Questões de Concursos Saúde Mental

Resolva questões de Saúde Mental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q851641 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Nutrição, SES DF, IADES, 2020

No Brasil, a assistência à saúde mental teve início na década de 1930, por meio da institucionalização de indivíduos com psicopatias. No que diz respeito às políticas públicas, a atenção à saúde mental teve uma grande mudança a partir da década de 1970 com a Reforma Psiquiátrica. Mais recentemente, na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, com base no cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Acerca da assistência mental no Brasil e das respectivas mudanças recentes contidas na Nota Técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
A Política Nacional de Saúde Mental abrange a atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso nocivo de álcool e de outras substâncias psicoativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

282Q367701 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em termos de economia psíquica, a adaptação do trabalho ao homem corresponde à procura, à descoberta, ao emprego e à experimentação de um compromisso entre os desejos e a realidade. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q851013 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Nutrição, SES DF, IADES, 2020

No Brasil, a assistência à saúde mental teve início na década de 1930, por meio da institucionalização de indivíduos com psicopatias. No que diz respeito às políticas públicas, a atenção à saúde mental teve uma grande mudança a partir da década de 1970 com a Reforma Psiquiátrica. Mais recentemente, na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, com base no cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Acerca da assistência mental no Brasil e das respectivas mudanças recentes contidas na Nota Técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
A RAPS passa a incluir os seguintes pontos de atenção: Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental - Unidades ambulatoriais especializadas; Hospital Psiquiátrico; e Hospital-Dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

284Q143688 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário Enfermagem, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

A internação psiquiátrica involuntária deve, no prazo de vinte e quatro horas, ser comunicada ao Ministério Público estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual a internação tenha ocorrido, sendo desnecessário esse procedimento quando o paciente tiver alta.

  1. ✂️
  2. ✂️

285Q850169 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Durante uma visita domiciliar, uma enfermeira percebeu que uma menina de 12 anos de idade apresentava cicatrizes de cortes nas coxas e nos punhos. A genitora da paciente relatou que a menina manifesta desejo de morrer, queixa-se de ser criticada na escola pelos colegas e mostra-se com humor oscilante e instável. A equipe de Saúde da Família, da qual a enfermeira participa, conta com o matriciamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que possibilita a atuação de um psicólogo para discussão de caso, atendimentos compartilhados e construção de projetos terapêuticos. 

Tendo em vista esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Entre as atividades desenvolvidas com a paciente durante o respectivo acompanhamento no CAPSi, estão atendimentos psicológicos individuais, suporte à família, grupos terapêuticos e oficinas de práticas artísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q842780 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde Mental tem como princípio o cuidado em liberdade das pessoas com transtornos mentais, com um modelo de atenção em serviços comunitários de base territorial, que atuam em rede. Um dos maiores desafios para a saúde mental é a construção de uma política para crianças e adolescentes, que considere as respectivas características específicas e necessidades, seguindo os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto às diretrizes voltadas ao cuidado em saúde mental no campo da criança e do adolescente, julgue o item a seguir.
Para uma adequada assistência em saúde mental para o público infantojuvenil, deve-se comprometer os responsáveis pela criança ou pelo adolescente, sejam eles familiares ou agentes institucionais, no processo de atenção e cuidado.
  1. ✂️
  2. ✂️

287Q236869 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q367535 | Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no prontosocorro, julgue os próximos itens.

Se a paciente apresentar um quadro conversivo, ela deverá ser afastada dos familiares e ignorada pela equipe de saúde até que a simulação acabe.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q362206 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

A desnutrição típica do alcoolista pode levá-lo a um quadro de encefalopatia alcoólica aguda (síndrome de Wernicke). Esta síndrome caracteriza-se pela deficiência vitamínica, principalmente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q845397 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Acerca do processo de internação nos casos de saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

Nos casos de menores de 18 anos de idade e de maiores de 16 anos de idade, a vontade dos responsáveis não é substitutiva à vontade dos filhos para fins de anuência de tratamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

291Q850620 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Uma menina de 12 anos de idade é internada em razão de episódios de convulsão, perda de movimento das pernas e agressividade. Após realização de exames neurológicos com resultados normais, a psicóloga avaliou a paciente para auxiliar em um diagnóstico diferencial junto à psiquiatria. 

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Uma vez confirmado o diagnóstico psiquiátrico e o quadro clínico estabilizado, a paciente deve ser encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi), para acompanhamento de seguimento adequado em saúde mental.

  1. ✂️
  2. ✂️

292Q363029 | Enfermagem, Saúde Mental

O objeto de estudo da psiquiatria relaciona-se ao adoecer mental humano, sendo essa condição considerada mais complexa e ampla que apenas uma doença mental. O enfermeiro deve participar da assistência integral ao doente mental de maneira sistematizada, fundamentado nos princípios da ciência e da ética. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Considerando a taxonomia II dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Diagnosis Association), um paciente com distúrbio bipolar pode apresentar os seguintes diagnósticos de enfermagem: risco para violência direcionada para si mesmo ou para outros, nutrição desequilibrada para menos que as necessidades corporais, risco de envenenamento, padrão de sono perturbado e processos familiares interrompidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

293Q844883 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A inclusão social constitui um processo unilateral no qual a sociedade busca equacionar problemas, decidir acerca de soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos e todas.
  1. ✂️
  2. ✂️

294Q144987 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

Uma gestante com diagnóstico de transtorno depressivo relata ao enfermeiro que, devido a este transtorno, suas atividades funcionais têm sido prejudicadas persistentemente. Segundo o Ministério da Saúde (2010), a característica central deste quadro de transtorno de humor, que reflete o impacto negativo nas atividades funcionais, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q231723 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Segundo Desviat (2018), a prática clínica de rotina na psiquiatria biológica e na comunitária é uma clínica que tende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q366774 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da esquizofrenia, doença cerebral grave que causa impacto sobre o indivíduo e a sociedade, julgue os itens seguintes.

Respostas neurobiológicas de má-adaptação causam comportamentos estranhos e pouco aceitos socialmente, como deterioração na aparência, agressão ou agitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q362100 | Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Cerca de 50% dos casos de violência contra a criança e o adolescente, quando não são tomadas medidas de proteção para a vítima, acabam tendo recidiva. A grande maioria não é notificada por medo de punições ou de novos maus-tratos. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

A negligência como forma de violência contra a criança é caracterizada pelas omissões parentais nos cuidados básicos com a criança, resultando em dano real para ela. Não se pode considerar negligência danos emocionais ou situações em que existiram riscos mas não houve dano real.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q845461 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
Essa política promove ações na área de transportes urbanos, que permitem e facilitam o deslocamento da pessoa portadora de deficiência, sobretudo daquela que apresenta dificuldades de locomoção, em conformidade com as normas relativas à acessibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

299Q845309 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Na infância, diagnósticos do grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento são mais evidenciados, com o transtorno do espectro autista (TEA) englobando critérios relacionados ao deficit de comunicação e interação social, além de padrões repetitivos ou restritos de comportamento, atividades e interesses. Com relação aos critérios apresentados, julgue o item a seguir. 
Com o diagnóstico de TEA, o tratamento deve ser focado no desenvolvimento de habilidades sociais e de motivações, além de orientar esforços para uma vida com independência e autonomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

300Q842198 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Acerca do processo de internação nos casos de saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

É dispensável a manifestação do Ministério Público nos casos de internação compulsória de crianças e adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.