Início

Questões de Concursos Saúde da Criança e do Adolescente

Resolva questões de Saúde da Criança e do Adolescente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q844076 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:
Rejeição, aterrorização, isolamento, exploração, ridicularização ou negação de apoio emocional, de amor e de afeição ou outras ações ou inações que possam causar transtornos comportamentais, cognitivos, emocionais ou mentais são exemplos de maus-tratos emocionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q841164 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

O Técnico em Enfermagem deverá aferir a frequência respiratória de uma criança de 7 anos de idade que encontra-se febril e com dispneia. Na avaliação de uma criança de 7 anos de idade, é esperada uma frequência respiratória normal como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q845551 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:

As crianças são vítimas de abuso e de negligência em todas as idades, mas os índices mais altos de vitimização e de morte por maus-tratos referem-se a adolescentes e pré-adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q896801 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Marta, 38 anos, é mãe de duas filhas, uma de 2 anos e outra de 5 anos. Ao realizar a matrícula na escola, foi comunicada que ambas as filhas estavam com vacinas em atraso. Visto que muitas crianças no município estariam com o calendário de vacinação atrasado, a escola informou que seria realizada uma ação em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) para estimular a adesão vacinal. Com isso, Marta ficou apreensiva, pois em seu bairro estava repercutindo o boato de que essas últimas vacinas seriam muito fortes, então ficou em dúvida sobre vacinar as filhas. Considerando a situação apresentada, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Possivelmente, se o referido município estiver com baixa cobertura vacinal, a promoção de um nível melhor de saúde estará prejudicada, e a mortalidade infantil aumentará.
II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) traz, em seu art. 14, que a vacinação poderá ser singularizada, tendo em vista as doenças já erradicadas e a necessidade individual de cada criança, a ser avaliada pelos pais em conjunto com a equipe de saúde.
III. Muitas mães não têm conhecimento suficiente para que possam aderir totalmente ao calendário vacinal infantil. Em alguns estudos, esse fato está associado à baixa escolaridade da mãe, mas outros descrevem que o grau de escolaridade mais baixo não se torna motivo para a não adesão à vacinação.
IV. A má adesão à vacinação também está associada a mães que não gostam de ver os filhos levarem agulhadas, a esquecimento e a mães que não podem levar os filhos para o procedimento porque trabalham.
V. A má adesão está associada à desinformação, informações erradas, insuficientes ou pseudocientíficas, reações adversas, falta de informação através de profissionais da saúde, ideologias religiosas, mitos, entre outros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q882206 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Método Canguru é um modelo de assistência iniciado durante a gravidez de risco e que segue até a alta do recém-nascido. Qual é o principal benefício da posição canguru para recém-nascidos prematuros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1050961 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Método Canguru é um dos modelos que compõem o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Acerca desse método, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) O Método Canguru é um modelo de assistência ao recémnascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.
( ) Um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando o contato precoce e a presença constante da mãe junto ao recém-nascido.
( ) A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1064960 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na visita domiciliar ao recém-nascido e crianças o agente comunitário de saúde deverá investigar pontos específicos do cadastrado, sobre a observação e pontos a serem investigados, assinale as assertivas abaixo em Verdadeiro e Falso e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

( ) Durante a visita o agente comunitário de saúde não deverá perguntar como foi a gravidez e se houve alguma intercorrência durante o parto pois esses dados são específicos da unidade hospitalar que o recém-nascido nasceu, só quem terá acesso é o médico que realizou o parto.
( ) Durante a visita o agente comunitário de saúde deverá investigar se o recém-nascido fez o teste do pezinho e se já recebeu a vacina de BCG, se sim aonde realizou o teste e tomou a vacina.
( ) Se a mãe e o recém-nascido já realizou 1º consulta com enfermeiro na unidade de Saúde e se realizou ou tem agendada 1º consulta com médico, e se também tem outras consultas agendadas com outros profissionais de saúde como: estimulação precoce com fisioterapeuta e aleitamento materno.
( ) O agente comunitário de saúde não deverá orientar a família sobre os cuidados de rotina com o bebê e identificar sinais de dificuldades para realizá-los, pois essas orientações já foram realizadas pela enfermeira do hospital que a criança nasceu.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q893398 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Técnico em Enfermagem Plantoista, Prefeitura de Araricá RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1065401 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

As primeiras fezes do recém-nascido são de cor verde bem escuro, quase preto e grudento, semelhante a uma graxa, e é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1051688 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, acerca dos quadros de convulsão em pediatria.

Durante a crise convulsiva, a administração de medicamentos faz parte dos cuidados a serem dados à criança ou ao adolescente. Entre os medicamentos que podem ser administrados durante as crises convulsivas estão o diazepam e o fenobarbital.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q1050958 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com as disposições do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a opção que indica um fator de risco para desenvolvimento de hiperbilirrubinemia significante em RN > 35 semanas de idade gestacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1072274 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante um atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, uma puérpera de 10 dias relata que seu bebê tem mamado com frequência, mas parece sempre insatisfeito. Refere que o bebê suga por pouco tempo, perde o peito com facilidade e não apresenta ganho de peso adequado. Ao examinar a mamada, a enfermeira observa: boca pouco aberta, lábios voltados para dentro, mamilos visivelmente alongados ao ser retirado da boca do bebê e aréola quase toda visível. Com base no enunciado e nas recomendações do Ministério da Saúde, qual deve ser a conduta prioritária da equipe de enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1047851 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Na reanimação do recém-nascido ≥ 34 semanas, a ventilação e a massagem cardíaca devem ser realizadas de forma sincrônica, com uma frequência de 120 eventos por minuto, correspondendo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q868180 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Qual vacina é especialmente destinada à prevenção da tuberculose, sendo uma das principais ferramentas de proteção em regiões onde a incidência da doença é alta, principalmente em crianças, para ajudar a prevenir as formas mais graves de tuberculose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1049416 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Criança e do Adolescente, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos cuidados do recém-nascido no parto e no nascimento, julgue o item que se segue.

Entre o quarto e o sétimo dia de vida, o bebê deve ser levado à sua unidade de saúde para fazer o teste do pezinho e receber as vacinas BCG e anti-hepatite B.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q970956 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Ênfase 1 Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Houve a necessidade de realizar o atendimento pré-hospitalar de uma criança de três anos de idade retirada do fundo de uma piscina após ser encontrada pela mãe.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Após a abordagem primária, de identificação e manejo das situações de ameaça à vida, é importante aquecer a criança, retirando suas roupas molhadas e envolvendo-a em lençóis ou cobertores secos.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q970957 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Ênfase 1 Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Houve a necessidade de realizar o atendimento pré-hospitalar de uma criança de três anos de idade retirada do fundo de uma piscina após ser encontrada pela mãe.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
A criança deve ser colocada em decúbito ventral com a cabeça lateralizada e deve-se realizar avaliação rápida da respiração para que ela se recupere da hipóxia.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q1049409 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Criança e do Adolescente, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, com relação ao desenvolvimento e crescimento infantil.

Para auxiliar e orientar as famílias com recém-nascidos, é importante que a primeira consulta pediátrica ocorra ainda na primeira semana de vida do bebê.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.