Início

Questões de Concursos Saúde da Mulher

Resolva questões de Saúde da Mulher comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1073448 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Ana, 28 anos, foi diagnosticada com infecção por HPV e está realizando acompanhamento na unidade básica de saúde. Ela demonstra preocupação com a possibilidade de desenvolvimento de câncer cervical e solicita orientações detalhadas. Qual orientação é mais adequada para Ana sobre a prevenção de complicações associadas ao HPV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q900171 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Paciente, 16 anos, com diagnóstico de infecção cérvico-vaginal por Papilomavírus Humano (HPV), sugerido, inicialmente, através de citologia oncótica pela presença evidente de coilócitos, critério patognomônico para HPV e posteriormente comprovado por captura híbrida a presença de HPV de alto potencial oncogênico. Realizou-se, também, colposcopia, onde se observaram lesões em colo e vulva características do mesmo agente; contudo, o estudo histopatológico demonstrou alterações displásicas, sem, entretanto, caracterizar presença de qualquer agente específico.

O trecho “presença de HPV de alto potencial oncogênico” do relato do caso indica que há tipos de vírus que possuem maior ou menor grau de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero e para o aparecimento das verrugas genitais. Atualmente, está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina HPV:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q892499 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que pode acontecer se uma IST não for diagnosticada e tratada adequadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1035167 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, a frequência cardíaca materna no primeiro período do trabalho de parto de uma parturiente de 30 anos, de risco habitual, deve ser verificada e registrada na seguinte frequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q960734 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente chegou ao serviço de saúde com queixa de corrimento vaginal. Ao exame físico apresentou odor fétido e corrimento de coloração acinzentada.” O procedimento correto é realizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1035265 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, um dos critérios para inclusão de gestantes no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Anemia por Deficiência de Ferro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q869234 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Quente GO, IV UFG, 2024

O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao HPV. Quase todos os casos de câncer do colo do útero podem ser atribuídos à infecção pelo HPV. Os principais sinais clínicos são verrugas que podem acometer a vulva, vagina, colo do útero, região perianal, ânus, pênis, bolsa escrotal e região pubiana. Dada a importância de se prevenir, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é indicada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q981224 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para o atendimento de uma mulher adulta, vítima de violência sexual há menos de 24 horas, o Ministério da Saúde preconiza alguns procedimentos, entre eles, realizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q905242 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam um desafio contínuo para a saúde pública, exigindo estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados. Em relação às ISTs, considere as seguintes afirmações:

I. O diagnóstico laboratorial do HIV pode ser feito por meio de testes rápidos ou sorologia convencional, mas um resultado positivo em testes rápidos deve ser confirmado por outro método sorológico.
II. A sífilis pode ser dividida em três estágios clínicos (primário, secundário e terciário), sendo que o estágio terciário é caracterizado por lesões cardiovasculares, neurossífilis e gomas.
III. O tratamento da gonorreia deve sempre incluir cobertura para Chlamydia trachomatis, mesmo quando o agente causador da infecção é confirmado como Neisseria gonorrhoeae.
IV.A herpes genital, causada pelo vírus herpes simples (HSV), pode ser erradicada com o tratamento antiviral adequado, resultando na eliminação completa do vírus do organismo.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q1002271 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Em 2021, o Brasil registrou aumento nos casos de sífilis congênita, reforçando a importância do pré-natal e do tratamento adequado durante a gestação para prevenir a transmissão vertical de doenças. Em relação a assistência à mulher e medidas preventivas na gravidez, analise as afirmativas a seguir e marque com (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O pré-natal é fundamental para identificar e tratar precocemente condições que podem afetar a saúde materna e fetal.
(__) O tratamento da sífilis na gestação previne a transmissão vertical, mas deve ser iniciado apenas no terceiro trimestre.
(__) A vacinação contra a hepatite B durante a gestação faz parte das medidas preventivas recomendadas.
(__) Gestantes diagnosticadas com infecção urinária devem ser tratadas devido ao risco de complicações obstétricas.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q1068639 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Especialidade Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2025

Ao prestar assistência de enfermagem à mulher durante o trabalho de parto e o parto, o enfermeiro deve considerar as recomendações do Ministério da Saúde apresentadas na Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal (2022), que incluem, entre outros itens,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q960650 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em março de 2014, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, iniciou a vacinação contra o Papilomavírus Humano – HPV. Sobre esta vacina e o agente causador da doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A única via de transmissão do HPV é pela via sexual através do contato genital-genital.

II. Os tipos virais HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

III. A vacina está disponível também nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa etária entre 9 e 18 anos.

IV. Os principais objetivos da vacinação da população masculina são colaborar com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, por ser a responsável pela transmissão do vírus para suas parceiras e prevenir o câncer de testículo.

Está(ão) correta(s) apena(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q955285 | Enfermagem, Saúde da Mulher, ESF I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Assinale a única alternativa que corresponde a uma IST:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q982469 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

No puerpério imediato e mediato, a puérpera com dengue, demanda evolução cuidadosa neste período. Assinale a alternativa que apresenta as recomendações para este momento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q869130 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A forma de prevenção contra essa IST é primordialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q892502 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Por que é importante alertar as parcerias sexuais quando uma IST é diagnosticada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q912274 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs, passaram a ser chamadas de infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois o termo destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção à outra mesmo que não apresente sinais e sintomas. As ISTs podem se manifestar através do surgimento de feridas, corrimentos, verrugas anogenitais, dor pélvica, ardência para urinar, entre outros. Os sintomas surgem tanto nas mulheres quanto nos homens. Assinale a alternativa que contém exemplos de doenças que podem ser transmitidas através de relações sexuais sem o uso de método de proteção de barreira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q882075 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença contraída através da infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que acomete o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, além da capacidade de alterar o ácido desoxirribonucleico (DNA) das células mais antigas dos linfócitos. Em relação a AIDS/HIV, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.