evitar a compreensão das condições de vida;
( ) O papel da psicologia é acolher e ressignificar esses sofrimentos, a partir do entendimento de como são produzidos nas instâncias sociais, históricas e culturais, sempre em diálogo com outros campos do saber;
( ) Ao debater o suicídio, se deve desconsiderar o atual cenário político brasileiro, de retrocessos na Política de Saúde Mental, com o retorno à lógica manicomial e a alteração na Lei de Drogas, que permite a internação involuntária de usuários de drogas sem a necessidade de autorização judicial, reforçando o modelo de abstinência e das comunidades terapêuticas em detrimento da Política de Redução de Danos e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD);
( ) As práticas de exclusão social em curso nas políticas públicas devem ser consideradas no contexto do sofrimento mental e prevenção aos suicídios.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q367031 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Atitudes positivas, integração e resposta emocional são identificadas como critérios de saúde mental que devem ser observados pelos enfermeiros, especialmente quando se constrói o relacionamento terapêutico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A contratransferência é um impasse terapêutico que o paciente cria, inconscientemente, e no qual experimenta sentimentos, em relação ao enfermeiro, que estavam originalmente associados a figuras significativas em sua vida pregressa.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q141623 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário Enfermagem, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

O Programa de Volta para Casa, do Ministério da Saúde, instituiu o auxílio reabilitação para pessoas com longa história de internações em hospitais psiquiátricos, por meio do pagamento mensal de um auxílio-reabilitação diretamente ao seu responsável, que irá repassar para o paciente beneficiado.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q361850 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Estudos têm mostrado que a família, é em geral, a fonte mais importante tanto de estresse como de apoio social na vida dos pacientes. Por outro lado as equipes de saúde da família tem condições de dar suporte a alguns tipos de problemas familiares.Entretanto,inúmeros outros precisam ser tratados por profissionais de Saúde Mental. Assinale qual o tipo de problema que a equipe de saúde da família têm condições de atender.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q850889 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Dumas (2011) em seu livro, traz a citação de um romancista americano Herman Melville: “Quem pode traçar, em um arco-íris, uma linha que marca o fim do tom violeta e o começo do tom laranja? A diferença de cor é muito clara, mas quem pode dizer qual o lugar exato em que um se torna o outro? O mesmo ocorre com a razão e com a loucura. Os casos graves são evidentes. Mas, em certos casos aparentemente menos graves, raros são aqueles que estão preparados para estender uma linha demarcatória, a não ser alguns especialistas mediante pagamento... Em outras palavras, em certas situações, é quase impossível determinar se um ser humanos é são de espírito ou se começa a não ser mais”. Diante da citação, o autor aponta a necessidade de que se considere a construção social nos transtornos psicológicos, e para isso propõe duas abordagens complementares da saúde mental: uma categorial e outra analítica. Frente a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q844569 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos direitos e da organização do atendimento no Distrito Federal na área de Saúde Mental para a população adulta, julgue o item a seguir.

No Distrito Federal existe uma organização do fluxo das urgências e emergências em saúde mental que exclui os transtornos mentais decorrentes do consumo de crack, álcool e outras drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q366376 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, HEMOPE PE, IPAD

A respeito das mudanças cognitivas que ocorrem no envelhecimento, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q150321 | Psicologia, Saúde Mental, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

ações para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas, por meio da política de redução de danos e combate à discriminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q851305 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Nutrição, SES DF, IADES, 2020

As Políticas Públicas de Atenção à Saúde Mental no Brasil abrangem todos os tipos de público, sejam crianças, adolescentes ou adultos. Na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, tomando como base o cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

No que se refere à assistência mental no Brasil e às respectivas mudanças recentes contidas na nota técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
Os Centros de Apoio Psicossocial de Álcool e outras Drogas do Tipo IV (CAPS AD IV) destinam-se a proporcionar atenção individualizada na atenção terciária às pessoas com quadro de dependência de substâncias psicoativas (relacionadas aos consumos de álcool, crack e outras drogas).
  1. ✂️
  2. ✂️

210Q369518 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

A respeito dos mecanismos que influenciam na geração de transtornos mentais é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q849561 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).
Levando em consideração o texto 27A2-I, as contribuições da psicopatologia e da psicologia social e as intervenções psicológicas em problemas específicos, julgue os itens a seguir.

I A maneira como Jones se relaciona com família e os colegas caracteriza comportamentos apreendidos em suas relações grupais, por meio de papéis diversificados.
II Um grupo de psicodiagnóstico interventivo enquanto ação proposta pela equipe do CAPS-AD no caso de Jones deve propor viabilizar a circulação de papeis dentro do grupo, assim como a superação de estereotipas, incitando novas possibilidades de compreensão dos problemas e contextos.
III Partindo-se de uma avaliação inicial, uma das possibilidades de intervenção no caso de Jones seria o atendimento individual para consultas de rotina e o atendimento psicoterápico e de orientação.
IV Não compete ao CAPS-AD a proposição de atividades de reabilitação psicossocial, sendo esta uma das atividades preconizadas pelas unidades ambulatórias especializadas.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q359968 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.

Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.

A família deve receber apoio e educação, pois a doença da paciente exige cuidado e dedicação, sendo freqüente o cansaço físico e emocional dos cuidadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q359148 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Atitudes positivas, integração e resposta emocional são identificadas como critérios de saúde mental que devem ser observados pelos enfermeiros, especialmente quando se constrói o relacionamento terapêutico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Para se atingir os objetivos de um relacionamento terapêutico, o enfermeiro, antes de analisar os comportamentos e atitudes do paciente, deve orientá-lo a não expressar seus sentimentos e percepções.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q844340 | Enfermagem, Saúde Mental, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Acerca da Portaria n° 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

O CAPS III atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q366708 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Atitudes positivas, integração e resposta emocional são identificadas como critérios de saúde mental que devem ser observados pelos enfermeiros, especialmente quando se constrói o relacionamento terapêutico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A reafirmação é uma técnica de comunicação terapêutica que pode ser empregada para demonstrar que o enfermeiro está ouvindo e validando algo que o paciente disse.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q848832 | Psicologia, Saúde Mental, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, a respeito da readaptação de profissionais que passaram por sofrimento psíquico.

Para esses profissionais, é preciso analisar as atribuições dos cargos, as habilitações necessárias e a experiência profissional, além de considerar que os compromissos de desempenho deverão ser firmados conciliando-se interesses pessoais e organizacionais e o suporte psicossocial disponível.
  1. ✂️
  2. ✂️

218Q362234 | Enfermagem, Saúde Mental

O objeto de estudo da psiquiatria relaciona-se ao adoecer mental humano, sendo essa condição considerada mais complexa e ampla que apenas uma doença mental. O enfermeiro deve participar da assistência integral ao doente mental de maneira sistematizada, fundamentado nos princípios da ciência e da ética. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes. São recursos intermediários entre a internação e a vida social do indivíduo que necessita de acompanhamento mental: o hospital-dia, o hospital-noite, a pensão protegida e o ambulatório psiquiátrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q369147 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Uma gestante com diagnóstico de transtorno depressivo relata ao enfermeiro que, devido a este transtorno, suas atividades funcionais têm sido prejudicadas persistentemente. Segundo o Ministério da Saúde (2010), a característica central deste quadro de transtorno de humor, que reflete o impacto negativo nas atividades funcionais, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q154038 | Psicologia, Saúde Mental, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

a garantia de ações eficazes para a adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.