Início

Questões de Concursos Segurança e Medicina do Trabalho

Resolva questões de Segurança e Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q451018 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

       Joana foi contratada por Antonieta para exercer as funções de empregada doméstica em 13/1/2003. Deveria trabalhar de segunda a sábado das 7 h às 21 h 30 min, realizando as seguintes tarefas: lavar, passar, cozinhar, limpar banheiros e coletar o lixo residencial. Em 22/8/2004, Joana foi dispensada sem justa causa por sua empregadora. Contudo, quando o contrato de trabalho foi rescindido, Joana estava grávida, fato que era desconhecido por Antonieta.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Desde que constatado por laudo pericial, é devido a Joana o pagamento de adicional de insalubridade pela limpeza dos banheiros e pela coleta de lixo urbano.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q454116 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

As normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e de fundamental importância para os trabalhadores além de reguladoras da saúde dos mesmos. Elas estão fundamentadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q454903 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista PGE, PGE MT, FCC

Para o trabalhador urbano, considera-se noturno o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q451069 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Procurador de Estado de 1a Categoria, PGE PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da segurança, higiene e medicina do trabalho, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q452515 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas de segurança e medicina do trabalho, julgue os seguintes itens. A partir da data de seu pagamento, os adicionais de insalubridade e de periculosidade são incorporados definitivamente à remuneração do empregado, visto que a percepção desses adicionais constitui um direito adquirido.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q452054 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

O adicional de periculosidade pago na proporção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q454427 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Procurador do Distrito Federal, PGDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, com base na legislação e no entendimento jurisprudencial dominante do TST. Caso a Secretaria de Estado da Fazenda do DF tenha sob suas ordens, mediante contrato, empresa de prestação de serviços de vigilância armada em suas agências, para proteção de seu patrimônio, o DF poderá ser subsidiariamente responsável pelo pagamento do adicional de periculosidade aos vigilantes da empresa contratada, se ficar evidenciada a ausência de fiscalização do referido órgão no cumprimento de tal obrigação.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q455355 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, o mandato dos membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA terá a duração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q451541 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Advogado, BESC SC, FGV

O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q455395 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Segundo entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, só por essa circunstância,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q455047 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Advogado, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos ao contrato de trabalho e aos direitos e deveres dele decorrentes. O tempo despendido para troca de roupa ou uniforme nas dependências da empresa será considerado como hora de trabalho, ainda que não exista a obrigatoriedade de realizá-la na empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q453189 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e deveres decorrentes das relações de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O empregador é o responsável pela definição e execução de política de segurança, higiene e saúde para todos os seus trabalhadores, inclusive os menores aprendizes.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q451186 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Engenheiro, Metrô SP, FCC

Acerca da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q451699 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética a respeito de trabalhos em condições insalubres e perigosas, das regras legais que informam a duração da jornada de trabalho e do labor em período noturno, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Trabalhando em uma fábrica de fogos de artifício, na função de montador de foguetes, Élcio manuseava produtos explosivos em condições de risco acentuado. Nessa situação, Élcio faz jus à percepção do adicional de periculosidade, no importe de 30% de seu salário.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q453582 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Os funcionários de uma empresa que trabalham com informática têm reclamado de dores crônicas nos pulsos, nos cotovelos e nos ombros; e os funcionários do almoxarifado e da garagem, que fazem levantamento e transporte manual regular de cargas, têm reclamado de dores nas costas, principalmente na região lombar. O SESMT da empresa está realizando uma análise ergonômica dos postos de trabalho para propor medidas de controle. Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O limite de peso a ser levantado na garagem e no almoxarifado deve ser diferenciado para os trabalhadores do turno noturno em relação aos do turno diurno.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q224227 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Procurador, MPT, MPT

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q451430 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo Súmula do Tribunal Superior do Trabalho, a fixação do adicional de periculosidade, em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposição ao risco,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q451520 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Profissional Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

De acordo com o atual entendimento do TST (Tribunal Superior do Trabalho) sobre o adicional de periculosidade, considere as afirmativas abaixo.

I - O adicional de periculosidade é devido ao empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco.

II - A fixação do adicional de periculosidade, em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposição ao risco, deve ser respeitada, desde que pactuada em Acordos ou Convenções Coletivos.

III - É devido o adicional de periculosidade mesmo quando a exposição habitual a condições de risco ocorre por tempo extremamente reduzido.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q190995 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a segurança e medicina do
trabalho.

Suponha que um empregado trabalhe, desde 20/10/2006, como auxiliar do zelador, em um condomínio com 72 apartamentos, coletando o lixo de 36 apartamentos localizados na entrada A, sem que lhe sejam fornecidas botas nem luvas especiais. Nessa situação, o empregado não tem direito à percepção do adicional de insalubridade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.