Início

Questões de Concursos Saúde do Idoso

Resolva questões de Saúde do Idoso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q364823 | Enfermagem, Saúde do Idoso

Com o processo de envelhecimento, a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes melito têm sido fatos marcantes nas sociedades atuais, configurando uma epidemia mundial somada aos fatores contribuintes, como a crescente adoção de estilos de vida pouco saudáveis (sedentarismo), dieta inadequada e obesidade. No que se refere à hipertensão arterial e ao diabetes melito no idoso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q59252 | Enfermagem, Saúde do Idoso, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

A cardiopatia é a principal causa de morte nos idosos, sendo a Insuficiência Cardíaca a patologia mais presente.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q59254 | Enfermagem, Saúde do Idoso, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Nos pacientes idosos, a diminuição do ácido gástrico e da pepsina são sinais de doença gástrica.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q145571 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

No que se refere à condição de saúde dos idosos brasileiros, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q363096 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O ensino de saúde favorece a capacidade independente do cliente para atender às suas próprias necessidades. Desse modo, a educação da saúde é um componente fundamental da assistência de enfermagem e deve ser dirigida à promoção, manutenção e restauração da saúde. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. No ensino ao cliente com deficiências sensoriais, o enfermeiro deve adotar algumas medidas que garantam a efetiva aprendizagem, como falar em um tom de voz mais alto com um cliente com deficiência visual ou utilizar a repetição pura quando o cliente não compreender.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q359081 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma semana e apresentava dor na região femoral esquerda e dificuldade para deambulação. Na avaliação da história clínica, a paciente referiu que o marido falecera há um ano, e na mesma época, vendera a casa dela em São Paulo, o que a levou a morar com o seu único filho em Aracaju, que é casado e tem dois filhos jovens adultos cursando faculdade. Segundo relato do filho, ela estaria se tornando cada vez mais isolada, alimenta-se pouco, emagreceu e quase não tem iniciativa para realizar suas atividades diárias. A paciente relatou ainda à enfermeira que sentia muita falta de sua casa em São Paulo, dos amigos e da vida que tinha lá, pois saía muito, mas, em Aracaju, não sai porque depende do filho, da nora e dos netos para sair. Como são muito ocupados com as próprias vidas, ela sente que é uma responsabilidade a mais para eles. Relata ainda dificuldade para dormir, falta de vontade para se alimentar e não ter motivos para continuar vivendo.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Sintomas como retraimento social, insônia e dificuldade em realizar as atividades da vida diária podem associar-se à diminuição do nível de consciência e restringir a atividade psicomotora da pessoa.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q360890 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue os itens de 65 a 70.

Devem-se monitorar a temperatura corporal no mínimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de redução da febre excessiva (como banho com água tépida).
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q843355 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 88 anos de idade foi diagnosticada com incapacidade cognitiva caracterizada por quadro de demência.

Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Entre as principais causas primárias de demência, está a demência associada à doença de Parkinson.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q656956 | Enfermagem, Saúde do Idoso, FADESP, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, normatizada pela Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, estabelece as seguintes orientações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q841860 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

O aumento da expectativa de vida é fator positivo para o desenvolvimento humano. Essa realidade, no entanto, acaba aumentando a incidência de doenças físicas e mentais na população por uma questão natural. Diante desse cenário, a demanda por assistência qualificada de enfermagem torna-se ainda mais necessária. Sobre a assistência de enfermagem à saúde do idoso, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. Acerca da assistência de enfermagem à pessoa idosa com incontinência esficteriana, é correto afirmar que a incontinência fecal consiste na capacidade de controlar de forma involuntária a passagem das fezes, apesar de não haver alteração da inervação e da musculatura que diminuam os movimentos esficterianos.
II. A verificação do uso de medicamentos que podem causar hipotensão arterial é uma das medidas práticas adotadas pelo profissional de enfermagem para minimizar as quedas e suas consequências na pessoa idosa.
III. Um paciente idoso que adentra uma unidade de emergência com alterações de consciência, crises convulsivas e sintomas sugestivos de acidentes vasculares cerebrais é diagnosticado com síndrome hiperosmolar, que é um estado de hiperglicemia grave (superior a 600 mg/dl a 800 mg/dl), acompanhada de desidratação, presença de cetose; uma complicação crônica, típica do diabético tipo 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q364879 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Ao entrevistar o idoso durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro tem condições de identificar, nessa pessoa, os fatores de risco para osteoporose e fraturas ósseas, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q844238 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 88 anos de idade foi diagnosticada com incapacidade cognitiva caracterizada por quadro de demência.

Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Para o estabelecimento do diagnóstico de incapacidade cognitiva, é fundamental a constatação do prejuízo na funcionalidade do indivíduo ou da perda de atividades de vida diárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q359898 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Senhora de 75 anos relata ao enfermeiro que, embora possa caminhar até o jardim da casa, não vai mais até lá, por decisão dos familiares, em razão de diversas quedas que sofrera nesse local. Na avaliação funcional dessa senhora, a aplicação do instrumento da Medida de Independência Funcional permite constatar a presença de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q846104 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 88 anos de idade foi diagnosticada com incapacidade cognitiva caracterizada por quadro de demência.

Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A demência é um quadro de início insidioso e que progride lentamente com alteração da memória recente e remota sem intenção e com dificuldade em se achar as palavras.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q367999 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma semana e apresentava dor na região femoral esquerda e dificuldade para deambulação. Na avaliação da história clínica, a paciente referiu que o marido falecera há um ano, e na mesma época, vendera a casa dela em São Paulo, o que a levou a morar com o seu único filho em Aracaju, que é casado e tem dois filhos jovens adultos cursando faculdade. Segundo relato do filho, ela estaria se tornando cada vez mais isolada, alimenta-se pouco, emagreceu e quase não tem iniciativa para realizar suas atividades diárias. A paciente relatou ainda à enfermeira que sentia muita falta de sua casa em São Paulo, dos amigos e da vida que tinha lá, pois saía muito, mas, em Aracaju, não sai porque depende do filho, da nora e dos netos para sair. Como são muito ocupados com as próprias vidas, ela sente que é uma responsabilidade a mais para eles. Relata ainda dificuldade para dormir, falta de vontade para se alimentar e não ter motivos para continuar vivendo.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

A paciente em questão apresenta um estado depressivo grave, portanto, deve permanecer contida no leito, por motivos de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q842549 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, julgue o seguinte item.
Por serem muito complexas, as ações motivadoras que visam ao abandono do uso de álcool, do tabagismo e do sedentarismo entre pessoas idosas devem ser realizadas a partir do nível secundário de atenção à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q146019 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q365290 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

A principal recomendação na orientação ao idoso, que necessita da prática de exercícios físicos de resistência ou treinamento da força muscular, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q844481 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à segurança da pessoa idosa na atenção à saúde, julgue o próximo item.
Vacinas, adoção de estilo de vida salutar e atenção familiar são importantes determinantes que constituem a prevenção primária na promoção da segurança e do envelhecimento saudável dos idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q364720 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro, durante uma visita domiciliar, identificou fatores de risco importantes associados a quedas de um paciente de 78 anos de idade com doença de Parkinson. O paciente havia recebido alta recente de um hospital, após ter sofrido queda no banheiro que resultou em fratura na mão direita. Apresentava bradicinesia, tremor lento e ritmado do antebraço e das mãos, com movimentos de rotação, rigidez que comprometia pescoço, tronco e ombros. Caminhava com dificuldade e apresentava, freqüentemente, hipotensão postural e movimentos involuntários. O paciente não tinha filhos e, após a morte da esposa, há seis meses, vinha contando com a ajuda de uma diarista que permanecia em casa durante o período diurno, cinco vezes por semana. O enfermeiro observou que, embora a casa fosse térrea, existiam desníveis em alguns cômodos, havendo degraus para o acesso à cozinha e ao banheiro.

Considerando essa situação hipotética e aspectos do cuidado domiciliar, julgue os itens que se seguem.

Diante do que observou, o enfermeiro deve planejar um gerenciamento de cuidado domiciliar que maximize a capacidade desse paciente de permanecer em ambiente seguro, devendo, para tanto, indicar adaptações na casa do paciente ou o uso de equipamentos especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.