Início

Questões de Concursos Saúde da Criança e do Adolescente

Resolva questões de Saúde da Criança e do Adolescente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q840569 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Passagem PB Técnico de Enfermagem, EDUCA, 2020

O teste do pezinho faz parte do que chamamos de triagem neonatal, testes preventivos, que investigam diversas doenças. Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem, que consiste no seguintes exames, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q842817 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Criança Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 10 anos de idade, com diagnóstico de diabetes mellitus há três anos, está hospitalizada para tratamento de cetoacidose diabética.
Acerca da cetoacitose diabética e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Quando o período crítico é superado, a criança e os respectivos familiares devem ser ativamente envolvidos com o cuidado relacionado à administração de insulina, dieta e à atividade física.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q845897 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

O que significa Craniostenose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q846101 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Um cuidado importante a ser tomado na sala de parto consiste em manter as vias aéreas superiores desobstruídas. Assim, deve-se posicionar o recém-nascido em decúbito dorsal, com o pescoço ligeiramente estendido para proceder à aspiração. Deve-se tomar cuidado de não estender ou fletir demais o pescoço do bebê, uma vez que essas posições podem diminuir a entrada de ar para os pulmões. Quando houver grande quantidade de secreção na boca, deve-se lateralizar a cabeça, acumulando a secreção na lateral desta, o que facilita a remoção. Devem ser aspirados primeiro a boca, e depois o nariz. Este cuidado garante que não haja nenhuma secreção nas vias aéreas, caso o recém-nascido inspire durante a aspiração do nariz. II. O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal) em mulheres, provocando verrugas, câncer, inflação dos alvéolos e redução da resistência óssea. A infecção pelo HPV constitui uma infecção sexualmente transmissível, e, portanto, possui maiores chances de infectar idosos ou pessoas com doenças autoimunes.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q843878 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

A criança que é alimentada somente com leite materno até os 6 meses de vida apresenta menor morbidade e diversos efeitos benéficos à sua saúde. Sobre o aleitamento materno, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q837670 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q843894 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Romelândia SC Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2020

Analise as afirmativas abaixo sobre o indicador “Taxa de mortalidade neonatal tardia” e marque Verdadeiro V ou Falso F :
( ) Representa o número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. ( ) Reflete, de maneira geral, as condições socioeconômicas e de saúde da mãe, bem como a inadequada assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. ( ) É utilizado para subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde direcionadas para a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q845464 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), que norteia a construção do projeto de atendimento na rede de saúde à criança, julgue o item a seguir.

Equidade em saúde e prioridade absoluta da criança são princípios da PNAISC e devem pautar a ação interventiva dos(as) assistentes sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q845745 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Criança Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma enfermeira está recebendo o plantão na Ala pediátrica de um hospital de grande porte do Distrito Federal e é surpreendida por uma genitora que começa a gritar no corredor, referindo que o respectivo filho, de 2 anos de idade, possui encefalopatia e diagnóstico prévio de pneumonia aspirativa e está ficando roxo. Imediatamente a profissional dirige-se ao leito, verifica que a criança está em gasping e inicia as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Para bebês e crianças com pulso, mas esforço respiratório ausente ou inadequado, é aconselhável fornecer uma respiração a cada 2 ou 3 segundos (20 respirações a 30 respirações por minuto).
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q843202 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Família Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Ao realizar visita domiciliar puerperal, o enfermeiro solicita o cartão de vacinas do recém-nascido de 7 dias de vida e constata peso ao nascer = 2.900 g. Observa que não foram administradas as doses de vacinas recomendadas ao nascer, e, quando solicitada a verificação da amamentação, realiza inspeção e palpação nas mamas da puérpera de 37 anos de idade, sendo constatado ingurgitamento mamário e também sucção débil.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Com relação à sucção débil, o enfermeiro deverá recomendar a amamentação com a mãe reclinada, de maneira que a criança possa ser colocada sobre o corpo da mãe, verticalmente, sem receber apoio (pressão) nas costas e na cabeça.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q835028 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para a redução da mortalidade infantil, ainda elevada no Brasil, assim como a promoção de melhor qualidade de vida e a diminuição das desigualdades em saúde. Em relação a atenção do recém-nascido (RN), marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q842740 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

