Início

Questões de Concursos Saúde Mental

Resolva questões de Saúde Mental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q843735 | Enfermagem, Saúde Mental, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Acerca da Portaria n° 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), é desenvolvido por intermédio de projeto terapêutico individual, cuja responsabilidade de construção cabe ao médico psiquiatra, e a ordenação do cuidado estará sob a responsabilidade do CAPS.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q945007 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A automutilação refere-se a comportamentos cuja intenção é causar a si mesmo algum dano físico ou psicológico e que são praticados de forma intencional e consciente. O tema da automutilação ainda é considerado tabu em nossa sociedade, o que torna sua abordagem adequada uma importante estratégia de prevenção. Por concentrarem crianças, adolescentes e adultos jovens, os ambientes educacionais, como escolas e faculdades, devem ser alvos de esforços de prevenção à prática de automutilação.
Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/prevencao-automutilacao-suicidio.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022 (adaptado).

A partir do texto e considerando as possibilidades de intervenções psicoeducativas com o propósito de prevenir a automutilação, avalie as afirmações a seguir.
I. A escola deve viabilizar programas de capacitação para a sua equipe com o propósito de desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades que propiciem a identificação dos alunos que exibem sinais e sintomas como depressão e ansiedade.
II. A equipe escolar deve ser orientada sobre a melhor maneira de abordar os alunos para discutir suas preocupações, motivando-os a procurar ajuda.
III. A prevenção a comportamentos de automutilação pode ser realizada por meio de programas multidisciplinares contínuos, que devem ser implementados como parte das estratégias preventivas a comportamentos de risco nas instituições escolares.
IV. A intervenção psicoterapêutica com grupos de adolescentes na escola deve ocorrer com enfoque nas mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas relacionadas às características pessoais.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q902542 | Psicologia, Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.

(Lei Federal nº 10.216/2001.)

Quanto aos direitos da pessoa portadora de transtorno mental, assinale a assertiva correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q1029380 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

João, 40 anos, alcoolista, estava em acompanhamento no CAPS e parou de frequentar a unidade, onde era atendido por uma equipe multidisciplinar.
Sobre o emprego da estratégia de busca ativa em um caso como o de João, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q899989 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

INSTRUÇÃO: Leia o caso clínico a seguir para responder a esta questão.

Carina é uma menina de seis anos, que veio com a mãe, Josiene, à Unidade Básica de Saúde. A família de Carina, seus pais e um irmão mais velho, de nove anos, se mudaram há poucos meses para a área da enfermeira Kátia, responsável pelo acolhimento. A mãe está muito preocupada. A menina ainda não fala, estabelece pouco contato visual e afetivo com a mãe e com os outros membros da família. Costuma ficar isolada, por vezes realiza movimentos repetitivos com as mãos. Dorme pouco e, quando contrariada, fica agitada. Não larga uma boneca que ganhou de presente da madrinha. Segundo a mãe, onde moravam não havia atenção básica organizada, portanto, não fez pré-natal ou qualquer seguimento de puericultura da criança. Nasceu a termo, parto hospitalar, tiveram alta no dia seguinte, aparentemente sem complicações. Josiene também conta que teve muita dificuldade em amamentar a filha, “que não queria mamar”. Durante a consulta, Carina entrou no consultório sem oposição. Dirigiu-se há vários pontos da sala, sem responder às tentativas de comunicação que lhe foram dirigidas. Não pronunciou qualquer palavra, emitindo apenas sons repetitivos e monossilábicos. Ao se sentar, por solicitação da mãe, balançava o corpo repetidamente, mantendo o olhar dirigido em direção oposta aos presentes.
Com base no caso clínico exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- Deve-se suspeitar de Transtorno Global do Desenvolvimento, pois o caso apresenta comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, atividades e interesses, por parte da criança.
II- Cabe neste caso o diagnóstico diferencial entre Déficits Sensoriais (cegueira ou surdez congênitas), Autismo Infantil, Transtorno de Asperger, Síndrome de Rett, Esquizofrenia e situações de grave negligência na infância.
III- Trata-se de um caso que a equipe da Estratégia de Saúde da Família poderá conduzir sozinha. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente o tratamento pode ser iniciado, assim como as orientações à família, o que facilita a resposta da criança.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q905565 | Psicologia, Saúde Mental, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A relevância sobre a saúde mental na infância e adolescência vem tomando um foco maior nos últimos anos, reconhecendo algumas dificuldades que vão além de fases transitórias de um desenvolvimento normal, e podem apresentar riscos psicopatológicos para o resto da vida (Vinocur; Pereira, 2011). A Organização Mundial da Saúde - OMS (2003), ao avaliar os transtornos mentais experimentados na infância, denota que duas grandes categorias se destacam quanto à prevalência. É CORRETO afirmar que as prevalências são:

Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)/ WORLD HEALTH ORGANIZATION. Caring for children and adolescents with mental disorders. Setting WHO Directions. Geneva, 2003.

VINOCUR, EVELYN; F.S. PEREIRA, HELOISA VISCAÍNO. Avaliação dos transtornos de comportamento na infância. 2011. 10 f. Curso de Médica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: (DOCX) Avaliação dos transtornos de comportamento na infância - DOCUMENT.ONL. Acesso em: 23 abr. 2024.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1050808 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Entre os objetivos específicos previstos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q910842 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo 20h, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente um componente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com seu respectivo ponto de atenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q869923 | Psicologia, Saúde Mental, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), na obra: Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS : tecendo redes para garantir direitos (Ministério da Saúde, 2014), os cuidados em saúde, devem considerar as dimensões biológica, psíquica e social dos indivíduos. Ou seja, o MS recomenda que uma política de saúde mental infanto-juvenil deve considerar algumas diretrizes.


Assinale a alternativa que, de acordo com as diretrizes do MS, está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q908100 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Inspirada nas práticas e ideias de Franco Basaglia, a Reforma Psiquiátrica brasileira tem como característica principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q990802 | Psicologia, Saúde Mental, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre os CAPS pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q910848 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo 20h, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Sobre o histórico da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:

1 - O processo de reforma psiquiátrica brasileira foi inspirado na reforma psiquiátrica italiana, seu percursor foi Franco Basaglia, crítico do modelo psiquiátrico, que formulou a “negação da psiquiatria”, ao asseverar que as pessoas tinham (e tem) necessidades psicossociais para além do que as práticas psiquiátricas ofereciam.
2 - Em janeiro de 1992, foi proposto o Programa de Apoio à Desospitalização (PAD), prevendo que pacientes internados por longos períodos voltassem para junto de suas famílias, ou para outras que os acolhessem, promovendo a desativação de leitos psiquiátricos.
3 - Realizado em São Paulo no ano de 2002, o Primeiro Congresso Brasileiro de Saúde Mental, com o tema: “Cuidar sim, excluir não – reforma psiquiátrica com acesso, qualidade, humanização e controle social”.
4 - Em 18 de novembro de 1998, ocorreu a Conferência Regional para a Reestruturação da Assistência Psiquiátrica em Caracas (Colômbia), contribuindo para o seguimento da reforma psiquiátrica brasileira. Neste encontro, foi promulgada a “Declaração de Caracas”, preconizando a promoção e a proteção dos direitos humanos e civis às pessoas em sofrimento psíquico, impulsionando assim implantação de Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS), cooperativas e residências terapêuticas no Brasil.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q888187 | Psicologia, Saúde Mental, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Compreender e promover a saúde mental do adolescente tem relação com a sua qualidade de vida. Considerando a temática sobre saúde mental de adolescentes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1006788 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2022

