Início

Questões de Concursos Segurança de Dignatários

Resolva questões de Segurança de Dignatários comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1039768 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Determinada autoridade judiciária em evidência na mídia participará de evento público de grande repercussão. O deslocamento da referida autoridade até o local do evento será feito em carro oficial e, por exigência protocolar, a autoridade deverá percorrer cerca de 200 metros a pé em praça pública, até a sua acomodação no local do evento.

Considerando os fatores que influenciam o planejamento, a operacionalização e a execução da segurança da autoridade judiciária no caso em apreço, julgue o item a seguir.

Para o prévio planejamento de segurança e a sua eficaz execução, a confirmação oficial da presença da autoridade ao evento em tela deverá ser feita com bastante antecedência à data de sua realização.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1039174 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Considere que o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região comparecerá a um evento com o Presidente da República e o Governador do Estado de Goiás. O chefe do Departamento de Segurança do Tribunal inicia as tratativas de planejamento da presença dessa autoridade. Para tanto, designa equipe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1039509 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

O risco, que pode ser compreendido como a possibilidade de uma vulnerabilidade ser explorada por alguma ameaça, deve ser submetido a uma análise e identificação, que perfaz o seu .... I .... bem como a eventual ....II.... que demanda o registro e a justificativa.

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1031277 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Agente da Polícia Judicial, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A respeito de segurança de autoridades, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Veículos blindados podem se tornar uma vulnerabilidade se o condutor não for treinado na condução desse tipo de carro.
( ) A alimentação do motorista e dos envolvidos em uma escolta deve ser realizada preferencialmente em local distinto da autoridade.
( ) O planejamento do itinerário deve ser realizado momento antes do início do percurso.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1039765 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Determinada autoridade judiciária em evidência na mídia participará de evento público de grande repercussão. O deslocamento da referida autoridade até o local do evento será feito em carro oficial e, por exigência protocolar, a autoridade deverá percorrer cerca de 200 metros a pé em praça pública, até a sua acomodação no local do evento.

Considerando os fatores que influenciam o planejamento, a operacionalização e a execução da segurança da autoridade judiciária no caso em apreço, julgue o item a seguir.

Dada a característica peculiar do evento, na definição do esquema de segurança do dignitário, é recomendável que se inicie pela utilização de técnicas mais complexas, reduzindo-se para as mais simples, sempre em busca da maior interferência possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1039838 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne à segurança de pessoas no âmbito da proteção de dignitários, julgue o item subsequente.

Na segurança de dignitários, a ameaça pode ser definida tanto como um ato hostil deliberado quanto como um cenário de risco involuntário.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1039839 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne à segurança de pessoas no âmbito da proteção de dignitários, julgue o item subsequente.

A proteção eficaz de dignitários depende menos da quantidade de agentes que da adequação das medidas preventivas ao risco identificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1032090 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

O itinerário é o caminho pelo qual se desloca uma autoridade, a pé ou com utilização de um meio de transporte. No planejamento, devem-se considerar: (i) o itinerário principal; (ii) o itinerário alternativo/secundário; e (iii) o itinerário eventual/de emergência.
O itinerário alternativo/secundário, de acordo com a doutrina dominante, é aquele que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1039846 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, que versa sobre primeiros socorros na segurança de dignitários.

É desejável que a equipe de proteção a dignitários seja treinada na prestação de primeiros socorros para que, caso necessário, ela atue de forma imediata em prol da preservação da vida da autoridade até a chegada de suporte especializado.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1039773 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a noções de segurança da informação e de serviço de inteligência.

Considere que determinado cidadão, sem qualquer vínculo com agências de inteligência, tendo como alvo a vida de determinada autoridade pública e, mediante o emprego de técnicas amadoras e sem especialização, inicie atividade ilícita com vistas à obtenção de acesso a dados sensíveis e coleta de informações referentes à referida autoridade. Nessa situação hipotética, cabe à equipe de contrainteligência responsável pela segurança do dignitário adotar procedimentos destinados a neutralizar as ações adversas.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q996486 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

)No que se refere à segurança de pessoas assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1039520 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

Texto associado.
Paulo (governador) e José (senador) discutem e são apartados por seguranças


A briga ocorreu quando Paulo chegava para uma visita ao Departamento de Operações de Trânsito do Estado.

Os políticos Paulo e José discutiram, quase se agrediram fisicamente e tiveram de ser separados por seguranças.

Paulo foi abordado por José, que levava consigo um megafone.

