Início

Questões de Concursos Saúde da Mulher

Resolva questões de Saúde da Mulher comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1035167 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, a frequência cardíaca materna no primeiro período do trabalho de parto de uma parturiente de 30 anos, de risco habitual, deve ser verificada e registrada na seguinte frequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q1035265 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, um dos critérios para inclusão de gestantes no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Anemia por Deficiência de Ferro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q897555 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Quanto às manifestações clínicas, características de cada estágio da sífilis adquirida, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q900929 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Médico Pediatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Sobre o Herpes Simples (HSV), analisar os itens.

I. As infecções clínicas pelo HSV, no recém-nascido, são quase sempre sintomáticas; entretanto, o momento da apresentação dos sintomas é variável.
II. O aciclovir subcutâneo é o tratamento recomendado para a doença neonatal pelo HSV.
III. Todos os recém-nascidos devem ser monitorados em relação a sinais de infecção. Os pais devem ser aconselhados a respeito dos sinais clínicos que devem acionar uma investigação.
IV. O recém-nascido pode ser infectado pela via transplacentária ou por meio da disseminação retrógrada pelas membranas com rupturas ou aparentemente intactas.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q990035 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Relacione algumas das ISTs abaixo às suas respectivas descrições e em seguida, assinale a alternativa correspondente à ordem.

A- Condiloma acuminado
B- Linfogranuloma venéreo
C- Sífilis D- Tricomoníase
E- Gonorreia

( ) é causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo, no estágio inicial, causar ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha;


( ) conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).


( ) caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital de curta duração (de três a cinco dias), que se apresenta como uma ferida ou como uma elevação da pele. Após a cura da lesão primária surge um inchaço doloroso dos gânglios de uma das virilhas. Se esse inchaço não for tratado adequadamente, evolui para o rompimento espontâneo e formação de feridas que drenam pus;


( ) também chamada de blenorragia, é uma IST que afeta pacientes de ambos os sexos. Ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, podendo apresentar sintomas como dor na região inferior do abdômen, corrimento amarelado fora do período menstrual, dor e ardência ao urinar, dor pélvica e também dor e sangramento durante a relação sexual;


( ) os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. Na mulher, a doença pode também se localizar em partes internas do corpo, como o colo do útero. A maioria dos homens não apresenta sintomas. Quando isso ocorre, consiste em uma irritação na ponta do pênis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q892499 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que pode acontecer se uma IST não for diagnosticada e tratada adequadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q883812 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem/ESF, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

O papilomavírus humano (HPV) é responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente no mundo e está associado ao desenvolvimento da maior parte dos cânceres de colo de útero. Além disso, provoca verrugas anogenitais (região genital e do ânus), a depender do tipo de vírus. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A recomendação geral do Ministério da Saúde para vacinação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q960734 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Paciente chegou ao serviço de saúde com queixa de corrimento vaginal. Ao exame físico apresentou odor fétido e corrimento de coloração acinzentada.” O procedimento correto é realizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q960650 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em março de 2014, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, iniciou a vacinação contra o Papilomavírus Humano – HPV. Sobre esta vacina e o agente causador da doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A única via de transmissão do HPV é pela via sexual através do contato genital-genital.

II. Os tipos virais HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

III. A vacina está disponível também nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa etária entre 9 e 18 anos.

IV. Os principais objetivos da vacinação da população masculina são colaborar com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, por ser a responsável pela transmissão do vírus para suas parceiras e prevenir o câncer de testículo.

Está(ão) correta(s) apena(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q903863 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

A reação de Jarisch-Herxheimer é um evento que pode ocorrer durante as primeiras 24 horas após a primeira dose de penicilina em paciente com sífilis, em especial nas fases primária ou secundária da doença.

Essa reação caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q981224 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para o atendimento de uma mulher adulta, vítima de violência sexual há menos de 24 horas, o Ministério da Saúde preconiza alguns procedimentos, entre eles, realizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1083198 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Edital n 22, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Durante as visitas domiciliares e ações educativas, o Agente Comunitário de Saúde pode orientar as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas.

No que diz respeito ao autoexame, analise as afirmativas abaixo:

(__)Durante o autoexame diante do espelho, é importante observar alterações no formato das mamas, retrações, veias mais visíveis em apenas uma das mamas e feridas ao redor do mamilo.

(__)No banho ou deitada, a mulher deve apalpar as mamas e as axilas, observando a presença de caroços e secreções nos mamilos.

(__)O autoexame deve ser feito utilizando apenas a ponta dos dedos, com movimentos circulares da parte externa da mama em direção ao mamilo.

(__)Qualquer secreção pelos mamilos ou alteração semelhante à casca de laranja na pele pode ser considerada normal, não sendo necessário comunicar à equipe de saúde.

A sequência que preenche de forma correta as lacunas acima, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q903304 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro 40H, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem ser fácil tratamento e de rápida resolução ou não. Nesta classe de doenças está a Gonorreia, sobre ela é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q894172 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brasileira PI, Creative Group, 2024

Sobre a atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q892250 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Ao assumir o plantão em uma unidade de internação, o Técnico de Enfermagem lê no prontuário que está sob seus cuidados, que este possui um diagnóstico de uma Doença X, causada pelo Treponema pallidum, contraída por via sexual. Esse tipo de doença pode ser classificada como primária, secundária e terciária. Diante das informações apresentadas, o diagnóstico X é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q882075 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença contraída através da infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que acomete o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, além da capacidade de alterar o ácido desoxirribonucleico (DNA) das células mais antigas dos linfócitos. Em relação a AIDS/HIV, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q903581 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Um paciente adulto, 50 anos, apresentou manifestações clínicas típicas da sífilis secundária.
Faz(em) parte das características dessas lesões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q981829 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ribeiro Gonçalves PI, JVL Concursos, 2025

Gestantes necessitam de seguimento integral e orientações sobre aleitamento materno, considerando fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Assinale a alternativa que representa uma conduta CORRETA no cuidado materno-infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q1068639 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Especialidade Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2025

Ao prestar assistência de enfermagem à mulher durante o trabalho de parto e o parto, o enfermeiro deve considerar as recomendações do Ministério da Saúde apresentadas na Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal (2022), que incluem, entre outros itens,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q911924 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2023

A humanização do parto abrange dois fatores essenciais, a compreensão de que é obrigação dos serviços de saúde atender a gestante, seus familiares e o bebê com dignidade e implementar rotinas hospitalares que quebrem o modelo tradicional. Assim, assinale a alternativa CORRETA sobre a humanização do parto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.