As crianças são frequentemente acometidas por doenças respiratórias e gastrointestinais. Sendo assim, o profissional de saúde deve conseguir identificar sinais de maior gravidade dessas doenças. Para a criança com tosse ou dificuldade para respirar, é importante verificar se a frequência respiratória está intensificada, se a criança apresenta sibilos ou estridor e se apresenta tiragem subcostal. A frequência respiratória varia de acordo com a idade da criança, sendo considerada pelo Manual de Crescimento e Desenvolvimento Infantil, do Ministério da Saúde, como normal para uma criança de 6 a 8 anos uma frequência respiratória de até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q845224 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Família Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Ao realizar visita domiciliar puerperal, o enfermeiro solicita o cartão de vacinas do recém-nascido de 7 dias de vida e constata peso ao nascer = 2.900 g. Observa que não foram administradas as doses de vacinas recomendadas ao nascer, e, quando solicitada a verificação da amamentação, realiza inspeção e palpação nas mamas da puérpera de 37 anos de idade, sendo constatado ingurgitamento mamário e também sucção débil.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O ingurgitamento mamário patológico é caracterizado por edema, vermelhidão e mamilos achatados, dificultando a sucção.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q845014 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Alagoa Nova PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Com relação à prevenção do tétano neonatal, analise as asserções, abaixo:
I - Gestante que não foi vacinada com a dTpa durante a gestação, aplicar 1 (uma) dose de dTpa no puerpério o mais precoce possível. II - O atendimento higiênico ao parto é medida fundamental na profilaxia do tétano neonatal. O material utilizado, incluindo instrumentos cortantes, fios e outros, deve ser estéril para o cuidado do cordão umbilical e do coto. III - Para o sucesso das medidas, as mães e os responsáveis devem ser orientados em todas as oportunidades sobre os cuidados com os recémnascidos, o tratamento higiênico do coto umbilical com álcool a 70% e a vacinação, nos primeiros 30 dias, do recém-nascido com a antitetânica.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q833244 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

A respeito do disposto no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde sobre "Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento", marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q841049 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Multiprofissional em Saúde da Criança Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico de doença falciforme, foi levada ao hospital com aparência pálida e referindo cansaço, apatia, falta de apetite e priapismo. Apresenta nível de hemoglobina abaixo do valor esperado e contagem de reticulócitos = 1,0%. Na semana anterior apresentou tosse, febre e coriza.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O priapismo é considerado uma crise vaso-oclusiva desencadeada pelo afoiçamento das hemácias nos corpos cavernosos sinusoides.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q840845 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem em Obstetrícia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípara e com tipagem sanguínea A negativo. O recém-nascido (RN) é colocado em contato pele a pele com a mãe, e a enfermeira realiza avaliação do Apgar de primeiro minuto, na qual o RN se encontrava chorando, com FC > 100 bpm, com cianose em extremidades e membros flácidos. Após estímulo tátil, o RN evolui com movimento corporal ativo e mantém todos as outras características citadas. De forma concomitante, a enfermeira obstetra realiza assistência à dequitação, por meio do manejo ativo. Logo após, faz a palpação abdominal e percebe que o útero não formou o globo de Pinard. A enfermeira realiza a estimativa visual de perda sanguínea pós-parto, com contagem de quatro compressas encharcadas. A paciente se encontra desorientada, levemente hipocorada, sem força muscular, com PA = 70 mmHg x 55 mmHg; FR = 29 irpm; FC = 120 bpm; e SatO2 = 97%.
Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O RN apresenta Apgar sete no primeiro minuto e nove no quinto minuto após o nascimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q147658 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q846440 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Abelardo Luz SC Enfermeiro, GSA CONCURSOS, 2020

O Te?tano Neonatal e? uma doenc?a infecciosa aguda, grave, na?o contagiosa, que acomete o rece?m-nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestac?a?o cli?nica inicial a dificuldade de succ?a?o, irritabilidade e choro constante. (Ministe?rio da Sau?de, 2017)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q846526 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem em Obstetrícia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípara e com tipagem sanguínea A negativo. O recém-nascido (RN) é colocado em contato pele a pele com a mãe, e a enfermeira realiza avaliação do Apgar de primeiro minuto, na qual o RN se encontrava chorando, com FC > 100 bpm, com cianose em extremidades e membros flácidos. Após estímulo tátil, o RN evolui com movimento corporal ativo e mantém todos as outras características citadas. De forma concomitante, a enfermeira obstetra realiza assistência à dequitação, por meio do manejo ativo. Logo após, faz a palpação abdominal e percebe que o útero não formou o globo de Pinard. A enfermeira realiza a estimativa visual de perda sanguínea pós-parto, com contagem de quatro compressas encharcadas. A paciente se encontra desorientada, levemente hipocorada, sem força muscular, com PA = 70 mmHg x 55 mmHg; FR = 29 irpm; FC = 120 bpm; e SatO2 = 97%.
Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O clampeamento do cordão deve ser precoce, em razão da necessidade de reanimação neonatal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.