Questões de Concursos Segurança e Medicina do Trabalho

Resolva questões de Segurança e Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q452048 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Santos SP, FCC

Para os trabalhadores regidos pela CLT, a CAT - Comunicação de Acidentes de Trabalho deverá ser emitida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q454410 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, SABESP SP, FCC

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, o exame médico exigido, a critério do médico, para apuração da capacidade ou aptidão física e mental do empregado é denominado exame médico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q214806 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Para a concessão dos benefícios auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez acidentária, dispensa-se o período de carência.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q451577 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 15a, FCC

Em uma empresa em que se constata apenas exposição a um agente perigoso, trabalham Messias, João e Carlos, sendo que Messias trabalha diretamente com o transporte de material inflamável, de modo permanente, nas dependências da empresa. João faz a rendição de Messias durante o intervalo para alimentação e descanso e, no restante do tempo, exerce a função de chefe de almoxarifado. Carlos também exerce a função de chefe de almoxarifado, entre- tanto, no seu intervalo para alimentação pega carona com João no transporte de inflamáveis, cujo trajeto dura cerca de cinco minutos.

Diante dessa situação, com base na legislação aplicável e no entendimento pacificado do TST, o direito ao recebimento de adicional de periculosidade é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q452430 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Banco do Nordeste, ACEP

A empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher um determinado percentual de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada. Assinale a alternativa que apresenta esse percentual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q454229 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Administrador, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Se no início da década de 1990 o México, através do Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte, iniciou processo de “aluguel do seu quintal” e de fornecimento de mão de obra barata às empresas americanas e canadenses, no final dessa mesma década foi a vez da China entrar na competição levando para a Ásia grande parte dos novos contratos daquela região, bem como de outras partes do mundo, graças à sua forte “competitividade” obtida pela mão de obra barata e à ausência de direitos trabalhistas, o que é corroborado e aceito tacitamente pelos países ditos democráticos e que vivem em um estado democrático de direito.

No Brasil, um estado democrático de direito e que tem diversos contrato com a China, é correto afirmar, no tocante às relações trabalhistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q454222 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista de Recursos Humanos, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Acerca do trabalho em condições insalubres e perigosas, julgue os itens seguintes.

O trabalhador que executa sua atividade em contato direto com rede de energia elétrica, integrada a sistema elétrico de potência, em condições de risco de vida, tem direito à percepção do adicional de insalubridade, calculado com base no salário mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q454413 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a segurança e medicina do trabalho.

Suponha que um empregado trabalhe, desde 20/10/2006, como auxiliar do zelador, em um condomínio com 72 apartamentos, coletando o lixo de 36 apartamentos localizados na entrada A, sem que lhe sejam fornecidas botas nem luvas especiais. Nessa situação, o empregado não tem direito à percepção do adicional de insalubridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q451600 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética acerca do labor em condições insalubres e perigosas, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Prestando serviços em uma fábrica de móveis, Paulo mantinha contato com produtos químicos considerados nocivos à sua saúde. Embora tivesse recebido os equipamentos de proteção adequados, por considerá-los desconfortáveis, não os utilizava para a prestação de serviços. Nessa situação, ainda que seja detectada a existência de insalubridade no local de trabalho, Paulo não fará jus ao adicional correspondente, pois não pode o empregador ser responsabilizado por sua omissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q455219 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Considerando as disposições presentes no Capítulo V, do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q451323 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração e da legislação aplicada à engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem. De acordo com a CLT, o empregador tem a responsabilidade de custear apenas os exames médicos de admissão e demissão. Os demais exames, especialmente os complementares, ocorrerão por conta do empregado.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q455441 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes a insalubridade, terceirização e trabalho doméstico. Segundo entendimento consolidado pelo TST, não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo MTE.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q453954 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação trabalhista, julgue os itens subseqüentes.

As únicas fontes reconhecidas juridicamente que produzem periculosidade com efeitos remuneratórios são os inflamáveis, os explosivos e a eletricidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q451924 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Enfermeiro, ITAIPU Binacional, UFPR

A CLT, Decreto Lei 5.452/1943, no artigo 163 e seguintes, estabelece as condições e obrigatoriedade na constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. Cada CIPA será composta por representantes da empresa e dos empregados, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério do Trabalho. 2. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem apenas os empregados interessados. 3. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de 3 (três) anos, sendo vedada a reeleição. 4. O empregador designará, anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA, e os empregados elegerão, dentre eles, o Vice-Presidente. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q453786 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Daniel, empregado da Pizzaria Novo Sabor, trabalha como entregador de pizza, utilizando moto para tal finalidade. Em razão da condição de execução do trabalho, Daniel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q451004 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 1a, FJPF

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional máximo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q452539 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, CEB DF, EXATUS PR

Com base no Artigo 160, do Capítulo V, do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q451294 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

O direito coletivo do trabalho regula a atuação das entidades que defendem as diferentes categorias profissionais. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.

As microempresas estão dispensadas da obrigatoriedade de realização de exames médicos; no entanto, devem estar preparadas e equipadas com material necessário à prestação de primeiros socorros.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q451326 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Hércules trabalha em uma fábrica exercendo as funções de eletricista de rede, mantendo contato habitual e permanente com energia elétrica de alta voltagem. Diante do exercício de tais atividades de risco acentuado, o empregado faz jus ao pagamento de adicional de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.