José, que estava acompanhado de um amigo, disse ter sido chamado ao local por agentes de trânsito descontentes com a reforma da previdência estadual e com o reajuste concedido à categoria por Paulo.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram José indo em direção a Paulo. Os dois discutem e José chama Paulo de “medroso”, “mole“ e “preguiçoso”. Não é possível identificar o que Paulo responde, mas grita com o dedo em riste em direção a José.

O senador então é retirado do local por seguranças do governador.

Em nota divulgada depois da briga, José disse que Paulo “falou impropérios” a ele.

Já Paulo acusou José de desrespeitá-lo.

O Sindicato dos Agentes de trânsito do Estado afirmou que a escolta de Paulo promoveu “agressões” a José, que estava presente para se manifestar democraticamente, quando foi agredido e retirado à força do local pela escolta, poucos momentos após a chegada de Paulo.
A ação de segurança de dignitários descrita, refere-se à equipe...I... . Caso o corpo de segurança de Paulo tivesse optado por alocar agentes para comparecer ao evento momentos antes, a fim de identificar presença hostil no local do evento, talvez evitando o evento indesejado, utilizaria uma equipe ...II.... O levantamento anterior de informações sobre os convidados ao evento, que também poderia fornecer subsídios sobre fontes hostilizantes e eventuais riscos para a integridade física e moral do dignitário, seria realizado pela equipe ...III... .

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1039847 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito às técnicas, às táticas, à operacionalização, ao planejamento e à execução da segurança de dignitários, julgue o item seguinte.

O planejamento da proteção pessoal baseado estritamente em protocolos descritivos de segurança é suficiente para garantir a eficácia da segurança de dignitários.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q1039837 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne à segurança de pessoas no âmbito da proteção de dignitários, julgue o item subsequente.

A previsibilidade nas rotinas do dignitário é um fator de redução de vulnerabilidades, pois facilita o planejamento das ações de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1039840 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à defesa pessoal na escolta de dignitários e ao uso diferenciado da força, julgue o item subsecutivo.

Mesmo diante de uma ameaça classificada como severa, as medidas de proteção devem respeitar os princípios de necessidade e proporcionalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q1039845 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, que versa sobre primeiros socorros na segurança de dignitários.

Antes de iniciar qualquer atendimento emergencial de primeiros socorros, o agente deve garantir que o local esteja seguro para si e para o protegido.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q1039521 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

Texto associado.
Paulo (governador) e José (senador) discutem e são apartados por seguranças


A briga ocorreu quando Paulo chegava para uma visita ao Departamento de Operações de Trânsito do Estado.

Os políticos Paulo e José discutiram, quase se agrediram fisicamente e tiveram de ser separados por seguranças.

Paulo foi abordado por José, que levava consigo um megafone.

José, que estava acompanhado de um amigo, disse ter sido chamado ao local por agentes de trânsito descontentes com a reforma da previdência estadual e com o reajuste concedido à categoria por Paulo.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram José indo em direção a Paulo. Os dois discutem e José chama Paulo de “medroso”, “mole“ e “preguiçoso”. Não é possível identificar o que Paulo responde, mas grita com o dedo em riste em direção a José.

O senador então é retirado do local por seguranças do governador.

Em nota divulgada depois da briga, José disse que Paulo “falou impropérios” a ele.

Já Paulo acusou José de desrespeitá-lo.

O Sindicato dos Agentes de trânsito do Estado afirmou que a escolta de Paulo promoveu “agressões” a José, que estava presente para se manifestar democraticamente, quando foi agredido e retirado à força do local pela escolta, poucos momentos após a chegada de Paulo.
Com referência à atividade de segurança de dignitários, o dano identificado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1039848 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito às técnicas, às táticas, à operacionalização, ao planejamento e à execução da segurança de dignitários, julgue o item seguinte.

Em uma operação de segurança na qual tenha sido identificado risco extremo, a formação da cápsula de segurança poderá ser ampliada com veículos de apoio tático, desde que essa ampliação não comprometa a discrição e a fluidez da movimentação da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1039347 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRT 12 Região SC, FCC, 2023

Para o planejamento da viagem de um dignitário que se dirigirá a aeroporto para embarcar em voo comercial da cidade de Florianópolis a cidade de Curitiba, a equipe ..I.. deve realizar contato com a ...II .., caso haja alguma providência junto ao aeroporto de embarque, por se tratar de polícia aeroportuária tocai. Para aguardar a chegada do dignitário, pode-se designar agentes, nesse caso componentes da equipe ;...III....


Preenchem correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.