De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental estabelecida após a Reforma Psiquiátrica, o dispositivo preferencial para tratar um paciente que faz uso abusivo e prejudicial de álcool, caracterizado como uma situação de dependência, deve ser o/a _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1041865 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Um dos principais objetivos da Política de Saúde Mental elaborada pela Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1065011 | Enfermagem, Saúde Mental, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rodrigues Alves AC, DECORP, 2025

Durante visita puerperal, uma mãe de 19 anos diz que não vai à Unidade Básica de Saúde por medo de ser julgada devido a problemas emocionais após o parto. Assinale a conduta CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q945017 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei n. 10.216/2001, promoveu um redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental no país, com o fechamento gradual de leitos em hospitais psiquiátricos. Entretanto, decorridos 21 anos desde então, esse modelo vem sofrendo com a escassez de investimentos, mesmo ante um contexto em que se avolumam problemas econômicos e sociais, que tendem a agravar o quadro de saúde mental das pessoas. Levantamento da ONG Conectas e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) aponta que entre 2017 e 2020 houve significativo investimento público em comunidades terapêuticas, todavia, desde 2011, o valor necessário à abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) permanece inalterado.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/35-anos-da-luta-antimanicomial-e-o-avanco-dacontrarreforma-psiquiatrica. Acesso em: 26 jun. 2022 (adaptado).

A partir da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os CAPS, tal como propostos, garantem legalmente às pessoas com sofrimento psíquico o direito de serem tratados com humanidade e respeito, bem como de serem protegidos contra qualquer forma de abuso e exploração.
II. A problemática da inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é que muitas delas trabalham orientadas por princípios morais e religiosos, focados na abstinência, em detrimento das práticas de cuidado baseadas em evidências técnicas e científicas, tais como a redução de danos.
III. O maior investimento nas comunidades terapêuticas sem o necessário investimento nos CAPS tende a acarretar descompasso nas obrigatórias ações integradas, o que torna precária a atenção integral à saúde mental, retrocedendo à lógica manicomial e descumprindo preceitos legais.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1040231 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Durante o primeiro atendimento a uma pessoa em convulsão tônico-clônica generalizada, o profissional de saúde deve, dentre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q945015 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Nos últimos anos, desastres ambientais de grandes proporções têm sido frequentes no Brasil. São exemplos trágicos desses desastres as chuvas intensas ocorridas no ano de 2022, em Petrópolis‒RJ, Angra dos Reis‒RJ, Recife‒PE e Teixeira de Freitas‒BA. Outro exemplo são os rompimentos de barragens ocorridos em Minas Gerais, nos municípios de Mariana(2015),Brumadinho(2019)eNovaLima(2022). Cidades destruídas, economias colapsadas e, sobretudo, as vítimas fatais e os desabrigados, que se somam às centenas, são os resultados vividos. Essas situações emergenciais exigem esforços coletivos imediatos e, no contingente de profissões mobilizadas, a Psicologia vem sendo cada vez mais intensivamente demandada.
Nesse sentido, a respeito da participação de psicólogas(os) nos processos de Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, avalie as afirmações a seguir.
I. Psicólogas(os) podem contribuir para a percepção dos riscos sociais e ambientais presentes num determinado território, promovendo estudos e análises que considerem contextos psicossociais.
II. Psicólogas(os) podem atuar na escuta de pessoas que passaram por experiências traumáticas, oferecendo acolhimento e contribuindo para processos de nomeação do sofrimento psíquico.
III. Psicólogas(os) podem mobilizar líderes comunitários, populações vulneráveis e demais atores sociais para a construção coletiva de estratégias de prevenção, preparação e mitigação de desastres.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q971062 | Enfermagem, Saúde Mental, Ênfase Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue o item a seguir.


O acolhimento nos serviços de saúde é o início de um projeto terapêutico, pois o adoecer tem diferentes significados para cada pessoa, com variações da manifestação de sofrimento conforme a capacidade individual do paciente de lidar com problemas físicos, mentais e sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.